.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A paz esteja convosco-Humberto Selau

15 de Maio - DOMINGO - Evangelho - Jo 14,15-16.23b-26
Humberto Selau Inácio

Caríssimos,
Estamos no quinquagésimo dia depois da Páscoa e é literalmente isso que a palavra grega pentecostes significa. Porém, para a Igreja, corpo do qual Cristo é cabeça, e para todos nós membros desse corpo, o significado desse dia vai muito além da etimologia da palavra: hoje celebramos, recordamos a atualizamos o nosso "nascimento" como Povo Santo e Escolhido de Deus. Na primeira criação narrada em Gênesis lemos: "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (2,7). Na segunda, narrada no evangelho de hoje, Jesus diz: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo". Portanto, irmãos, para mim está claríssimo: toda a criação é renovada através do mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus que volta ao Pai mas não deixa o gênero humano órfão ao enviar o Espírito Santo para conosco ficar! E o Espírito é antes de tudo um espírito de vida, de vida nova, que impulsiona a Igreja a continuar anunciando a Verdade e denunciando os erros e injustiças do mundo. O próprio Cristo garantiu que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre sua igreja (cf. Mt 16, 18).
Irmãos, quem se abre à ação do Espírito é uma nova criatura! Sem sua ação em nossa vida voltamos ao pó de onde viemos: "Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais" (Salmo responsorial 103). Reflita comigo: o Senhor Deus sabe tudo de todos. Sabe quantos são os cabelos da nossa cabeça e nos conhece muito antes de nascermos. Ele se importa tanto com cada um que se um dia tirar sua mão protetora e mantenedora, voltamos ao nada de onde viemos. É Ele quem nos mantém vivos e cuida de cada segundo de nossa existência. Perceba como nossa maneira de viver é por vezes medíocre, banal, sem sabor. Estamos preocupados com tantas coisas passageiras e esquecemos o essencial. O dom do Espírito Santo coloca tudo no lugar e nos faz voltar a pensar no que é realmente importante em nossas vidas. JESUS DÁ O ESPÍRITO! É um presente! Vem-nos de graça! Estamos dispostos a recebê-lo? Muitas vezes, NÃO! Pergunte a si mesmo quantas vezes sentiu a presença de Jesus a lhe inspirar um comportamento ou ação e não lhe deste atenção... Nós estamos diariamente bloqueando a ação do Espírito de Deus em nossas vidas, fazendo o que mais nos convém. São Paulo diz na segunda leitura que a cada um é dada a manifestação do Espírito não para proveito próprio mas para o bem comum. Então, ouvimos sua voz e sentimos sua moção interior mas, egoisticamente, fazemos o que nos convém e silenciamos seu clamor. Duvido que você já não tenha sentido uma palavra arder em seu coração diante da possibilidade de testemunhar Jesus para alguém e você se conteve! Quantas vezes sentiu o coração bater mais forte com a possibilidade de partilhar seus dons com sua comunidade, mas acovardou-se, sufocando a ação do Espírito de Jesus? E depois, reclamamos que Deus nos abandonou, que a nossa vida está uma M, que ninguém liga pra gente... O Pai te criou para a vida em plenitude! Com o dom do Espírito Santo, Ele te faz partícipe da própria vida dele pois é o seu Espírito que ele sopra dentro das tuas narinas. Vais ficar aí parado ou vais irradiar a luz dessa nova vida a todos os que ainda estão nas trevas?

CHEGOU O TEMPO DA IGREJA! JESUS CONTA CONOSCO! DEIXEMO-NOS GUIAR POR SEU ESPÍRITO E OBEDEÇAMOS SUA PALAVRA: Assim como o pai me enviou, também eu vos envio!

SENHOR, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós para sermos capazes de mostrar ao mundo como é maravilhoso viver a tua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário