.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

A Santíssima Trindade-Claretianos

Domingo, 22 de Maio de 2016
Tema: Santíssima Trindade
Proverbio 8,22-31 Antes que a terra fosse feita, a sabedoria já tinha sido concebida.
Salmo 8 Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Romanos 5,1-5 A Deus, por Cristo, na caridade difundida pelo Espírito.
João 16,12-15 Tudo o que o Pai possui é meu. O Espirito Santo receberá do que é meu e vo-lo anunciará.
12Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora.13Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.
Comentário
A revelação de Deus como mistério trinitário constitui o núcleo fundamental e estruturante de toda a mensagem do Novo Testamento. O mistério da Santíssima Trindade antes de ser doutrina foi um evento salvador. O Pai, o Filho e o Espírito Santo sempre estiveram presentes na história da humanidade. Dando a vida e comunicando seu amor, introduzindo e transformando o devir da história na comunhão divina das Três pessoas. Por isso pode-se falar de uma preparação da revelação da Trindade divina antes do cristianismo, tanto na experiência do povo da antiga aliança, tal como o atestam os livros do Antigo Testamento, como nas outras religiões e nos eventos da história universal.
No Novo Testamento, mais que uma doutrina elaborada sobre a Trindade, mostra com claridade uma estrutura trinitária da salvação. A iniciativa corresponde ao Pai, que envia, entrega e ressuscita seu Filho Jesus; a realização histórica se identifica com a obediência de Jesus ao Pai, que por amor se entrega à morte; e a atualização perene é obra do dom do Espírito, que depois da ressurreição é enviado por Jesus da parte do Pai e que habita no crente como princípio de vida nova, configurando-o com Jesus em seu corpo que é a Igreja. A primeira leitura (Provérbios 8,22-31) é um hino à sabedoria divina, considerada em sua dupla dimensão transcendente e imanente. A Sabedoria é transcendente pois ela o projeto de Deus, sua vontade, seus desígnios, sua Palavra, seu Espírito; porém, também é encarnada já que o projeto divino se realiza na criação e na história, a vontade de Deus se manifesta na Escritura e através de seu Espírito se converte em uma realidade interior ao ser humano. Desta forma a reflexão sapiencial bíblica supera a simplificação panteísta ou dualista em sua visão de Deus. Nos vv. 22-25, o autor bíblico situa “antes” da criação, na eternidade de Deus, apresentando a sabedoria como uma realidade divina e transcendente, anterior a todas as realidades cósmicas: “O Senhor me criou no princípio de suas tarefas, antes de suas obras mais antigas… quando não havia oceanos, fui engendrada, quando não existiam os mananciais ricos de água”. Nos vv. 26-31, a Sabedoria parece ser uma realidade criada pois aparece contemporânea à criação. A Sabedoria está presente também no ser humano, em sua inteligência, em sua felicidade: “Quando consolidava os céus aí estava eu, quando traçava a abóboda sobre a superfície do oceano, quando era assinalado o limite do mar … a seu lado estava eu como confidente, dia após dia o alegrava e brincava sem cessar em sua presença; brincava com o orbe da terra e minha alegria era estar com os seres humanos”.
Este hino chegou a ser na tradição cristã uma prenúncio da encarnação da Palavra (Jo 1), que “no princípio estava junto de Deus, tudo foi feito por ela e sem ela nada foi feito de tudo que chegou a existir” (Jo 1,2-3) e que no final dos tempos “se fez carne e habitou entre nós e nós visamos a sua glória, a glória própria do Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). A segundo leitura (Romanos 5,1-5) é uma espécie de declaração paulina de sabor trinitário sobre a situação do ser humano que foi justificado graças à fé em Cristo: “Tendo, pois, recebido da fé nossa justificação, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo… e a esperança não falha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (vv. 1.5). Paulo afirma a dimensão trinitária da vida crente. Reconciliados com Deus pela fé, estamos em uma situação de “paz” e de “esperança”, paz que supera a tribulação e esperança que transforma o presente,
O evangelho de João 16,12-15, constitui a quinta promessa de envio do Espírito. Fala-se do Espírito como defensor (“Paráclito”) e como mestre, chamando-o “Espírito da verdade”. A verdade é a palavra de Jesus e o Espírito aparece com a missão de “levar à verdade completa”, isso é, ajudar aos discípulos a compreender tudo o que foi dito e ensinado por Jesus no passado, fazendo com que sua palavra seja sempre viva e eficaz, capaz de iluminar em cada situação histórica da vida e a missão dos discípulos. O Espírito tem uma função “didática” e “hermenêutica” com relação à palavra de Jesus. O Espírito Santo não propõe uma nova revelação, mas conduz a uma total compreensão da pessoa e da mensagem do Senhor Ressuscitado. O Espírito, portanto, “guia” (v. 13) para a “Verdade” de Jesus, isto é, para sua revelação, de tal forma que podemos conhecê-la em plenitude.

Esta função do Espírito com relação ao Jesus e à sua palavra define a profunda relação entre o Pai, o Filho e o Espírito: a revelação é perfeitamente una porque tem sua origem no Pai, é realizada pelo Filho e se aperfeiçoa na Igreja com a interpretação do Espírito. Por isso Jesus diz que o “Espírito não falará por si mesmo, mas dirá unicamente o que ouviu… tudo o que lhes dê a conhecer, o receberá de mim”. Jesus será sempre um revelador do Pai, o Espírito da Verdade, tora possível que a revelação de Cristo penetre com profundidade no coração daquele que crê.
Oração
Senhor Deus, Eterno, único e verdadeiro, mistério infinito de amor e de vida, Trindade Santa, faze da humanidade criado à tua imagem uma só família, e que a comunidade eclesial, redimida pelo sangue de teu Filho e renovada pelo Espírito, seja sempre um vivo reflexo de teu mistério comunitário de amor, sinal de libertação para os pobres e os últimos da terra e fermento de unidade e de paz para todo o gênero humano. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário