.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de maio de 2016

-ESPÍRITO DA VERDADE-José Salviano

SANTÍSSIMA TRINDADE
22 de Maio de 2016

1ª Leitura - Pr 8,22-31

Salmo - Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)

2ª Leitura - Rm 5,1-5

Evangelho - Jo 16,12-15




PRIMEIRA LEITURA
A sabedoria de Deus é perfeita. Ela nos conduz a vida em abundância. Nos conduz a moderação no comer, no beber.   Muitos morrem cedo exatamente por ignorar a sabedoria divina. E se entregam aos prazeres da comida, e da bebida
Os cientistas sentem-se como deuses, sentem que se bastam a se mesmo. Isso é uma grande mentira! Só Deus nos basta!   Eles, os cientistas, porém sentem-se o máximo, capazes de modificar e ordenar a natureza.
É por isso que a sabedoria dos homens os levam a descrença, podendo assim os levar à perdição!
Sejamos sábios, cientistas, matemáticos, mas não sejamos descrentes! Senão, seremos condenados. “Aquele que não crer já está condenado”.
Já está condenado significa que não se trata de castigo, mas sim de escolha pessoal, arbitrária pela condenação...
O saber da ciência é muito bom, pois sem ele não teríamos o progresso. Porém, o saber científico gerador da pura tecnologia, torna o homem endurecido, capaz de se comparar com o poder de Deus. A sabedoria do homem sem considerar que tudo o que ele usa para gerar o progresso nos veio de Deus, sem considerar que o mundo foi criado pelo poder infinito do Criador, e por isso sem uma experiência com Deus, pode levar o homem e a mulher ao niilismo (descrença total).
 Dizem que o criador da ovelha Dolly, aquele que fez a primeira clonagem, disse que se sentia um deus...  

SALMO
As maravilhas da natureza nos levam a crer em Deus. Só os tolos não veem Deus na água, na chuva, nos raios, na germinação das plantas, no sabor das frutas, etc.
Tudo nos leva ao seu criador. Os sábios se mostram ignorantes, quando ignoram essa grande verdade. Tudo nos aponta para o Seu Criador!
Tudo em nossa volata, paisagens incrivelmente lindas, o mistério da vida, os peixes, os animais, as estações do ano, tudo isso nos conduz a um só raciocínio, a uma só conclusão. Deus existe. Pois nada disso poderia ter existido por si só. Portanto tem de existir um CRIADOR capaz de gerar toda a realidade ou existência material animal e humana! Deus existe!

SEGUNDA LEITURA
Tribulações são os sofrimentos desta vida. Muitos deles são causados por nós mesmos. Pela nossa ignorância, pela nossa teimosia, pela nossa falta de Deus, pelo nosso egoísmo, pela nossa inclinação ao mal.  
As tribulações são as nossas cruzes, e são necessárias a nossa salvação. O sofrimento nos faz cair na realidade da nossa insignificância diante do poder infinito de Deus.
Tribulações fazem parte da vida terrena, para que por meio delas, possamos merecer a vida eterna. Não são castigos, mas sim, pelo contrário, são muito importantes para que nos aproximemos de Deus. Servem para abaixar a nossa arrogância, servem para nos mostrar a nossa fraqueza, e assim nos conduzir a virtude, que nos aproxima da perfeição.
As tribulações nos aproximam de Deus. Nos fazem perceber que somos nada, somos fracos e necessitamos de Deus
Aqueles que têm tudo, sentem-se poderosos, independentes, e dispensam a ajuda do Pai. Porém, eles não podem evitar a morte. Talvez até possam prolongar um tanto a sua vida, mais nunca serão capazes de evitar o seu fim.



EVANGELHO
”Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”.
Jesus mais uma vez fala sobre a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos. Aquele que não falará por si mesmo, mas sim de tudo o que ouviu do Pai. Ele falará até sobre as coisas futuras. Pois Ele Sabe tudo.
Amigos. O Espírito de Deus guia os nossos passos nesta caminhada. É Ele quem ilumina os catequistas: Padres, leigos, freiras e demais engajados e anunciadores da palavra de Deus, para fazer uma catequese que todos entendam, e sejam conduzidos a conversão.
Precisamos entrar mais em contato com o Espírito de verdade, e isso o faremos através da oração diária.
A oração é a elevação da nossa ala a Deus, e esse ato brota pela ação do Espírito Santo.  É o ser humano se conectando com a Santíssima Trindade, para pedir, agradecer e louvar. A oração é uma demonstração de amor ao Pai, um ato de reconhecimento da nossa fraqueza e da força infinita de Deus, pronto a nos dar a mão.
Ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). Cada vez que começamos a orar a Jesus, é o Espírito Santo que, por sua graça proveniente, nos atrai ao caminho da oração. Se Ele nos ensina a orar recordando-nos Cristo, como não orar a Ele mesmo? Por isso, a Igreja nos convida a implorar cada dia o Espírito Santo, sobretudo no início e no fim de toda ação importante. (Catecismo).
Prezados leitores. Como sabemos, o mundo vai mal por que parou de rezar. Ou está rezando muito mal. Porque, ou se reza com os lábios, velhas fórmulas repetidas, pensando em outras coisas. Ou não se reza nada, como é o caso dos nossos jovens, os quais ignoram a Deus, e os adultos e principalmente os ricos que acham que não precisam de Deus. Isso sem falar dos que seguiram o caminho do mal. Esses então, nem pensam nisso!
Felizmente ainda sobram os que permanece no amor de Cristo, que continuam firmes na fé. Mas esses também precisam avaliar melhor as suas práticas de orações, para que elas não sejam apenas fórmulas repetidas. Como disse Jesus: “Essa gente me louvam com os lábios”.
Seria melhor rezar menos, porém mais concentrado, com mais devoção. Pois de nada adianta horas e horas de orações sem que a alma esteja voltada para Deus, totalmente devota e contrita.
Precisamos rezar com mais humildade. Não se admite, uma oração com ar de arrogante, com uma postura de soberba diante de Deus. Por que esse modo de se dirigir ao Pai faz efeito contrário ao que se espera. A soberba não agrada a Deus. A humildade, sim. Pois quem se humilha será exaltado e assim, a humildade é o ponto forte das nossas orações.
O corpo todo reza, ou deve rezar. E uma postura humilde na oração, demonstra que nós reconhecemos pecadores diante do Pai, e que necessitamos do seu perdão, da sua graça e generosidade infinita.
Muitos reclamam que pedem e não conseguem. Será que estão pedindo com a devida humildade? Será que estão pedindo com fé? Acreditando que poderão receber? Será que estão merecendo o que pedem? Ou será que não estão respeitando a vontade do Pai?
Outros, reclamam dizendo: onde está Deus? Diante de tantas balas perdidas... Ora! Deus está em toda parte, Ele vê tudo, inclusive a nossa indiferença, a nossa falta de oração, muito embora Deus tem sede de nos reconciliar, de nos converter, de nos salvar.
Assim, A ORAÇÃO É O PONTO DE ENCONTRO ENTRE A NOSSA SEDE E A SEDE DE DEUS.  E essa conexão se faz através da nossa alma. Não é pelo coração. A nossa alma sedenta de Deus, e impulsionada pelo Espírito de Verdade, entra em sintonia com o Pai, o qual também não vê a hora em que decidimos a nos voltar para ele, largando tudo o que é de errado, largando o nosso orgulho, a nossa vaidade exagerada, o nosso egoísmo e nos entregando de corpo e alma aos seus braços protetores e salvadores.
Que o Espírito Santo venha e encha as nossas mentes da sua verdade, e a nossa alma do fogo do vosso amor. E então, possamos transbordar em atos, testemunhos e palavras, o amor da Santíssima Trindade por nós. Para que assim, possamos ser no mundo, espelhos que refletem a Luz divina a todos.
Por isso, irmãos. Não vamos relaxar na oração, não vamos ter preguiça de nos comunicar com a Trindade Santa, e em especial com o espírito de verdade. Pois sem Ele, a nossa catequese e o nosso testemunho serão fracos e inoperantes, pois não darão os frutos desejados. E desse modo poderemos ouvir de Jesus um dia. Saiam daqui, e ide para o fogo eterno, muito embora tenhamos nos dedicados a catequese, porém de forma inadequada.
Pense nisso. Não podemos dar o que não temos. Se o Espírito de Deus não estiver conosco, como podemos levá-lo aos demais?
Busquemos, pois a verdade do Santo Espírito, começando pela oração sincera, com a alma contrita e com muita humildade. Amém.

Um bom domingo, José Salviano.



4 comentários:

  1. José Salviano; Ótima e bela reflexão. Que DEUS te abençoe, e que você permaneça com este maravilhoso DOM. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. José Salviano; Ótima e bela reflexão. Que DEUS te abençoe, e que você permaneça com este maravilhoso DOM. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. José Salviano; Ótima e bela reflexão. Que DEUS te abençoe, e que você permaneça com este maravilhoso DOM. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. José Salviano; Ótima e bela reflexão. Que DEUS te abençoe, e que você permaneça com este maravilhoso DOM. Um grande abraço.

    ResponderExcluir