.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

-JESUS FOI LEVADO AO CÉU- José Salviano

ASCENÇÃO DO SENHOR


8 de Maio de 2016

1ª Leitura - At 1,1-11

Salmo - Sl 46,

2ª Leitura - Ef 1,17-23

Evangelho - Lc 24,46-53



-JESUS FOI LEVADO AO CÉU- José Salviano


PRIMEIRA LEIURA

Depois da ressurreição, Jesus durante quarenta dias, apareceu várias vezes aos apóstolos, falando-lhes de coisas fundamentais e importantes para o exercício de sua missão na Terra, a missão de continuar o trabalho que Ele começou.  Os apóstolos ainda não estavam totalmente prontos. Precisavam de uma ducha de coragem, de santidade maior ainda, precisavam de uma transformação para que pudessem enfrentar o poder romano, e todos os poderes das trevas instalados neste mundo que iria dificultar o seu trabalho.
E para tal, Jesus prometeu o envio do Espírito Santo que os transformariam em verdadeiros iniciadores da Igreja Humana no mundo, sem a presença física do Mestre, porém, o Plano de Deus havia previsto algo ainda melhor: Estariam junto deles e com eles todos os momentos, O pai, o Filho e o Espírito Santo. Este, O Espírito Paráclito, lhes daria todo poder, toda inspiração e toda proteção necessária para serem testemunhas vivas de Jesus, depois de sua ressurreição.
Caríssimas, e caríssimos. É exatamente isso que precisamos ser. Testemunhas vivas de Jesus não somente diante da assembleia reunida no templo, mas também, aos nossos vizinhos, no ambiente de trabalho, (recusando participar de uma brincadeira pornográfica, de uma manobra para roubar a empresa, ou algum cliente, etc.) precisamos ser testemunhas vivas de Cristo nos ambientes de recreio e de demais diversão. Na viagem, na excursão. Porém, não sejamos chatos, por demais insistentes, convidando qualquer pessoa a torto e a direito para irem à Igreja, para ler a bíblia, por que assim estaremos sendo inconvenientes, e o máximo que conseguimos é afastar as pessoas.
Primeiro sejamos naturalmente simpáticos. Primeiro vamos dar o testemunho de Cristo sem falar n’Ele, ou d’Ele!
E depois de ter conversado com os apóstolos, Jesus foi elevado ao Céu, desaparecendo em uma nuvem. Os apóstolos, estatelados, a olhar para cima, estavam como sem saber o que dizer, o que fazer, muito embora já soubessem que aquilo iria acontecer. Foi então que apareceu dois homens vestidos de branco que lhes disse:
  “Homens da Galiléia. Por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu.'

SEGUNDA LEITURA

“O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória,
vos dê um espírito de sabedoria...”

Minhas irmãs, meus irmãos. Que O Espírito de Deus nos faça ouvir e seguir o chamado do Pai, que nos convida a mudar de vida, nos preparar, para continuarmos a missão iniciada por Jesus Cristo.
Isto, porque o mundo está precisando muito de mais apóstolos iluminados pelo Espírito Santo, O mundo está muito carente de Deus. O instinto da fé foi abafado pelos enganos desse mundo. Pelas ilusões digitais que cada vez mais nos afastam de Deus.
Por isso precisamos estar também como os apóstolos, revestidos pelo poder do Alto, continuar a missão dos pioneiros com muito mais coragem do que estamos fazendo até agora! Não podemos continuar o nosso trabalhinho de apóstolos “meia boca”, apóstolos paroquiais, apóstolos que gosta mais é de aparecer, ao invés de sermos apóstolos prá valer, apóstolos da periferia, apóstolos da fazenda, e dos lugares onde ninguém quer ir, mas que tem muita gente carente de Deus e do Evangelho...
Não fiquemos parados de boca aberta olhando para o Céu, mas sim, vamos à luta.  Vamos à luta contra a corrupção contra o demônio, contra o pecado, contra a condenação dos nossos jovens...

EVANGELHO

Jesus prometeu o envio do Espírito Santo, o qual para revestir os apóstolos do poder do Alto. Sem esse poder, os representantes da Igreja iriam defender seus interesses pessoais, iriam buscar fama, poder e muito dinheiro, como vemos por aí, muitos que vivem gritando o nome de Jesus, mas no fundo o que querem mesmo é aumentar a sua conta bancária com o dinheiro arrecadado dos ingênuos na fé.
O Espírito Santo veio para transformar completamente os apóstolos, em outras pessoas, abrindo-lhes as mentes para interpretar as escrituras e acima de tudo a mensagem evangélica assim como a disposição e coragem para anunciá-la ao mundo.
É Esse mesmo Espírito de Deus que hoje nos abre a mente para entender e interpretar a palavra. E mais, é ele que nos lembra de tudo o que já estudamos, ouvimos, e nos atualiza, ou seja, nos ensina a fazer a ligação adequada da palavra aos acontecimentos de hoje.  
O entendimento ou aceitação da pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo não foi coisa fácil. Uns o chamavam de profeta, outros diziam que era Elias que havia ressuscitado, outros o chamava de o impostor, e assim por diante. Mesmo com todos os milagres que jesus realizou, havia sempre alguns que não entendiam, não aceitavam, duvidavam: Até quando irás nos revelar se és ou não o Messias? Alguém perguntou-lhe...
Com a ressurreição, foi o mesmo. Os apóstolos não aceitaram assim de primeira, que era Jesus nas aparições... É um fantasma! Preciso colocar a mão nos seus ferimentos... E não foi só Tomé que ficou em dúvida. Jesus aparece na praia, e eles, os seus amigos pescadores, ficaram em silêncio prudente, sabiam que deveria ser Ele mas não quiseram se arriscar. Se estivessem mesmo acreditando na ressurreição, eles correriam e aos gritos poderiam dizer: e aí, Mestre! Beleza? Você tá vivo mesmo! Que legal! ou coisa desse tipo...
Atenção! Nós, os continuadores do trabalho dos apóstolos, enfrentamos também o mesmo problema. Hoje, num mundo que que o dinheiro e as armas falam alto, são os instrumentos considerados poderosos ou infalíveis diante do todo problema, fica difícil, chegarmos junto e dizer, por exemplo, PARA DEUS NADA É IMPOSSPIVEL! ACREDITE. TUDO VAI DAR CERTO. TENHAM FÉ EM DEUS E TUDO SERÁ RESOLVIDO!
Porém, essas dificuldades não torna o nosso trabalho inviável! Pois assim como os apóstolos, estamos revestidos do poder do Alto, nós estamos com Aquele que prometeu estar conosco até a consumação dos séculos. E mais. As portas dos infernos não se prevalecerão contra a Igreja. 
Meus irmãos, minhas irmãs. Hoje a liturgia nos conduz a festejar a subida de Jesus aos Céus. Um fato inédito, um fato que nunca vimos em nenhum lugar desse mundo. Um fato no qual muitos não acreditam. Talvez você também lá no fundo da sua mente, fica uma luzinha piscando, como sinal de um filete de dúvida, e aí você se lembra da fé firme da sua vó, e decide aceitar. Acontece que não é só aceitar. Temos de acreditar, ou seremos condenados. Mas como? Simplesmente pensando e dizendo aos nossos amigos incrédulos: PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!
Por isso eu creio firmemente que Jesus foi realmente elevado ao Céu de corpo e alma, diante dos apóstolos, por que Deus pode tudo, e foi o Pai que levou Jesus ressuscitado ara junto dele.
Jesus não nos abandonou. Jesus ao ser elevado aos Céus, deixou que os apóstolos e depois também nós, continuássemos a sua missão. Mas Jesus continua do nosso lado, ou melhor, Ele continua NO MEIO DE NÓS! Amém!


Bom domingo, José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário