.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Revestidos da força do alto-Helena Serpa

08/05/2016 - Domingo da Ascensão do Senhor -  1ª. leitura – Atos 1,1-11 – “Jesus subiu aos céus, mas há de voltar ”
Ressuscitado por Deus, Jesus agora eleva-se ao céu, com o Seu próprio poder assentando-se à direita do Pai, glorificado e exaltado como Senhor do céu e da terra. Antes de subir, porém, Ele fez aos Seus discípulos as últimas recomendações, dando-lhes instruções para que não se afastassem de Jerusalém e continuassem firmemente unidos, a fim de receberem o Espírito Santo, prometido do Pai. Os apóstolos, ainda temerosos e atônitos queriam saber dos detalhes, mas Jesus os motivava a confiar na Promessa do Pai e a esperarem com confiança todas as coisas de que falava a Escritura. Lucas, o autor dos Atos dos Apóstolos nos descreve como foi que Jesus manifestou ao mundo o porquê da Sua vinda, da Sua entrega na Cruz e da sua Ressurreição.   Da mesma forma como subiu aos céus, Jesus virá um dia, glorioso, para julgar os vivos e os mortos, por isso, a liturgia de hoje nos motiva assumirmos uma vida nova, através da missão de testemunhas do Cristo glorioso e poderoso, preparando a Sua segunda vinda.  Às vezes, nós também ficamos esperando do céu algum direcionamento para começarmos a nossa missão e nos esquecemos de que Jesus já nos convidou a colocar nossas “mãos à obra”, “dando passos concretos em busca do que nos foi proposto”. Não precisamos ficar literalmente olhando para o céu esperando que Ele volte. Jesus nos manda ir a Jerusalém! Jerusalém é hoje, o lugar onde nos reunimos, em Seu Nome, para receber o dom do Espírito Santo e, assim, sermos protagonistas do Seu projeto de Salvação.  Jerusalém é a nossa família, é a nossa Comunidade é a Igreja, que nos reúne e nos congrega para a vivência do amor.   Por onde andarmos, com as nossas próprias ações, com as nossas palavras, enfim, com a nossa vida, nós poderemos testemunhar a glória de Deus. Quando nos reunimos em Nome de Jesus o Espírito Santo se manifesta e nos esclarece todas as dúvidas. Assim sendo, é o Espírito quem  nos dá forças e  direcionamento para uma vida plena em conformidade com a vontade do Pai   -Por que demoramos em atender o Seu chamado? – Será que você acredita mesmo na Palavra de Jesus? – O que você tem esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor o (a) destinou? – O que você tem deixado para depois? – Depois de que? – Quando? – Onde?
Salmo 46 – “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta”
O salmo exalta a Jesus, o Deus que se elevou ao céu por entre aclamações e admiração dos Seus seguidores, portanto, poderoso, vencedor da morte e Rei de todas as nações. Jesus subiu ao toque da trombeta e voltará a nós atendendo às preces do nosso coração que clama: “Vem Senhor Jesus”!   Ele é o grande rei de toda a terra e a Ele rendemos adoração e louvor.
2ª. Leitura– Efésios 1, 17-23 – “céu e terra, reunidos num só coração
Precisamos ter o nosso coração aberto à luz de Cristo a fim de que saibamos qual a esperança a que somos chamados e como poderemos nos apossar da riqueza da Sua glória que é a herança que receberemos juntamente com todos os santos, no céu. São Paulo confirma a obra que Deus Pai faz por meio do Seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo a quem pertencem a glória e o poder. Com palavras de súplica ele roga a Deus que nos conceda um espírito de sabedoria a fim de que possamos conhecer verdadeiramente o que Ele tem preparado para a nossa felicidade. Ao elevar-se ao céu e sentar-se à direita do Pai, acima de toda a autoridade, poder, potência e soberania Jesus pôs tudo sob os Seus pés e fez com que nós também estivéssemos juntos com Ele. Logo, se somos membros do mesmo Corpo e se Ele é a Cabeça, estamos todos juntos, céu e terra, reunidos num só coração. A herança dos santos é a santidade! Confiando nisso, um dia, nós estaremos também no céu, todavia, desde já,  podemos desfrutar dessa realidade pelo poder do Espírito que nos santifica. Que o Senhor nos concede o espírito de sabedoria para  que nos comportemos como cidadãos do céu.   Você sabia que está ligado (a) ao céu porque pertence ao Corpo do Cristo glorioso? – Você tem dado testemunho de que participa desta glória? -  Você já acolheu o espírito de sabedoria que Jesus prometeu? – Você já tem entendimento da esperança a que Cristo o (a) chamou? – Você é uma pessoa que transmite esperança aos outros?

Evangelho –  Lucas 24, 46-53 “revestidos da força do alto”
Para refletirmos sobre a ascensão de Jesus ao céu nós precisamos nos situar naquele mesmo contexto que os apóstolos vivenciaram a fim de que nos apossemos da bênção de Jesus que nos legitima como Suas testemunhas aqui na terra.  São Lucas nos relata os últimos momentos de Jesus com Seus apóstolos e as Suas recomendações para que permanecessem unidos à espera da força do alto que lhes daria poder de testemunhar tudo o que haviam visto e ouvido.  Enquanto se afastava subindo para o céu Jesus os abençoou e eles O adoraram. Depois voltaram para Jerusalém com grande alegria e permaneciam no templo esperando a promessa de Deus.  A “força do alto”, prometida por Jesus é o Espírito Santo que já foi enviado, o qual nós já possuímos, por isso, hoje, somos nós as testemunhas de Jesus. O Espírito Santo é o presente que Jesus deixou para nós. Sob o olhar de Jesus o Espírito se manifesta na nossa vida. É o Espírito Santo quem nos revela os pensamentos do Pai e nos motiva a fazer Sua vontade. Quando Jesus abençoou os discípulos Ele o fazia também a cada um de nós que seríamos Seus seguidores. Jesus ainda hoje se mostra vivo diante de nós e as suas revelações são muito claras aos nossos olhos e ouvidos. Assim sendo Ele também diz para nós: “não vos afasteis de Jerusalém, mas espera a realização da promessa do Pai”!   Nós já recebemos do alto o Espírito Santo e somos convocados para anunciar ao mundo a salvação de Jesus com o mesmo poder e sentindo a mesma alegria que os apóstolos tiveram, no entanto, precisamos permanecer juntos, unidos, em comunidade, na Igreja, que é lá que o Espírito Santo mais se manifesta. O olhar de Jesus continua posto sobre nós e o Seu Espírito nos sustenta e nos dá forças, para cumprir com o que nos foi proposto. Assim fazendo, nós também nos conservaremos firmes na certeza de que Jesus está vivo no céu, à direita do Pai, mas continua na terra, perto de nós, dentro do nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. – Você já pensou nisto? – Você já experimentou contemplar a Ascensão de Jesus e receber a mesma bênção que Ele deu aos apóstolos?  - Você se sente sozinho (a) no mundo? – Você confia na assistência de Jesus? – Você é testemunha de Jesus?


4 comentários:

  1. Helena Serpa; Bela reflexão, que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  2. Helena Serpa; Bela reflexão, que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  3. JESUZ EU TE AMO EU TE ADORO,VOZ SOIS DIGNO DE TODA A ADORAÇAO.NESTE DIA EM QUE REFLETIMOS A VOSSA ASCESSAO AO CEU ;QUE REFLITAMOS SOBRE NOSSAS VIDAS E NOS ESFORCEMOS PARA FASER SEMPRE A VONTADE DE NOSSO PAI.

    ResponderExcluir
  4. parabéns Deus Abençoe sempre.

    ResponderExcluir