.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de maio de 2016

“SE ALGUÉM QUISER SER O PRIMEIRO QUE SEJA O ULTIMO DE TODOS...” – Olivia Coutinho.

 
Dia 17 de Maio de 2016
 
Evangelho de Mc9,30-37
 
Vivemos numa sociedade materialista, fixada na ideia da competitividade. Uma sociedade que ignora o ser e  que tem como parâmetro o ter.
Contaminados por esta mentalidade egoística, muitos, chegam a assimilar a falta de esperteza e de dinheiro, como sendo a causa do seu não êxito na vida!
Em meio a esta inversão de valores, Jesus vem nos trazer uma proposta inovadora, proposta esta, que ao contrário do mundo, tem como prioridade o ser!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos alertar sobre o perigo que corremos, quando não colocamos o Reino de Deus como prioridade em  nossa vida!
Atravessando a Galileia, Jesus, aproveitando a oportunidade de estar a sós com os discípulos, passava-lhes importantes ensinamentos, no sentido de prepará-los bem, para que eles pudessem dar continuidade a sua missão, após o seu retorno para o Pai!
Conhecedor das fraquezas humanas, Jesus sabia, que após a sua partida, os discípulos se não bem instruídos, ficariam vulneráveis aos ataques dos inimigos do projeto de Deus e  que  qualquer vento contrário, poderia dispersá-los, desvirtuá-los da missão.
 Até então, os discípulos, eram imaturos na fé, mesmo convivendo diretamente com Jesus, eles  ainda não haviam entrado na dinâmica do Reino,  continuavam presos a mentalidade do mundo, sem entender o messianismo de Jesus!
 Enquanto Jesus falava de sua morte e da sua ressurreição, eles estavam em outra sintonia, estavam discutindo entre si, quem dentre eles era o maior, quem ocuparia a liderança do grupo, após a morte de Jesus! E Jesus, pacientemente os adverte: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último, aquele que serve a todos”. E para exemplificar  o modelo de grandeza que agrada a Deus, Jesus toma consigo uma criança e a coloca no meio deles dizendo: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, estará acolhendo a mim mesmo”. Com estas palavras, Jesus afirma, que o que agrada Deus,  é a  humildade e  a pureza de coração!
Não tem maior exemplo de humildade e de pureza de coração, do que uma criança! A criança não é interesseira, ela não tem segundas intensões, uma criança ama porque ama!
Jesus exalta os pequenos, não somente as crianças, mas todos aqueles que têm o coração puro! 
A chave que abre a porta do céu para nós, são os pequenos, os prediletos do Pai! Estes, são os últimos aos olhos do mundo e  os primeiros aos olhos de Deus, ser indiferentes a eles, é ser indiferente a Deus!
Jesus, nos deixou um grande exemplo de humildade: mesmo sendo Deus, Ele se fez pequeno, a sua grandeza estava em sentir-se FILHO, um Filho totalmente dependente do Pai!
Quem quiser  ser grande aos olhos  de Deus, precisa  esvaziar-se de si mesmo, para se tornar dependente de Deus como uma criança é dependente de seus Pais! 
Se quisermos ser grandes para  Deus, não nos preocupemos com cargos, preocupemos em servir!
O amor a Jesus, é o fundamento de toda comunidade cristã, numa comunidade, cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Ele transformado em serviço.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. OBRIGADA PELA REFLEXÃO! É VERDADE; DEPENDEMOS DE DEUS COMO UMA CRIANÇA DE SEUS PAIS.

    ResponderExcluir