.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de junho de 2016

A aliança rompida gera vidas quebradas-Helena Serpa



10/06/2016 - 6ª. feira X semana do tempo comum -  1 Reis 19, 9.11-16 – “O Senhor é simples como a brisa”
Como é linda esta palavra e significante quem já aprendeu a perceber a presença de Deus nas coisas simples! A maioria de nós nos impressionamos com os lances extraordinários e achamos que Deus só pode se manifestar de uma forma barulhenta e rumorosa. Nós vivemos à procura DELE, mas muitas vezes O confundimos com os murmúrios do tempo, com as coisas aparentes que nos chamam a atenção e nos esquecemos de que Deus é grande, mas simples.  É na brisa suave e mansa do interior do nosso espírito que o nosso Deus vem.  Nós O esperamos no vento forte, no tremor e no fogo, porém,  Deus chega  a nós, com a brisa leve, na docilidade do Espírito Santo. Deus se revela no coração de quem tem zelo por Ele, de quem anseia por Seus mistérios, mas que sabe parar e esperar com paciência. Na maioria das vezes Deus já está à nossa frente abrindo caminhos e é Ele quem espera por nós. Ele passa sutilmente na nossa vida sem fazer algazarra e nós só O percebemos quando temos o coração cheio de cuidado, de temor e de ardor pela Sua presença. Assim como o Senhor dirigia os passos de Elias e o orientava nas suas andanças, assim também Ele o faz com cada um de nós, Seus escolhidos (as). Ele nos direciona para que possamos tomar o caminho que Ele próprio já abriu para nós.    Como tem sido a manifestação de Deus em você? – Você percebe quando um sinal vem Dele? – Você sente paz quando isto acontece? – O que significa para você, vento, terremoto, fogo e brisa?

Salmo 26 – “ Senhor, é vossa face que eu procuro! ”   -

Aqui mesmo na terra dos viventes como fala o Salmo, nós temos a percepção da bondade do Senhor, que nos admoesta, nos abre os olhos, nos direciona e nos dá lições salutares. Procuramos a face do Senhor quando para Ele dirigimos o nosso pensamento e a nossa oração. O Senhor nos dá coragem na medida em que o nosso coração clama por Ele. Por isso, não podemos esmorecer, mas esperar confiantemente a sua manifestação.

Evangelho – Mateus 5, 27-32 – “a aliança rompida gera vidas quebradas”

Somos felizes na medida em que vivenciamos a Palavra de Deus e andamos conforme os Seus ensinamentos. Jesus Cristo é a própria Palavra de Deus que veio ao mundo para nos ensinar a viver segundo a vontade do Pai e, assim ser feliz! A Palavra de Deus é o mapa que nos mostra o caminho para alcançarmos a santidade. Por isso, neste Evangelho Jesus nos adverte de que não somos adúlteros somente quando agimos, mas também quando “desejamos”, quando “imaginamos”, quando contemplamos e cultivamos o mal dentro do nosso coração. O mal pode nos escravizar mesmo que não pratiquemos ações más, dependendo da nossa maneira de encarar e de ver as pessoas e as coisas.  O ato de arrancar o olho e a mão, a que Jesus se refere, significa cortar pela raiz os pensamentos, os sentimentos e as ações que nos sãos agradáveis, mas nos desvirtuam do caminho de Deus.  Os nossos julgamentos pelas aparências, os sentimentos de ódio e rancor que guardamos dentro do coração, as manifestações interiores de orgulho e de inveja que ruminamos quando ambicionamos as riquezas do mundo, são ocasiões de pecado. Por isso, Jesus, nos manda jogar fora e arrancar, cortar de uma vez por todas.  No casamento, homem e a mulher firmam aliança com Deus que é para sempre e se propõem a cooperar para a construção de um mundo mais justo e feliz.  A infidelidade gera infelicidade, a aliança rompida gera vidas quebradas, amor violado gera traição a Deus, por isso Jesus chama a nossa atenção para que tenhamos consciência do compromisso que assumimos com Ele. – Qual é a visão que você tem das pessoas e dos acontecimentos do mundo? – Você se importa muito com a vida alheia? – Você cultiva sentimentos de inveja e de cobiça? – Os filmes que você vê pela TV alimentam em você o pecado? – Você tem tentado se afastar das ocasiões de pecado? – O que você entende da recomendação de Jesus sobre o matrimônio? – Você acha que os tempos mudaram e que isto já era e que hoje é diferente? 

Um comentário: