.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Na mesa, com Jesus-Helena Serpa


01/07/2016 - 6ª. Feira – XIII semana do tempo comum -  Amós 8, 4-6.9-12 – “fome da Palavra de Deus ”
O mundo com sua injustiça perverte o coração do homem que é criação de Deus e objeto da Sua benevolência. Assim sendo, ele perde o referencial do seu Criador e obstina-se em não se voltar para Aquele que o ama. Abandona-se a si mesmo, às suas injustiças e iniquidades e, por isso, sofre as consequências. Por isso, através do profeta Amós Deus nos fala claramente o que poderá acontecer com todos os que agem com a desonestidade e a ganância tão detestadas por Ele: “ mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos”, isto é, quem canta vitória em virtude do que conseguiu sonegando, humilhando, terá como consequência a própria ruína. Diante da profecia de Amós, só nos resta perceber até que ponto estamos inseridos neste contexto do mundo. Nós, os que meditamos a Palavra de Deus todos os dias, nós que temos conhecimento dos seus ensinamentos, somos chamados a descobrir qual o interesse e com que intenção agimos no nosso dia a dia. Às vezes queremos separar as nossas ações na Igreja, na Comunidade, das nossas atitudes no trabalho, na sociedade e mesmo dentro da nossa casa. O “querer levar vantagem em tudo” na maioria das vezes é o que norteia as nossas ações em busca da sobrevivência ou do possuir mais. Já chegou o tempo em que os homens vagueiam de “um mar a outro mar” em busca da Palavra do Senhor, mas eles mesmos não a encontram. A fome de Deus é grande nesses corações, mas eles não conseguem encontrá-lo porque estão mais interessados em si mesmos. O Senhor, no entanto, nos prepara para que possamos dar a eles o Pão da Sua Palavra e a Água do Seu Espírito Santo através do nosso testemunho de justiça.  – Como você se situa diante dessa profecia? - Como tem sido a sua maneira de agir quando defende os seus próprios interesses? – Você tem adulterado alguma “balança”, diminuindo ou aumentando pesos’? – Até que ponto você valoriza as coisas materiais? – Você se acha uma pessoa justa?

Salmo 118 – “O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus”
O salmo é um cântico que deveria estar sempre em nossos lábios: “O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus”! Se entendêssemos isso, com certeza a nossa vida teria mais sentido, pois somente quem nos criou pode tomar decisões justas a nosso respeito. A sugestão que vem da boca de Deus é o princípio da nossa felicidade, pois nela está a trilha da verdade. Não deveríamos buscar outra coisa que não fosse seguir os preceitos do Senhor.

Evangelho – Mateus 9, 9-13 – “na mesa, com Jesus”

A maioria das pessoas que seguem o caminho de Deus, erradamente pressupõem que os grandes pecadores, isto é, os que cometem barbaridades não têm mais chances com Deus por causa das suas grandes transgressões. Enganamo-nos quando predizemos que somente os cumpridores de todos os mandamentos têm primazia no reino dos céus. Jesus Cristo, neste Evangelho vem nos dizer justamente o contrário: “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.  Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado. Jesus nos chama e nos atrai para si, mesmo que estejamos “sentados na coletoria de impostos” com a mente cheia de interesses pecaminosos e com mil planos para colocar em ação. É aí que Ele nos vê e se apieda do nosso coração doente chamando-nos com autoridade: “Segue-me”! Jesus veio atrair para Si os mais pecadores e, quanto mais reconhecemos o nosso pecado, mais Ele olha para nós e insiste em que O acompanhemos. E quando escutamos a Sua voz nos chamando pelo nome não conseguimos mais ficar parados no mesmo posto, fazendo as mesmas coisas e nos alimentando de migalhas. Como Mateus, nós também nos levantamos e O seguimos, querendo, principalmente, leva-Lo para perto daqueles de quem mais amamos. Em qualquer lugar ou situação em que nos encontremos Jesus nos faz o convite para segui-Lo, no entanto, Ele deseja ser convidado para entrar na nossa casa e levar para lá a salvação, não importando como esteja a nossa família. O seguimento de Jesus nos motiva a negar tudo o que o mundo nos ensinou e a assumir compromisso com uma vida digna de filhos e filhas de Deus. - Você já atendeu ao chamado de Jesus?  - Você se reconhece doente, necessitado (a) de médico? – Jesus veio para você? – Qual é a sua postura diante daqueles que são “pecadores públicos”?  - Você acha que eles também têm direito a salvação?   – Você sente-se também julgado (a) por alguém quando erra?  



5 comentários:

  1. MEU SENHOR MISERICORDIA DE MIM E DO MUNDO INTEIRO,OBRIGADO SENHOR PO TUA IFINITA BONDADE,COMO SE DIZ SOMOS UM POVO DOENTE E PRECISAMOS SIM DE UM MEDICO,COM MUITA URGENCIA ,PEÇO JESUZ MISERICORDIA DE VOSSO POVO.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentário dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Estas reflexões me ajudam muito entender melhor a Palavra de Deus, nas leituras do Evangelho diário. Muito obrigada por esta tão nobre ajuda. Deus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  5. Estas reflexões me ajudam muito entender melhor a Palavra de Deus, nas leituras do Evangelho diário. Muito obrigada por esta tão nobre ajuda. Deus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir