.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 14 de junho de 2016

-O CRISTO FILHO DE DEUS-JOSÉ SALVIANO

12º DOMINGO TEMPO COMUM


19 de Junho de 2016

1ª Leitura - Zc 12,10-11;13,1

Salmo - Sl 62,

2ª Leitura - Gl 3,26-29

Evangelho - Lc 9,18-24







PRIMEIRA LEITURA
Pelos seus pecados, o povo foi exilado na Babilônia (520 a.C.). Depois, com o perdão de Deus, esse mesmo povo volta para casa.
Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém
um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim”.
Aqui o texto faz referência ao Templo que estava sendo construído, e que seria o ponto de encontro entre o povo e Deus; não só o povo de Israel mas também e de outras nações e Deus.

SALMO
Este salmo é um dos mais lindos!  E expressa exatamente o que acontece quando nos reconhecemos pecadores, e necessitados de Deus. Quando nos sentimos distantes de Deus. Seja pelo pecado, seja pela falta de Eucaristia. Aí pensamos:
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! A minha alma tem sede de vós.  
Porque o Próprio Jesus disse: “Sem mim nada podereis fazer”.  Quando nos afastamos de Deus, a vida se transforma em preto e branco, o colorido e toda a graça das coisas que nos envolvem, fica tudo sem o menor sentido. Aí somos presas fáceis do capeta que se aproveita para nos tentar e nos levar para o mal.
Então, como a terra seca e sedenta de água, nossa alma vagueia, como um barco sem âncora, estacionado em uma faixa do mar onde existem correntes fortes e que nos levam para lugares mais perigosos.  É por isso que digo a Deus:
“Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta”.

SEGUNDA LEITURA
Todos somos filhos de Deus, e portanto somos todos irmãos, muito embora sejamos filhos de mães diferentes, muito embora não nos conhecermos, ou morarmos em países distantes.
Quer queiramos ou não. Quer acreditemos ou não. Somos todos irmãos. Filhos de um único Pai. 
Portanto, ao desagradar ou mesmo ofender o nosso irmão, estamos desagradando ao nosso Pai, pois esse nosso irmão é Filho de Deus.
O melhor, ou o certo, como diz o mandamento, é fazer ao nosso irmão e à nossa irmã, o mesmo que fazemos para a nossa pessoa. Pois só assim, estaremos fazendo a vontade do Pai.
Muitos vivem rezando direto, outros vivem dizendo o nome de
Deus a todo instante. Porém, ofendem, caluniam, xingam, ficam de mal, e praticam outros atos de desamor para com os irmãos. Portanto, tais criaturas não conseguem ser felizes. Não por castigo divino, mas pelas consequências dos seus atos egoístas e ante fraternos.

EVANGELHO
Antes de Jesus, surgiram vários líderes messiânicos os quais foram todos exterminados. Embora Jesus já soubesse da sua missão, do seu futuro destino de cruz, Ele procurava retardar a sua revelação como messias, para que tivesse tempo de realizar a sua missão na Terra.
Foi por isso que por mais de uma vez, Jesus recomendou aos discípulos  que não revelassem quem Ele realmente era para o povo.
QUEM É JESUS?
Jesus é o filho de Deus feito homem, que foi anunciado pelos profetas, e saindo do Pai, veio ao mundo para nos salvar do pecado, e nos conduzir a vida eterna.
Muitos pensavam que Ele era um impostor. Outros pensavam que o Messias teria vindo para libertar aquele povo sofrido, do poder romano.
Mas outros, felizmente, reconheceram em Jesus, o Filho de Deus encarnado, e cheio de poderes no Céu e na Terra!
EM QUE GRUPO DESSES VOCÊ SE ENQUADRA?
Para você, Jesus foi um grande mágico que se apresentou como o Filho de Deus, realizando grandes truques, deixando o povo de boca aberta, e seguindo-o por toda a parte?
Você simplesmente aceita a ideia de um Jesus apenas histórico que tinha ideias e ideais inovadores, e que no final de tantas pregações foi torturado e morto e tudo se acabou?
Ou você pensa que Jesus era um homem fantástico, um incrível líder religioso, com um grande poder verbal que arrastava multidões para os seus ideais do tipo socialista?
Ah! Você é uma pessoa que acredita em Deus e em seu Plano de salvação da humanidade. Você conheceu Jesus Deus e homem, conheceu o seu martírio e a sua morte de Cruz, mas acreditou e aceitou a ressurreição, como sendo a volta por cima daquele que venceu a morte, que venceu o mundo e tinha plenos poderes no Céu e na Terra!  
Caríssimas e caríssimos.  Toda a vida de Cristo está envolta em mistério de fé. Desde a encarnação até a sua ressurreição:
O mistério da natureza divina e da sua natureza humana, o mistério dos milagres, o mistério da transfiguração, o mistério da transformação do pão e do vinho em seu corpo e seu sangue, o mistério da transferência do seu poder de perdoar aos apóstolos e aos nossos sacerdotes, o mistério de pentecostes, o mistério da ascensão... toda a sua vida é mistério.
Portanto, minhas amigas e meus amigos. Para entender Jesus precisamos ter fé. Você pode ser uma ou um grande intelectual, pode ter muito estudo e muita inteligência. Mas se não tiver fé, não conseguirá entender e explicar Jesus Cristo e os mistérios da nossa redenção ao mundo. Pode até tentar, pode até impressionar, com gritos, gestos, pulos, e fingir estar emocionado, mas todos logo perceberão que está faltando algo em suas palavras e em toda a sua encenação. E esse algo que falta nada mais é do que a FÉ.
Não se trata de ingenuidade, não estamos falando aqui de uma fé cega. Estamos falando de uma fé científica, fundada em fatos históricos, e fortificada pela palavra do Evangelho, e pelo poder de Deus que nos deu o dom da fé, e que a cultivamos pela prática. Estamos falando do FENÔMENO PSICOLÓGICO DA FÉ, que acontece na mente e não no coração, como costumamos expressar, por força do hábito.
Os Evangelhos foram escritos por HOMENS QUE TIVERAM A EXPERIÊNCIA DA FÉ, e por isso quiseram partilhar essa mesma fé com o mundo. E o conseguiram! Graças ao poder de Deus que os iluminou.
Então, meus irmãos. É assim que funciona: Possuídos de estudo e do dom da fé, e vivenciando o Evangelho, seremos iluminados pela Luz divina. E só assim teremos o poder de interpretar e explicar a palavra de Deus aos nossos irmãos e irmãs.
Seja você uma dessas pessoas! Viva, pratique a sua fé, mas de preferência, procure partilhá-la com todos que você pode alcançar. Seja pela convivência, seja pelas comunicações moderna, seja direto em palestras e sermões. Mas faça um bom trabalho. Prepare-se, aproxime-se de Deus cada vez mais. Entregue sua vida a Ele. Deixe-o viver em você, e todo o resto será muito fácil!  Sabe porquê. Porque você irá transbordar Jesus e sua mensagem a todos que estiver e ao seu lado, a todos que lhe ouvir, e lhe ver, ou àqueles que ler as suas explicações, ou reflexões.

Tenha um bom domingo.  José Salviano.


4 comentários: