.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 17 de julho de 2016

"E AQUI ESTÁ QUEM É MAIOR DO QUE JONAS." Olivia Coutinho

 
Dia 18 de Julho de 2016
 
Evangelho de Mt12,38-42


No passado, o pecado nos roubou de Deus, ofuscou os nossos olhos diante os sinais evidentes do seu amor. Mas Deus, não levou em conta a nossa ingratidão,  na sua infinita bondade, Ele nos enviou o seu Filho para nos recolocar no caminho da vida, o caminho que nos faz retornar a Ele! 
Com o seu sangue, Jesus pagou o preço do nossa liberdade, nos devolvendo a vida!
E mesmo diante de tamanha prova de amor, ainda existem aqueles que ficam esperando por grandes manifestações de Jesus, como condição para crer Nele!
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos convida à conversão, a não ficarmos esperando por milagres, como condição para confiar em Jesus!
Ao citar o exemplo dos Ninivitas que responderam ao apelo do profeta Jonas, reconhecendo em sua pregação,  a manifestação de Deus  chamando-os à conversão, Jesus expressa, quão é grande a sua alegria diante de um povo que se abre à conversão, de um povo que acolhe à graça de Deus, reconhecendo a sua presença na pessoa dos  seus mensageiros!
A narrativa nos mostra ainda, uma atitude severa de Jesus diante de um povo fechado na sua incredulidade. São os doutores da Lei e os fariseus, que exigiam  um sinal de que Jesus seria realmente o Messias! Mas Jesus afirmou: “Nenhum sinal lhes será dado, a não ser o sinal de Jonas.” Com essas palavras, Jesus prenuncia a sua morte e a sua ressurreição.  Assim como Jonas  permaneceu  três dias no ventre de uma baleia, Ele permaneceria três dias no seio da terra para depois então:  ressuscitar.
Durante a sua trajetória terrena, Jesus realizou muitos milagres, libertou  muitas pessoas dos seus males físicos e espirituais,  mas nem todos,  que presenciavam tais sinais, aderiram a Ele.
Quando  fechamos  em nós mesmo, apostando nas “nossas” verdades, não  captamos a mensagem de Jesus, que nos chega a todo instante, de diversas formas. E assim, vamos  perdendo a oportunidade de vivenciar a sua presença no nosso cotidiano.
Jesus nos fala através das pessoas, dos acontecimentos, da natureza, nas passagens tristes ou alegres da nossa vida... Quem faz opção por Ele, reconhece de imediato a sua manifestação, sente a sua presença, reconhece a sua voz! Já os que não se definem, os que permanecem indecisos, esperando por grandes sinais, passam por Jesus a todo instante mas não o reconhece. Estes, ainda não se deram conta, de que a sua liberdade é o sinal maior de Jesus na sua vida!
Quem está comprometido com o projeto de Deus, não busca milagres para afirmar a sua fé, não precisa de sinais visíveis para reconhecer a presença e a intervenção de Deus na sua vida e nos acontecimentos...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. OLÍVA Com a sua explicação me ajuda a entender melhor o Evangelho.
    OBRIGADA DEUS LHE PAGUE.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te ilumine e abençoe.

    ResponderExcluir