.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pai nosso que estás nos céus-Isaias Costa



24- de JULHO - DOMINGO - Evangelho - Lc 11,1-13


No evangelho de hoje vemos que Jesus ensina aos seus discípulos a oração perfeita! A súplica dos discípulos em querer fazer uma oração perfeita toca no mais profundo do coração de Jesus. Por isso Ele diz: “Quando quiserdes orar, dizei. Pai nosso que estás nos céus.”
A fórmula oracional ensinada por Jesus aos discípulos é simples, todos conseguem compreender e todas as memórias conseguem guardar. Nada falta e nem sobra nesta oração. Tudo nesta oração é novidade, sobretudo as palavras iniciais. Ao usar a palavra Pai, Jesus aproxima o contato das pessoas com Deus. Pai, protetor.
Jesus cria uma intimidade com o Pai. Até então, as orações eram protocolares, ou seja, eram formadas por pensamentos vazios. Ex. “Demanda de Stotoetis, filho de Apinguis, filho de Tesenuphis: Espero ficar livre de minha doença. Concede-me”. Essa era uma típica oração aos deuses, que nada aproximava o humano ao divino. O Pai Nosso aproxima o humano do divino.
Jesus observa os olhares atentos e interrogadores dos discípulos. Por isso, após à oração ele narra uma parábola aos discípulos. Ensinando que em suas orações devem estar presentes a perseverança e confiança. À noite não é fácil atender um amigo importuno. Todavia, a perseverança deve ser essencial.
Em seguida Jesus faz uma comparação com o pão e pedra, peixe, serpente, ovo e escorpião. Se o que pedimos é bom, Deus irá atender nosso pedido, mas se não for bom, com certeza o pedido não será atendido. Deus concede o que é importante para nós!
VIVENDO.
Querido leitor. Assim como eu você deve ter aprendido a oração do Pai Nosso desde criança. Lembro-me quando era, toda a minha família se reunia para rezar o Terço. Em sempre queria rezar apenas o Pai Nosso. Essa oração me aproxima de Deus.
O Pai Nosso é uma oração universal. Não cita religião e nem quer levar seguidores para uma religião. O Pai nosso é a oração de confiança. Mas quais são os momentos que o rezamos? Apenas quando estamos apurados? Ou somente quando vamos à Igreja?
No decorrer da vida com essa oração aprendemos que quando rezamos o Pai Nosso estamos pedindo e agradecendo. As vezes mais pedimos do que agradecemos. Claro que Jesus afirma que devemos ser perseverantes. Porém, devemos, sobretudo agradece o que conquistamos.
Sejamos humanos, nada mais. Humanos que sabem agradecer e sabem pedir. Que em nossas orações nossos pedidos não sejam egoístas, pelo contrário, vamos pedir por aqueles que também necessitam. Seja humano. Simplesmente humano.
Você pode, você consegue

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário