.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

“PORÉM, SÓ UMA COISA É NECESSÁRIA!” – Olivia Coutinho.

“PORÉM, SÓ UMA COISA É NECESSÁRIA!” – Olivia Coutinho.
 
16º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
 
Dia 17 de Julho de 2016
 
Evangelho de Lc10,38-42
 
A nossa correria do dia a dia, nos rouba de Deus e de nós mesmos, nossa preocupação em fazer, fazer e fazer, nos impede de “ser”: de ser amigo, de ser pai, mãe, esposo, esposa, filhos... E assim, vamos deixando as coisas mais importantes de lado!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre a importância de dedicarmos tempo na escuta da palavra de Deus! É a partir desta escuta, que vamos nos inteirando do querer de Deus, aprendendo a viver do jeito de Jesus!
O texto nos coloca em Betânia, na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria, duas irmãs, que se alegram ao receber o grande amigo em sua casa!
As duas, querem acolher bem Jesus, cada uma, a seu modo.  Maria faz opção pela escuta atenta da sua palavra, enquanto que Marta se ocupa com os afazeres, talvez, querendo oferecer ao amigo uma alimentação gostosa, uma boa estalagem, o que na verdade, requer muito trabalho!
A narrativa nos diz, que Maria, sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza a postura do discípulo que quer aprender com o Mestre! Aquele momento para ela, certamente, era um momento único, por isto, ela queria aproveitá-lo ao máximo, afinal, não era todo dia que ela tinha uma visita tão importante como a de Jesus! Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura diante de Jesus, que é a postura da escuta!
Marta, embora muito agitada, nos dá também um exemplo, exemplo de dedicação ao serviço, que é também muito importante! Ela, certamente, desejava ouvir Jesus, só que a sua preocupação exagerada com as afazeres, foi maior, acabou privando-a de desfrutar das maravilhas que a visita de Jesus poderia lhe proporcionar. 
A intenção de Marta era boa, afinal, ela queria servir bem a Jesus, mas o próprio Jesus já havia dito: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir.” Mc 10,45. Talvez, a sua  falha  não tenha sido na sua dedicação ao serviço, mas em querer desempenhá-lo, sem antes ouvir Jesus!
Quando Marta  reclama da irmã com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, acalma-a dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”!
Com estas palavras, Jesus não só corrige Marta, como também nos alerta sobre a importância de fazermos bem as nossas escolhas, é importante, que nós priorizemos as coisas de Deus!
Antes de iniciarmos as nossas atividades diárias, devemos primeiro, dedicar tempo a Deus, ouvindo o que Jesus tem a nos dize!
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantos afazeres, paremos um pouco, para ouvir Jesus, Ele nos fala a todo instante, através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas... Se não tirarmos tempo para ouvi-Lo, não absorvemos a sua mensagem, portanto, ficamos na superficialidade da fé, não adentramos na dinâmica do Reino.
Hoje, Jesus continua a nos dizer: "Só uma coisa é necessária..."
Para o mundo, pode ser difícil definir o que é necessário, mas para nós, que dizemos seguidores de Jesus, deve estar bem claro: o necessário para nós, com certeza, é “ouvir Jesus” saber o que Ele quer de nós e para nós! Se assim fizermos, tudo fluirá bem em nossa vida! "E tudo mais nos será acrescentado."
O nosso relacionamento com Jesus através da escuta de sua palavra, é imprescindível para nós,  pois a eficácia de todos os nossos feitos, está em nos deixar orientar por Ele! 
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder de vista em meio as nossas ocupações diárias.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. BELA REFLEXÃO. ME AJUDA MUITO.
    DEUS LHE PAGUE.

    ResponderExcluir
  2. Suas homilias são objetivas e claras, maravilhosas e muito me ajuda a melhor compreender a palavra de Deus.Obrigada, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir