.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de julho de 2016

“PORQUE TU FALAS AO POVO EM PARÁBOLAS”? – Olivia Coutinho

 
Dia 21 de Julho de 2016
 
Evangelho de Mt13,10-17
 
Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões, mas nem todos  buscava-o pela fé, muitos, que aproximavam Dele, não tinham o coração aberto para acolher a sua mensagem, queriam apenas confrontá-lo!
Movido pelo compromisso de implantar o reino dos céus aqui na terra, Jesus buscou meios humanos bem simples para fazer chegar ao coração humano, às propostas do Reino!
Na sua imensa sabedoria, Jesus aproveitava as realidades vividas pelos “pequenos” para revelar os mistérios do Reino! Falando em parábolas, Ele fazia um passeio amoroso no coração dos pequenos, pois estes, entendiam claramente a sua linguagem, afinal, eles viviam as realidades presente nas historinhas que Jesus contava!
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de quem a escuta! Para quem busca os ensinamentos de Jesus com o propósito de vivenciá-los, as parábolas revelam,  os mistérios do Reino, enquanto que, para os que analisam os ensinamentos de Jesus segundo a ótica humana, as parábolas não dizem nada, são apenas histórias.
Quem tem o coração fechado, não assimila  as historinhas de Jesus com a vida, não  capta a sua mensagem, escondida nas entrelinhas das historinhas!
Com esta pedagogia, Jesus trouxe um jeito novo de ensinar, um jeito totalmente diferente dos lideres religiosos daquela época, que não edificavam vidas, apenas, colocavam pesados fardos nos ombros do povo.
Esta forma diferente de ensinar,  através das parábolas, causou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Jesus: “Porque tu falas ao povo em parábolas?”  Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”...
Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que, no meio da multidão que o cercava, estavam os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-lo, e que, ensinando através das parábolas, Ele falava somente para quem,  que de fato, estavam interessados em acolher e viver os seus ensinamentos!
Quando Jesus diz: “eles”, Ele está referindo aos fariseus e doutores da lei, estes, tinham o coração fechado, não o reconhecia como o Filho de Deus!
Os ensinamentos de Jesus,  são graças de Deus acessíveis a todos, mas nem todos estão dispostos a acolhe-los. Aos que os acolhe com o propósito de os colocarem em prática, lhes é dado o dom da sabedoria, para que possam entende-los bem, aos que se fecham a graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que eles possam ter.
A parábola é sempre um convite a reflexão, Jesus quer que nos aproximemos Dele, livremente, não por imposição!
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua proposta, é dado a graça de conhecer o mistério do Reino dos céus! 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
 

3 comentários:

  1. OBRIGADA POR NOS AJUDAR. DEUS LHE PAGUE

    ResponderExcluir
  2. DEUS te ilumine e te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir