.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 5 de julho de 2016

-SEJAMOS COMO O SAMARITANO- José Salviano

15º DOMINGO - TEMPO COMUM

1ª Leitura - Dt 30,10-14

Segunda Leitura - Cl 1,15-20

10 DE JULHO- ANO  C


Evangelho - Lc 10,25-37



PRIMEIRA LEITURA
Precisamos ouvir a voz do Senhor nosso Deus, observando na prática os seus mandamentos. Precisamos nos converter diariamente, com toda nossa disposição, com todo o nosso corpo e de toda a nossa alma.
Por que os mandamentos do Pai não são difíceis seguidos por nós. Basta termos boa vontade e nos apegar com Deus pela oração.
SEGUNDA LEITURA
Nesta carta, Paulo faz um retrato de Jesus Cristo. Ele fala que CRISTO É A IMAGEM VISÍVEL DE DEINVISÍVEL.
Não vemos Deus, mas sabemos que Ele já esteve de forma visível na Terra. Foi jesus mesmo quem disse: “Quem me viu, viu o Pai”.
E o Pai criou todas as coisas. As visíveis e as invisíveis. E Deus existe antes de todas as coisas. Para nós limitados, temos grande dificuldade de entender essa verdade. E, infelizmente, são coisas desse tio que aumente a incredulidade de alguns.
Deus quis habitar em Jesus Cristo, e por meio dele reconciliar todas pessoas.
Jesus Cristo, portanto, é Deus, apesar do seu lado humano. Ele é uma das três pessoas da Santíssima Trindade.


EVANGELHO

Aquele mestre da Lei fez a mesma pergunta daquele jovem a Jesus. Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?
Depois da explicação de Jesus, o seu interlocutor perguntou: E quem é o meu próximo?
Como resposta, Jesus inventou uma história de um homem que fora assaltado na estrada de Jerusalém para Jericó, ficando no chão estendido e muito ferido, quase morto.
E Jesus escolhe três personagens representantes d sociedade daqueles tempos, os quais passarem pelo homem caído no chão, e tiveram reações diferentes. O primeiro deles foi um sacerdote, que ao passar pelo homem derrubado, nem ligou, e seguiu sua viagem.  O segundo personagem, um levita, fez a mesma coisa, nem ligou para o pobre coitado e seguiu adiante.
O terceiro personagem, era um homem da Samaria, região desprezada pelos judeus, por que eles não seguiam o judaísmo.
O samaritano, ao ver aquele pobre homem caído, TEVE COMPAIXÃO dele, e fez curativos em suas feridas, e colocando-o em seu próprio animal, o levou a uma pensão, onde cuidou dele durante a noite toda.
No dia seguinte, aquele bom homem, o samaritano, muito preocupado com o estado em que se encontrava o aquele que fora assaltado no caminho, recomendou ao dono da pensão que cuidasse dele. Deu-lhe duas moedas, e garantiu que quando voltasse, lhe pagaria tudo o quanto ele tivesse dado ao home ferido.
Minhas irmãs. Meus irmãos. Neste domingo, Jesus vem a cada um de nós e nos pergunta: Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem
que caiu nas mãos dos assaltantes?”
O que equivale dizer: Com qual desses personagens você se identifica hoje? Quando você vê alguém caído seja na estrada, seja na calçada, qual é a sua reação? Você nem está aí para ele, ou você se importa com ele? Será que você segue o seu caminho aborrecido por que tem gente sujando as calçadas, ou você pensa: é maloqueiro, vagabundo! Preguiçoso! É mais um drogado que por sua culpa chegou a esse ponto...
É importante lembrar aqui que muitos já foram assaltados na estrada por parar para socorrer um falso caído no chão, e logo foi surpreendido por ladrões que estavam escondidos esperando uma presa. Que Deus nos livre de situações iguais a essa, que nos dê o bom senso de perceber e distinguir uma coisa da outra, para que possamos parar e ajudar a alguém que precisa muito de ajuda.
No mundo atual é muito grande a quantidade daqueles que estão sem tetos, sem roupa e sem comida. E por isso vão morar na rua, dependendo única e exclusivamente da nossa caridade, eles dependem de algum bom samaritano que por ali passe, e lhes dê ajuda.
Você reparou que foram dois os que não socorreram o homem caído, e que somente um, o socorreu? Isso nos leva a interpretar que Jesus quis nos dizer que o número daqueles que não praticam o segundo mandamento, o mandamento do amor ao próximo, é bem menor do que o número daqueles que amam seus semelhantes na prática.
Hoje também, infelizmente, é muito grande o número daqueles que fazem como o sacerdote daquele tempo, e como o levita, os quais não se importaram nem um pouco com o homem ferido pelos assaltantes.
É bom lembrar que aquele personagem, o sacerdote, escolhido por Jesus, representava os escribas, fariseus e mestres da lei, que alteraram a Lei de Moisés em seus próprios benefícios.  Eles exigiam o puro cumprimento da Lei, exigiam sacrifícios, e descanso do sábado, exigiam muito do povo, porém, eles mesmos não praticavam a caridade. Pelo contrário, viviam explorando e maltratando os pobres. Jesus não está se referindo aos sacerdotes da Igreja, aos sacerdotes que nós conhecemos hoje.
Prezadas irmãs, prezados irmãos. O que aquele samaritano fez, nada mais foi do CARIDADE. E é a caridade que nos salvará. De nada adiante todas as orações, toda pieguice, toda reverência, toda postura de falsa santidade, se não praticarmos a caridade.
Aliás, é bom lembrar novamente aqui, que a caridade apaga os nossos pecados veniais. Não os pecados mortais.
Sejamos como o samaritano, e pratiquemos a caridade, e assim estaremos construindo um tesouro no Céu.
O samaritano é digno de ser imitado por nós. Portanto, ”Vai e faz a mesma coisa”.


Um bom domingo. José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário