.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O noivo está chegando-Helena Serpa


26/08/2016  – 6ª. Feira – XXI semana do tempo comum   -
I Coríntios 1, 17-25 – “Cruz, sinal de salvação”
Por causa de Jesus Cristo, a Cruz, que antes era um sinal de maldição, tornou-se, agora sinal de salvação! Ao invés de ser um instrumento de desgraça, é um meio de se alcançar a graça. Por isso, São Paulo nos faz entender que “a pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, ela é poder de Deus!” Isso significa que quando não abraçamos a Cruz porque ainda não acolhemos a Salvação de Jesus, nós a rejeitamos pois a consideramos um sinal de loucura. No entanto, a partir do momento em que nos rendemos à pregação da Boa Nova da Salvação e assumimos Jesus Cristo, Crucificado, Morto e Sepultado, Ressuscitado e Glorificado como Senhor da nossa vida, todos os nossos medos e também a nossa sabedoria humana, caem por terra. E assim, passamos a viver sob o poder de Deus e o Senhorio de Jesus. Deus Pai manifestou a Sua sabedoria quando criou o mundo e o homem dando a ele uma Lei para seguir e mandando-lhe profetas para ensiná-lo a vivê-la e o alertar quando se desviasse do caminho. No entanto, o homem pecou e a humanidade fez ouvido de mercador e foi preciso que o Seu próprio Filho, em pessoa, viesse até nós e morresse para nos salvar de uma maneira completamente absurda aos nossos olhos. Jesus veio salvar toda a humanidade, todavia será preciso a anuência de todos para que o seu efeito aconteça. Por isso, hoje, mesmo com toda a sua eficácia, a salvação de Jesus depende da nossa pregação. Todos os que já acolheram a pregação da salvação de Jesus e assumiram a vida nova no Espírito Santo são chamados a anunciar a Cruz de Cristo, loucura para os homens, mas sabedoria de Deus. A Cruz de Jesus é poderosa para quem O segue e a tem como um instrumento de amor, de doação e vida. E quanto mais anunciarmos Jesus Cristo, nascido de Maria, que veio instaurar o reino do céu aqui na terra, que morreu e ressuscitou para nos enviar o Seu Espírito Santo, mais também nós estaremos dando testemunho de que “o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens!”  Só conseguiremos entender isso, quando experimentarmos a força e o poder de Jesus ressuscitado. Não podemos perder tempo, pois também, como São Paulo, não viemos para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, não com os recursos da oratória, mas com o poder de Deus manifestado em Jesus Cristo na Cruz e na nossa vida. – Você entende a metodologia de Deus? – Você tem tentado entende-la ou você já se rendeu ao Seu poder sem questioná-Lo? – Você já assumiu Jesus como Senhor e Salvador? – Como você tem anunciado Jesus?


Salmo 32 – “Transborde em toda a terra a bondade do Senhor!
A bondade do Senhor transborda em toda a terra por meio de todos nós que já assumimos a Sua Salvação e Lhe damos graças. A Palavra do Senhor é reta, apesar de que a nossa mente humana não consiga entendê-La, no entanto pela fé nós a acolhemos de coração e assim nos tornamos justos. Do Senhor nós recebemos a graça da santidade para vivermos de acordo com os Seus desígnios eternos e conforme os pensamentos que Ele traz no coração. Assim vivendo, somos felizes e nos alegramos enfrentando a vida com amor no coração.


Evangelho – Mateus 25,1-13 – “o noivo está chegando”
 A lâmpada é a nossa vida e o óleo é a fé, combustível que abastece o nosso ser e faz produzir em nós a luz que nos leva a viver em harmonia interior com Deus, em qualquer situação. A fé alimenta a nossa alma e nos prepara para enfrentarmos os momentos de escuridão, de dúvida e de incerteza. A fé é um dom de Deus que, regado pela oração, nos faz sentir o consolo do Espírito Santo, e a alegria de uma vida conformada à vontade de Deus. Por isso, ela precisa ser cultivada. “As jovens previdentes levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas; as jovens imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo”.   As jovens imprudentes, talvez levassem uma vida despreocupada de Deus vivendo somente em função das coisas do mundo, entendendo que, na hora da necessidade, o óleo para suas lâmpadas seria providenciado ou nem notando que a sua lâmpada precisasse de combustível. A parábola, então, nos ensina que tem a Luz de Deus quem cultiva a fé e vive na intimidade com o noivo, por isso, conhece os Seus passos e percebe quando Ele se aproxima. Por esta razão, permanece sempre com sua lâmpada acesa e com o óleo à sua disposição. Não será surpreendido, pois está sempre atento (a).  Baseados no exemplo das jovens, precisamos estar alertas, pois o noivo está chegando. O noivo é Jesus que vem ao nosso encontro e deseja nos encontrar vigilantes!   Ele chegará na hora em que menos esperarmos!  Poderá ser também uma tribulação, uma doença, ou até, a morte.   É sempre algo inesperado, imprevisível e, se não estivermos com as nossas lâmpadas abastecidas, isto é, o nosso coração cheio de fé, confiante e em paz, com certeza, iremos nos desesperar e dar contra testemunho. Quem se ocupa muito com as atividades do mundo esquece de abastecer a sua lâmpada com o óleo de Deus. Encontrar-se desprevenido (a) é estar por fora da luz de Deus, é gastar o tempo somente com as coisas materiais e esquecer de que a vida aqui na terra é breve e que caminhamos para a eternidade onde o noivo nos espera. - Qual será o óleo com que você tem abastecido a sua lâmpada? - Você se sente preparado (a) para qualquer coisa na sua vida? Em quem você confia? - Onde você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? - Em sua opinião qual é o óleo que falta na sua vida?


3 comentários:

  1. DEUS te ilumine e te abençoe. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. SENHOR EU VOS DOU GRAÇAS POR TUDO O QUE TENS FEITO POR MIM E POR TODA A HUMANIDADE,OBRIGADO SENHOR ,OBRIGADO POR NOS ACONSELHAR QUE FIQUEMOS ATENTOS MAS COM TUDO ISSO MEU SENHOR,MUITOS DE NOS AINDA ESTAMOS DESATENTOS ILUMINAI SENHOR COM O TEU SATO EXPIRITO A CADA UM DE NOS,QUE UM DIA POSSAMOS ACORDAR PARA A VIDA AMEM.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento26 de agosto de 2016 às 06:11

    Obrigado Senhor!!! Obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir