.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mensageiros de Deus-Diac. José da Cruz

Ss Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael Quinta Feira 29/09/2014
1ª Leitura Daniel 7,9-10.13-14
Salmo 137(138), 1c  “Na presença dos anjos eu vos cantarei, ó Senhor!”
Evangelho João 1, 47-51
Criaturas misteriosas que aparecem tanto no Antigo como no Novo Testamento como mensageiros ou intermediários entre Deus e os homens. Por serem mensageiros de Deus, que está no Céu, logo a Mitologia ornou os anjos com asas. São Espíritos Celestiais portadores de Boa Notícia, Consoladores, protetores e defensores de perigos, orientadores para os momentos de dúvidas e angústias e perpassam a Sagrada Escritura do começo a fim, aparecem do em Gênesis e em Apocalipse.  Não são visões fantasmagóricas e muito menos Pessoas Bondosas e Santas que voltaram para ajudar os vivos.  Estão muito presentes na vida terrena de Jesus sendo mencionados desde o nascimento até a na sua agonia e morte, quando o consolam. O termo El  é Divino e evoca uma ação Divina, caracterizando missão diferente, como Gabriel o Anunciador de Maria Santíssima.  Há quem pense que essa linguagem sobre anjos seria um acréscimo teológico para preservar a transcendência Divina no contato com o Homem,  Deus estaria se poupando e manda mensageiros para evitar um contato direto com o Ser Humano, mas a encarnação de Jesus o Filho de Deus, que se fez um de nós, desmonta essa ideia incorreta.
O fato é que Anjos não são homens e nem mini deuses, são membros da corte celestial  que estão a serviço  para aproximar os homens de Deus. Se não tivessem nenhuma importância e fossem apenas lendas e fantasias não seriam citados na Sagrada Escritura do seu início ao fim. Uma coisa é certa, Deus nos conhece profundamente nas profundezas do nosso ser, sabe das verdades que há em nós, o que somos e o que queremos. Nos chama, nos orienta, nos protege, nos ilumina, sobretudo na missão que nos é confiada , de darmos testemunho da nossa Fé em Jesus Cristo, anunciando o Reino invisível que está presente em meio a humanidade.
No diálogo entre Natanael, um Israelita sincero e piedoso, e Jesus, vemos como é importante a nossa coerência entre o que cremos e o que vivemos e celebramos. Natanael é um homem que lê e medita a Palavra de Deus com frequência, Palavra que revela o próprio Deus e sua ação a nosso favor, Palavra que liberta e salva. Quem lê e medita a Santa Palavra, têm esse colóquio, essa intimidade com Deus pois a Palavra nos revela quem é Deus manifestado em Jesus e quem somos nós. E quando desanimamos na Fé, e quando perdemos o nosso fervor, quando deixamos de lado a oração, os anjos nos orientam, nos falam misteriosamente nas pessoas e nos acontecimentos, dando-nos a direção, ajudando-nos a refazer o percurso, e a voltar ao caminho que nos salva.  Ação que somente com nossos pobres recursos humanos, não conseguiríamos...
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade Divina, sempre me rege, me guarde, governe e ilumine. Amém”  (Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP E-mail jotacruz3051@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário