.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O Ganancioso sempre perde no final-Diac. José da Cruz

SEGUNDA FEIRA DA XXIX SEMANA DO TC 20/10/2014
1ª Leitura Efésios 2, 1-10
Salmo 99(100), 3b “O Senhor nos fez, e a ele pertencemos”
Evangelho Lucas 12, 13-21
O Ganancioso sempre perde no final....
Briga de casais, briga de irmãos, briga de parentes, e até brigas em comunidade, entre irmãos e irmãs, quantos casos assim levamos ao Padre para resolver? Relações mal resolvidas, questões de  brigas na divisão de bens de uma família, após a morte dos pais. As pessoas acham que o Padre, ou Diácono, ou o Conselheiro da Comunidade resolve estas situações complicadas. A esperança é de que, se o Padre ou o Diácono pedir, a outra parte vai fazer o que a gente quer. Será ?
Jesus está com um caso assim diante dele. Briga na partilha de uma herança e um dos irmãos vai pedir para que ele interfira na situação resolvendo o problema. Jesus não interfere, as pessoas têm consciência e Liberdade para tomar decisões. São dons que Deus nos faculta e que precisamos usa-los em vez de jogar o problema para outro resolver.
O que está em jogo nesta situação é a questão da ganância, que motiva a maioria das desavenças familiares. Alguém sempre quer “demais”, ainda que os outros levem desvantagem.  A ganância é própria de quem aposta todas as suas fichas, isso é, investe toda a sua existência terrena nos bens e na riqueza desta vida. Mas quando se ganha e sai com grande lucro nos negócios, na empresa, ou nos pequenos negócios, o que exatamente se ganha? Alguma coisa que valha a pena? O que vale tudo o que podemos ganhar de bens, de riqueza e de patrimônio nesta vida? Que investimento é este que no final, nada levamos ou ganhamos?  Assim, neste contexto é colocada a parábola do Produtor rural que teve uma colheita fora do normal, triplicando o seu lucro.
No que pensou logo de início? Na esposa, nos filhos, nos parentes mais próximos, ou até mesmo na situação dos empregados? Afinal, ele não plantou sozinho, teve a importante ajuda dos funcionários. Poderia dar a eles algum benefício, ajudar seus familiares. Isso sim seria um ótimo investimento. Mas o que fez o Ganancioso? Pensou somente nele, no seu lucro, no seu patrimônio. Mas e se esta noite te pedirem a tua alma? O que vais levar de tudo isso?
É a pergunta que fica para todos nós. No que estamos investindo a nossa vida e o nosso tempo? Pensamos nos outros ou só pensamos em nós mesmos?  Para o mundo de hoje, fazer de graça sem ter retorno, é tolice. Precisamos sempre GANHAR,  quanto vou ganhar? Quanto vou lucrar? O que vou ganhar com isso? São perguntas que ouvimos a todo o momento, ou que estão em nosso coração e em nossa mente....O alerta do evangelho não é só para o Produtor Ganancioso, como vemos, serve também para todos nós.....(Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP  - Emailjotacruz3051@gmailo.com )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário