.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

-CRISTO REI DO UNIVERSO-José Salviano

34º DOMINGO - CRISTO REI DO UNIVERSO

20 de Novembro de 2016-Ano C

1ª Leitura - 2Sm 5,1-3

Salmo - 121

2ª Leitura - Cl 1,12-20

Evangelho - Lc 23,35-43




PRIMEIRA LEITURA
As 12 tribos de Israel vieram de uma só vez ao encontro com Davi, e todos reconheceram que ele havia sido o escolhido por Deus para ser o rei de israel.
Precisamos reconhecer Jesus como o nosso único Rei. Aquele que governa o mundo e a nossa vida, todos os nossos passos. Feliz do homem e da mulher que entrega a sua vida nas mãos de Deus!
 
SALMO
Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!
É com alegria que devemos nos dirigir a casa do Senhor, o nosso Rei, e não com sentimento de obrigação. A nossa disposição ao nos reunirmos na missa para adorar o Senhor em nome de Jesus o Rei do Universo, deve brotar de dentro de nós, deve ser espontânea, com toda boa vontade, pois isso é o nosso dever e nossa salvação!

SEGUNDA LEITURA
Todos os reinos da Terra de ontem e de hoje, os presidentes, os reinados dos poderes materiais, tudo isso junto é nada diante do poder de Jesus. Poder este que lhe foi dado pelo Pai, por que Deus quis habitar nele com toda sua plenitude. Pois somente Jesus tem o poder de nos libertar da escravidão do pecado.
Caríssimas e caríssimos. Deixemos que Jesus, seja o nosso único Rei, deixemos que Ele governe a nossa vida, que Ele dirija os nossos passos nessa caminhada terrestre, rumo a casa do Pai. 


EVANGELHO

Durante todo este ano litúrgico que chega ao seu final, nós tivemos momentos alegres, mais também sofremos. Porém, o melhor de tudo é que tentamos ser cristãos, tentamos ser autênticos, não desistimos de continuar seguindo Jesus, o nosso Rei.
Neste domingo comemoramos Jesus, o único e legítimo Rei, o Rei do Universo inteiro!
Zombaram dele quando estava pregado na cruz.
A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!
Pregaram no topo de sua cruz, uma placa contendo 4 letras: I.N.R.I. Em hebraico, a letra “I” tem som de “J”. Assim, lemos:  Iesus (Jesus), Nazareno, Rei dos Iudeus( Judeus).
Fizeram isso para zombar daquele que disse, “Eu e o Pai somos um”. Daquele que segundo os incrédulos, não passou de um impostor, se fazendo de Rei, principalmente no dia em que entrou em Jerusalém montado em uma jumenta, sendo aclamado como Rei.
Porém, um dos condenados que estava junto a Ele, também pregado em uma cruz, protestou, e reconheceu sua divindade, e fez uma bela oração, para a qual Jesus atendeu na hora, perdoando os seus pecados e prometendo-lhe o paraíso!
Aquele malfeitor reconhecendo-se pecador, reprendeu o seu companheiro, afirmando que eles mereciam estar ali crucificados. Porém, Jesus era inocente. Ele acreditou que Jesus era realmente o Filho de Deus e não merecia aquele castigo cruel! Então aquele homem fez uma oração ao vivo, dizendo!
Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado.
E a resposta de Jesus foi a mais desejada, a mais pronta e imediata:
Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.
Que maravilha! Deve ter pensado aquele condenado por ter salteado, roubado e talvez até matado... Ele foi perdoado bem ali, direto, sem terceirização, sem intercessão, pelo próprio Rei do Universo!
E nós? Quantas vezes temos o direito de nos reconhecermos pecadores e pedi o perdão do Pai? Infinitas vezes! Não tem limites.  Foi o próprio Jesus quem o disse: setenta vezes sete, significa infinitas vezes.
O reinado de Jesus é diferente de qualquer um que já existiu sobre a Terra. Não é um reinado da tirania, da opressão e do medo, nem da falsa democracia. Muitos povos já derrubaram governos ditatoriais, e no lugar instauraram governos também autoritários, governos da plutocracia, (governos do poder econômico) governos de falsa democracia. Pois no fundo de toda essa hipocrisia democrática, quem realmente está mandando, é o poder econômico, são as organizações ocultas, os jogos de interesses, enfim, quem governa é o egoísmo dos injustos causador de uma ordem econômica injusta, a qual por si, produz muita violência, porque os menos favorecidos irão correr atrás do prejuízo.
Estamos falando dos efeitos negativos da riqueza. Não temos nada contra os nossos irmãos ricos. É graças a eles, que temos emprego. É graças ao dinheiro do imposto que eles pagam, que temos escolas, hospitais, segurança, etc. São eles que aceleram o progresso no mundo inteiro. É preciso reconhecer, que os ricos são muito importantes para a nossa sobrevivência.  Porém, como tudo na vida, a riqueza trás em si, um grande efeito colateral. A violência.
E a violência acontece exatamente porque: Se o reinado do poder público não promove a justa divisão da renda nacional, aqueles que ficam na miséria e no desespero, buscam fazer justiça com as próprias mãos. Assim temos: assaltos, invasões de residências, saidinhas de banco entre muitas outras formas predatórias em busca da sobrevivência.
O reinado de Jesus é contra tudo isso! O reinado de Jesus é um reinado da partilha, da misericórdia, da justa divisão da renda, do pleno emprego, de atenção aos necessitados, aos miseráveis, sem tetos, sem comida...
É por isso que o reinado de Jesus não é causador de violência. Porque se todos têm onde morar e o que comer, não têm motivo para ninguém atacar e assaltar para buscar o seu sustento.
Desse modo, reinará a PAZ na sociedade, por que O AMOR DE CRISTO NOS UNIU.
Porém, infelizmente, falar em uma coisa dessa para o mundo de hoje, vai incomodar, pois vão dizer que isso não passaria de um sonho, de uma UTOPIA. Sabe porquê? Porque os que têm muito não querem abrir mão dos seus direitos, não querem partilhar com os demais, mas sim, só querem mais e mais para si, e os pobres que se virem!
Porém se esquecem ou não o sabem, que esse modelo de reinado, funciona como um  BUMERANGUE.  Ele se volta contra eles mesmo. Eles não terão a paz desejada, pois os miseráveis vão à luta para conseguir o que comer e o que se vestir.
Não se trata de estimular o roubo, o assalto, mas sim, só estamos RETRATANDO, DIAGNOSTICANDO, segundo a sociologia, as causas da violência no mundo atual.
Haverá paz no mundo, quando todos tiverem comida, roupa, atendimento médico, escolaridade eficiente, e uma vida com dignidade.
O Rei Jesus não veio ao mundo para ser servido, nem se servir de nós, como o fazem aqueles que precisam dos nossos votos para se instalar no “poder real”.
A realeza de Jesus é composta de perdão, sem vantagens e sem privilégios, sem domínio, é um reino de bondade que perdoa a prostitua e ao ladrão arrependido, seu governo não precisa de decretos, pois é regido pela LEI DO AMOR. AMOR A DEUS, E AMOR AO PRÓXIMO.
É assim que funciona o reinado de Jesus Cristo, aquele que optou pelos pobres. E é por isso que o cristão é uma pessoa que incomoda!


Tenha um bom domingo. José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário