.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

“Amai-vos como Jesus amou”- Claudinei M. Oliveira.


 



Sexta-feira, 11 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 15, 12-17

            “O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra, aleluia!” (Ap 5,12)
            O evangelista João destaca sempre a palavra amor. Podemos até afirmar que João  escreveu o Evangelho do amor. Não iremos encontrar  relevância do amor nos outros evangelista quanto em João. Mas, sua tese baseia na unidade da comunidade a partir da vivência do amor.
            Para dar segurança nos seus escritos João fundamenta sua teoria na vida de Jesus. Não tem outro sujeito corajoso, perspicaz e audacioso do que Jesus. Ele revelou com dignidade o amor e expressou com tenacidade para todos verem e copiá-lo.  Jesus é o amor verdadeiro. Jesus é o tronco da videira que alimenta os ramos para produzir frutos bons, Jesus é o encantador pela sua fala, pelo seu trabalho e pelo seu legado.
            Depois de mostrar o caminho a ser trilhado com maestria, Jesus  vai deixar saudade em sua comunidade. Seus amigos verdadeiros foram aqueles que ouviram seu chamado, abandonou tudo, e partiu para a missão. Por isso  Jesus os chama de amigos. Não levaram nada a não ser a vontade de mudar de vida e construir o Reino da justiça com veemência. A missão visualizada por Jesus era  clarear aos olhos de todos a necessidade de amar. Amar sempre. Amar sem nada em troca. Amar verdadeiramente.
            Jesus proclama aos discípulos a bem fazer do amor na sua plenitude, amai-vos uns aos outros como vos amei. Jesus recebeu o amor do Pai e por sua natureza divina repassou este amor aos seus amigos, pois, aquele que vive o ensinamento do amor, conhece Jesus e torna-se amigo. Sim amigo e não servo. O servo executa serviço mecanicamente, o amigo compromete-se com o outro, dá sua vida para salvar o outro, coloca-se a disposição com único objetivo: trazer a felicidade e o amor para o irmão marginalizado.
            Claro que os discípulos não queriam perder visualmente o melhor amigo que era Jesus. Ele era simpático e determinava a caminhada com destreza. Todos adoravam o Mestre. Ficar longe do Mestre e ter que seguir o caminho  sozinho não era tarefa fácil. Com certeza, caminhar com Jesus era maravilhoso, era cheia de graça e cheia de vicissitude. Agora percorrer as trilhas sem o ponto de referência visível era chocante. Mas, Jesus os preparava muito bem e afirmava: “o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá”. Logo, eles não estariam sozinhos, pois tinham apoio do Deus Supremo nas ocasiões necessárias e conflitantes.
            Enfim,  João termina o Evangelho firmando que todos devem amar uns aos outros como Jesus amou, somente assim que o mundo torna-se viável para assentar os irmãos na graça de Deus e ver a plenitude do amor reinar. Amém.
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário