.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 5 de agosto de 2012

Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. - Missionários Claretianos



Sábado, 18 de agosto de 2012
19ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Agapito de Palestrina (mártir), Alípio de Tagaste (bispo), Dagano de Iniskin (bispo), Ivan de Ayrshire (eremita), Firmino de Metz (bispo), Floro e Lauro (mártires em Constantinopla), Helena (viúva, mãe do Imperador Constantino Magno), Hermes, Serapião e Polieno (mártires), João e Crispo (mártires), Leão e Juliana (mártires), Máximo e Próculo (mártires).

Primeira leitura: Ezequiel 18, 1-10.13.30-32
Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta. 
Salmo responsorial: 50, 12-15.18-19
Ó Senhor, criai em mim, um coração que seja puro! 
Evangelho: Mateus 19, 13-15
Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. - Missionários Claretianos


A sinceridade e o entusiasmo das crianças contrastam com a atitude dos fariseus, seus opositores, que na cena anterior buscam complicar a vida de Jesus, ao apresentar um dilema jurídico sobre o divórcio. A sociedade em que Jesus vive é tremendamente conservadora e fechada, por isso qualquer abertura para o novo era muito difícil.
Esse conservadorismo era muitas vezes encoberto por uma aparente erudição, como faziam os fariseus, ou com uma seriedade, como faziam seus discípulos. As crianças se aproximam para receber as bênçãos e orações de Jesus; a exagerada reação dos seus seguidores evidencia até que ponto eles mesmos estão tomados pelos mesmos preconceitos e interesses da cultura dominante de seu povo.
A proposta de Jesus, ao contrário, fortalece uma aproximação entusiástica e sincera ao evangelho, correspondente à recepção de uma boa e nova notícia. O evangelho de Mateus mostra os “pequenos”, ou seja, as pessoas que vivem profundamente da fé na simplicidade da atividade cotidiana, como modelos da vida cristã. Assumir uma atitude de sinceridade e entusiasmo tendo como base a boa nova do evangelho, eis uma bela atitude de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário