.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

“Já te conhecia Natanael!” - Claudinei M. Oliveira.



Sexta - feira, 24  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Jo  1,45-51

            O Evangelho de hoje narrado por João coloca Jesus no centro dos marginalizados da Galileia bem distante do centro do poder decisório de Jerusalém. Lá se encontra Felipe que fica deslumbrado ao deparar com Jesus,  como está escrito na Lei de Moisés. Sua inquietude é  grande, e conta-se para Natanael, homem preconceituoso que tem o  pensar e tem as mesmas práticas dos poderosos da Judéia, que o  interpela: “De Nazaré pode sair coisa boa?” (v. 46).
            Natanael tem o mesmo ideário dos membros do Sinédrio: condenar Jesus de Nazaré para não instruir o povo. Dessa forma os poderosos poderiam continuar explorando livremente  os pequenos sem ser questionado. Jesus representava para os grandões percalços no caminho, o jeito mais fácil de safar do Mestre era a condenação radical.
            Mas surpreendentemente  Natanael encontra-se com Jesus e fica  pasmo quando Jesus afirma já conhecê-lo. Quando Jesus afirma que o conhece debaixo da figueira Natanael simbolicamente representa  o povo de Deus de Israel,  a espera  de alguém que revele quem é o ser humano e quem é Deus. Assim, a angústia dos israelitas era conhecer a ação do Senhor  na pessoa  Jesus Nazareno. Questionavam-se: Como pode esperar alguém especial de uma cidade tão pobre nascido no seio de uma família pobre sem tradição no meio social?  Mas era a pura verdade, Jesus nasceu pobre e ensinou aos pobres e quem quisesse ouvir preceitos de vida e de transformação.
            Natanael significa “dom de Deus”  e representa toda a pessoa a ser chamada para ver “as coisas maiores”.  Descobrir quem é esse Deus que foi capaz de criar o mundo e colocar seu povo escolhido, mas por orgulho e ganância  deixou o mal penetrar no meio social e destruir a bela criação. Descobrir o Deus da vida significa vivenciar as magnitudes divinas para saborear os belos paladares da vida eterna ao lado do Pai Celestial.
            João termina o Santo Evangelho afirmando: “vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. (v 51)  Assim descrito no livro de Gênesis ( cap. 28, 10-22) Jacó sonhou com uma grande escada que unia o céu à terra. Os anjos subindo e descendo por essa escada serviam de intermediários entre Deus e a humanidade. A partir deste momento, Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade. O céu não está mais fechado, pois Jesus vai dar a conhecer plenamente o Deus invisível. (ver, O Caminho da Vida de José Bortolini, p. 31)
            Desse modo quantos Natanaéis existem hoje condenando Deus ou fazendo parte do poder imperante que tem uma missão diferente de Deus? Quantosnatanaéis enfrentam diariamente o poder da palavra divina com blasfêmia, virilidade, indignação e repulsa? Entretanto, como Jesus já conhecia Natanael, o homem perverso, também conhece por dentro cada  um e cada uma. Não adianta esconder D’le. Ele tem o poder dos céus. Cabe a cada homem tentar  seguir  o caminho reto para quem sabe um dia subir pelas escadas dos anjos até ao paraíso.             
            Portanto, Deus conhece muito bem seu povo. Chama cada um pelo nome. Sabe de cada desejo. Tem plena certeza do querer de cada um. Logo, não hesite em abraçar a causa de seguir  pelas regras do amor, da fraternidade e da justiça, pois somente assim que eleva-se o pensamento para perto de Deus e viverá para sempre junto D’ele. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário