.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

“O empregado fiel e o empregado infiel” - Claudinei M. Oliveira.




Quinta - feira, 30  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Mt  24,42-51

            No Evangelho de hoje Mateus dá uma dura na sua comunidade. Adverte os membros para continuar no caminho certo, pois ninguém saberá  o momento em que vai ser chamado para ao Pai.  Caso o filho faça sempre as coisas certas, ou seja, viver para alegria da comunidade, na ajuda mútua, no respeito e na simplicidade,  ao chegar o seu momento de partir  tudo estará garantido no reino dos céus; caso contrário, “vai chorar e ranger os dentes de desespero” (v. 51)
            Com esta explicação Mateus espera que sua comunidade possa viver abertamente para o feitio da solidariedade. Todos da comunidade devem ser bem tratados, e cada membro deve observar atentamente os ensinamentos para colocá-los em prática.
            O empregado fiel é aquele que ama e tem atitude solícita na comunidade. Sabe e compreende o que cada pessoa a sua volta esta necessitando. Tem iniciativa para colocar a disposição e ajudá-lo  naquilo que for preciso.
            O empregado fiel não está preocupado em que momento o patrão vai chegar. Cumpre as ordens com maestria, sabe conciliar sua vontade com a realidade e não vai além do que for estabelecido.
            Assim, todos os membros da comunidade devem seguir. Terem a cumpricidade  de satisfazer o outro sempre. Não se equivocarem em fazer as coisas pensando em si, mas no Todo. Assim, a recompensa será boa no final do expediente.
            Já o empregado infiel não terá vez no céu. Ele vai gabar-se de astúcia nada conveniente; ele pensa em si e esquece-se da partilha; consome o suor alheio em proveito próprio, ou seja, não cumpre corretamente sua ação.
            O exemplo a ser seguido deve ser a do empregado fiel. Deus criou o mundo para o homem usufruir corretamente, mas  o  homem não vive só. Tudo que fazer para si deve corresponder a todos para que a prática do bem seja efetivada.
            Viver neste paraíso criado por Deus consiste sempre agradecer e bendizer  as graças  recebidas. Não ter vergonha e medo de falar deste maravilhoso patrão que é Deus. Ele confiou às mãos de seus servo-empregados fiéis à missão de levar a boa-notícia para a humanidade. Então falar bem do reino de vida e de liberdade é o papel de cada filho. Olha que não tem limite e nem barreira para enaltecer a bondade divina.
            Contudo, o homem deve ficar atendo para fazer as coisas retas e certas sempre.  Não desviar do caminho. Lógico que sempre vai aparecer distração coloridas para confundir o caminhar, mas nada deve ser maior do que o serviço a favor do reino da justiça.
            O resultado  da ação do empregado fiel será a bondade e a caridade. Para tanto, o homem não deve deixar sobressair uma consciência exploradora e aproveitadora, mas uma consciência participativa, acolhedora e amiga. Assim, o reino da justiça está à espera.
            Portanto, busque a verdade e confia na missão deixada pelo Criador: cuidar da vida e das pessoas para o bem e nada de encher o ego com volúpia indesejada. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário