.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

--O que Deus uniu o homem não separa -- José Salviano



Sexta  - 17/08/2012 

Jesus fala sobre o divórcio

Mt 19,3-12

         Os  fariseus fizeram a seguinte pergunta tentando conseguir alguma prova contra Jesus: 
“ Será que pela nossa Lei um homem pode, por qualquer motivo, mandar a sua esposa embora?”
É importante lembrar que naqueles tempos a mulher não tinha nenhum direito, ao contrário, o marido tinha plenos poderes sobre a mulher, a qual era apenas um objeto de procriação, em uma sociedade patriarcal. Portanto, o marido tinha o direito de largar ou deixar a mulher em casos de: adultério,  prostituição, falta de habilidades em cozinhar ou o uso de vestimentas, como o véu.   
Jesus respondeu àquela pergunta lembrando o trecho das escrituras, onde diz que: “... o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa." Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu”. 
Olhando os casais do mundo de hoje, notamos que muitas são as causas das separações: Traição, situação financeira, descuido com as aparências tanto por parte dela como dele, influência indevida dos familiares, entre outras.  Porém a causa  mais grave, é a falta de amor fraterno, a falta de uma vivência cristã, a falta de fé, a falta de Deus nas mentes dos casais. Porque se os cônjuges estão conscientes que tanto ele como ela é a pura representação do seu semelhante, que outro é o seu próximo, que se trata de uma pessoa filha de Deus, portanto sua irmã, seu irmão em cristo além de ser esposa ou marido. Se ambos entendessem assim, tudo seria diferente. Ambos pensariam dez vezes antes de fazer uma observação crítica sobre o comportamento do outro para não ofender, pois todo aquele relacionamento estaria ocorrendo de acordo com dos ensinamentos de Jesus Cristo: “ trate o outro como você gostaria de ser tratado”.
Porém, infelizmente, o que temos hoje em sua maioria, são uniões puramente carnais frutos da atração sexual, sem o mínimo de religiosidade, onde Deus fica de fora de tudo o que acontece na vida dos dois jovens sem limites. Isso sem pensar ou dizer, o que acontecerá com os frutos daquela  união sem Deus, onde os filhos ao ver e viver aquela vida desprovida de qualquer religiosidade, uma vida sem orações, onde não se ouve a palavra de Deus, onde não se respeita os direitos uns dos outros, onde ninguém vai à missa...
O resultado dessas uniões sem Deus, está nos noticiários diariamente: Ele matou a amante, ou a namorada, por não aceitar o fim do relacionamento. Ela o matou  por que foi traída.  O padrasto estuprou a filha da mulher da sua segunda união conjugal.         
         Meu Deus! Onde vamos parar com isso? Como será o futuro quando esses jovens filhos dessas “famílias”, (se é que podemos chamá-las de famílias),  tiverem constituído suas famílias, digo suas uniões?
Jesus. Vem aqui! Jesus não nos abandone!  Sabemos que vós quereis a felicidade de todos!...   
Jesus quer que: maridos e mulheres tenham direitos iguais em tudo, pois todos somos filhos de Deus.
Naqueles tempos o marido tinha plenos poderes sobre sua mulher. Hoje, está acontecendo o mesmo, porém de forma bem pior. Os machos se acham com o direito de “ficar” com suas fêmeas mesmo contra a vontade delas. Caso contrário, elas morrem.
Que fazer?  Pastorais da família, orações pelas famílias, encontro de casais e que mais?
Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário