.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Transfiguração do Senhor (Festa) – Missionários Claretianos



Segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Transfiguração do Senhor (Festa) – Missionários Claretianos

Santos do Dia: Agapito de Roma (companheiro de Felicíssimo, mártir), Estêvão de Cardeña e Companheiros (monges, mártires), Felicíssimo de Roma (diácono, mártir), Hormisdas (papa), Jucelino (eremita), Justo e Pastor (mártires, foram martirizados na Espanha quando ainda eram meninos), Osvaldo de Nortumbria (rei), Tiago, o Sírio (eremita).

Primeira leitura: Daniel 7, 9-10.13-14.
Sua veste era branca como neve.
Salmo responsorial: 96, 1-2.5-6.9.
Deus é rei, é o Altíssimo, muito acima do universo!
Segunda leitura: 2Pedro 1, 16-19.
Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu.
Evangelho: Marcos 9, 2-10
“Este é meu Filho, escutai-o”

Que traços compartilham estes três personagens tão diferentes entre si? O mais destacado é o lugar: uma montanha que se eleva acima das planícies da Galiléia. A elevação é símbolo do encontro com a transcendência. Moisés e Elias são os únicos profetas que receberam revelações na “montanha de Deus”. Sua presença junto a Jesus significa precisamente a centralidade do evangelho do Reino: a mensagem da lei com Moisés e a mensagem profética com Elias.
O símbolo das vestes resplandecentes recorda os símbolos batismais do vestido novo e branco. O rosto brilhante recorda a aparência de Moisés ao descer do monte com as tábuas da Lei. Que significado pode ter estes símbolos?
Primeiramente, o lugar destacado e central na vida cristã. Em segundo lugar, a importância do evangelho para compreender a Lei e os Profetas. Em terceiro lugar, a urgência de se deixar transfigurar pela presença de Jesus na vida cotidiana e não se deixar enclausurar numa das três tendas mencionadas por Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário