.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. - José Salviano



32º DOMINGO TEMPO COMUM


11 de Novembro de 2012



Evangelho - Mc 12,38-44


Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros.

Introdução

         Jesus estava diante de uma grande multidão e sem nenhum medo Ele denunciava os defeitos dos doutores da Lei, aqueles que diante dos homens se apresentavam como puros e santos, porém nas horas vagas faziam coisas contrárias a tudo que ensinavam e se mostravam ser. Gostavam de aparecer, e se aproveitavam das viúvas, e por isso Jesus prometeu a eles a pior condenação.
Depois, Jesus estava sentado no Templo com os discípulos, e viram que muitos ricos depositavam grandes quantias como esmolas. Então chegou uma pobre viúva
que deu apenas duas pequenas moedas. Então Jesus disse aos discípulos:
“Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.
          Jesus havia ordenado aos  seus discípulos que O preferissem acima de  tudo e lhes propôs que renunciassem a todos os bens por  causa dele e do Evangelho. Para fortalecer esta proposta de entrega total a Deus, Jesus mostrou como exemplo de doação, aquela pobre viúva de Jerusalém que, de sua indigência, deu tudo o que possuía para viver, sem se preocupar com o dia de amanhã, pois depositava toda sua confiança e esperança na proteção de Deus.
         Prezados irmãos. Se não optarmos pelo desprendimento das riquezas não conseguiremos entrar no Reino dos céus. Pois se somos fiéis ao seguimento de Cristo devemos dirigir retamente nossas preferências vitais de forma que, por causa do uso das coisas mundanas, dos bens materiais, do deleito ao conforto,  por causa do apego às riquezas contra o espírito da pobreza evangélica, não sejamos impedidos de tender à perfeição da caridade, e de um dia merecer a eterna glória.

         Jesus destacou o comportamento daquela pobre viúva, elogiando-a pelo seu gesto de total entrega, mostrando aos discípulos e a nós hoje, que a verdadeira felicidade não reside na riqueza, mais sim na pobreza de espírito.
Bem-aventurados os pobres em espírito" (Mt 5,3). As bem-aventuranças revelam uma ordem de felicidade, de gra­ça, de beleza e de paz. Jesus celebra a alegria dos pobres, a quem já pertence o Reino. É o antegozo das alegrias celestiais, por causa da sua decisão de preferir as riquezas espirituais, em vez das riquezas materiais.
         Os ricos deram o dinheiro que eles tinham de sobra. Enquanto aquela pobre viúva deu tudo o que possuía, e por isso fez o melhor investimento. Os ricos que encontram sua alegria nos seus bens procuram o poder terreno, ao passo que o pobre de espírito busca em primeiro lugar, o reino do céu, como fez aquela viúva, investindo na vida eterna. Ela abandonou-se nas mãos de Deus, sem nenhuma reserva. Confiou plenamente na providência do Pai, depositando tudo o que tinham, sem nenhuma preocupação se iria ficar  sem nada no dia de amanhã. Isso é confiança total em Deus a qual nos predispõe para a bem-aventurança por sermos pobres. Por isso veremos a Deus.
         A viúva, ao contrário dos ricos, era, portanto, pobre em espírito, pois a "pobreza em espírito" é uma  humildade voluntária de uma pessoa que se entrega a Deus em atitude de  renúncia plena, como deveria ser a renúncia dos discípulos, dos sacerdotes, e de cada um de nós que realmente atendemos ao chamado de Deus para libertar o mundo da escravidão do pecado, através da catequese. Agindo assim, estaremos imitando a  Cristo, O Filho de Deus que se despojou de seu poder, de sua riqueza, se fazendo pobre como nós, para nos enriquecer em graças e santidade.

         O mundo de hoje através da mídia nos apresenta uma felicidade falsa, mediante o consumo desenfreado de celulares, computadores, câmeras, jogos, e outros produtos de curta duração, para acelerar a economia, e o pleno emprego. Porém, somente o  desejo da felicidade verdadeira liberta o homem do apego imoderado aos bens deste mundo. Felicidade que se realizará na visão e na bem-aventurança de Deus. "A promessa de ver a Deus ultra­passa todas as bem-aventuranças. Na Escritura, ver é possuir. Aquele que Vê a Deus obteve todos os bens que podemos imaginar.
          Para nós, os escolhidos, resta-nos lutar, com a graça do Alto, para alcançar os bens que Deus promete. Para contemplar a Deus, os fiéis de Cristo mortificam sua concupiscência e supe­ram, com a graça de Deus, as seduções da riqueza, do conforto e do poder.
         Não se trata de abandonar tudo e ir morar em uma caverna. Porque precisamos e merecemos uma vida digna, com alimentação e moradia decentes; porém, o que o Evangelho nos fala hoje, é para não nos apegar exageradamente à riqueza e ao conforto nos esquecendo que tudo isso é passageiro como o faz os ricos.
         Podemos até ser ricos. Porém sem nunca nos esquecer que  o desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. Pois Bem-aventurados são os pobres de espírito.

José Salviao.

8 comentários:

  1. A REFLEXÃO QUE ENCONTRO NESTA PAGINA É MUITO IMPORTANTE PARA CLAREAR MINHAS IDEIAS PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA, AGRADEÇO DE CORAÇÃO E PEÇO QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE, MARCELINO

    ResponderExcluir
  2. Agradeço este comentário que li, pois, servirá como reflexão na nossa celebração. Obrigado! Paz e bem da parte de Jesus nosso eterno amor.

    ResponderExcluir
  3. Sou ministro da eucaristia e presido a celebracao na minha comunidade pela manha e essa partilha e muito benefica pra nos.Que o senhor jesus continui iluminando vc pra dar continuidade neste trabalho.

    ResponderExcluir
  4. José Salviano, não pude esperar o seu novo trabalho para este dia, estou preparando minha atividade para este dia porque estou atarefado. Só tenho que agradecer a Deus pelos seus trabalhos. Que Deus abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir
  5. José Salviano, não pude esperar o seu novo trabalho para este dia, estou preparando minha atividade para este dia porque estou atarefado. Só tenho que agradecer a Deus pelos seus trabalhos. Que Deus abençoe todos vocês.cês.

    ResponderExcluir
  6. José Salviano, não pude esperar o seu novo trabalho para este dia, estou preparando minha atividade para este dia porque estou atarefado. Só tenho que agradecer a Deus pelos seus trabalhos. Que Deus abençoe todos vocês.cês.

    ResponderExcluir
  7. José Salviano, não pude esperar o seu novo trabalho para este dia, estou preparando minha atividade para este dia porque estou atarefado. Só tenho que agradecer a Deus pelos seus trabalhos. Que Deus abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. José Salviano, não pude esperar o seu novo trabalho para este dia, estou preparando minha atividade para este dia porque estou atarefado. Só tenho que agradecer a Deus pelos seus trabalhos. Que Deus abençoe todos vocês.

    ResponderExcluir