.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós-Missionários Claretianos




Terça-feira, 16 de outubro de 2012
28ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Santa Hedviges, religiosa (Memória facultativa), Santa Margarida Maria Alacoque, virgem (Memória facultativa), Albino de Quimper (bispo), Ambrósio de Cahors (bispo), Anastácio de Cluny (monge), Balderico de Montfauçon (abade), Balduíno de Laon (mártir), Bercário de Moûtier-en-Der (abade), Bertrando de Comminges (bispo), Bolônia de Bolonha (virgem, mártir), Clara de Kilkeary (virgem), Dulcídio de Agen (bispo), Eremberta de Wierre (abadessa), Florentino de Trèves (bispo), Galo de Helpétie (abade), Geraldo Magela (religioso redentorista), Lulo de Mainz (monge, bispo), Magnoboldo de Angers (bispo), Martiniano, Saturiano (e seus dois irmãos) e Máxima (virgem) (mártires da África), Momolino de Noyon (monge, bispo), Saturnino, Nereu e seus 365 Companheiros (mártires), Vital de Moirmoutier (eremita).
Primeira leitura: Gálatas 5, 1-6
Observar ou não a circuncisão não tem valor algum; o que vale é a fé agindo pela caridade. 
Salmo responsorial: 118, 41.43-45.47-48
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça! 
Evangelho: Lucas 11, 37-41
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
A distinção entre pureza e impureza permitia diferenciar judeus de gentios, justos de pecadores e bons e maus. Entretanto, essa distinção não se inspirava em critérios éticos, mas em prescrições de pureza ritual e, sobretudo, em costumes de higiene. Isso produzia um desequilíbrio entre as exigências morais e costumes culturais, já que se dava mais valor a coisas puramente funcionais, e se perdiam de vista as exigências sociais da Lei.
Jesus faz um chamado a seus opositores para que não convertam um formalismo ritual em um critério para discriminar pessoas por sua condição social, racial, cultural, econômica ou religiosa. De fato, as pessoas pobres que trabalhavam no pastoreio ou na agricultura tinham pouca ou nenhuma possibilidade de cumprir essas normas de higiene e, por essa mesma razão, eram discriminadas da vida religiosa e comunitária.
Na atualidade enfrentamos problemas semelhantes, porque em nossa cultura as diferenças de classe social, as carências econômicas e a diversidade de raça são causas freqüentes de segregação e discriminação. Uma boa sugestão é você ver a possibilidade de se comprometer com a sua comunidade cristã para ajudar na construção de uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário