.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

“Eu sou o Caminho, disse Jesus”- Claudinei M. Oliveira.





Quinta-feira, 03 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 14,6-14

            O evangelista João apresenta uma frase célebre de Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.  Com estas  poucas palavras resume ao mesmo tempo a prática do Filho de Deus e a prática do da comunidade. O Verdadeiro Caminho para chegar ao Pai Celestial está no seguimento das ações de Jesus sempre voltadas para a justiça e o discernimento de um povo que busca a libertação da opressão em que está inserido. Somente Ele possibilita a saída do curral prisional dos lobos vestidos de carneiros para encontrar realidade acolhedora, digna de um cristão que sabe amar e viver na fé.
            Filipe foi um seguidor de Jesus que não entendeu a frase. Insistiu que Jesus mostrasse o Pai visível. Logo o Mestre o adverte:  Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?”. Não que faltava fé para Filipe, mas faltava a compreensão vivificadora no Jesus como extensão do Pai, Jesus não estava no mundo por acaso, Ele tinha um projeto para ser cumprindo e a primeira parte deste projeto foi a formação da comunidade composta de discípulos dispostos a conhecer a  sua pedagogia  e anunciá-la para a humanidade como fonte de vida eterna. Logo Jesus não é um homem qualquer, mortal por si, mas um Verbo que se fez carne e veio morar no meio da humanidade para fazer crescer o Espírito Santo do Deus Caminho,  Vida e Verdade.
A incredulidade presente no mundo de hoje leva à descabidas afirmações neste contexto. São muitos cristãos que pregam a mensagem da Verdade e do Amor, mas nos momentos complicados da vida ou no desconforto diário, distante da igreja, duvidam da existência de Deus. Sua fé esmaece por falta da concretude, não enxergam a graça de Deus na beleza da vida, tornam-se céticos momentâneos. Olha que são pessoas como Filipe que abraçou a causa do Santo Evangelho, mas deixaram  o encardido fazer morada em seus corações e os endureceu para Cristo.
Para tanto, quem conhece e vive as propostas de Jesus também conhece o Caminho, a Verdade e a Vida que é Deus. Os dois, como o próprio Jesus afirmou, são uma só pessoa. (o Pai e o Filho), logo quando expressa o desejo de Jesus  nas ações que Ele propôs também leva em si a plenitude do Deus vivificador.
A herança que o Mestre deixou  é o compromisso  em favor da vida para todos. Nada faltará  para aqueles que engajaram na luta pela vida, pois Ele mesmo afirmou: se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei”.Contudo, as portas foram abertas para quem acredita e quer mudar de vida. Jesus não deixará nenhum de seus irmãos isolados, pois o compromisso com a vida requer cuidado e atenção  para a consolidação.
Agora, se quiser ir mais longe e fazer como Filipe e Tiago no século I, dar a vida pelo Evangelho com o martírio, pode, nada impedirá, pois Jesus deu a sua vida por amor a humanidade, sendo o maior feitio do  amor de um homem para com todos. Louvado seja este Jesus bondoso e maravilhoso. Assim seja louvado. Amém.
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário