.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

“Jesus é a Luz”- Claudinei M. Oliveira.





Quarta-feira, 02 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 12,44-50

“Eu vim ao mundo como luz para que quem crê em mim não fique na escuridão”. Com estas palavras o evangelista João convoca sua comunidade para firmar crença na pessoa do Filho de Deus, pois Ele é o guia da humanidade que conduzirá todos para o bom  caminho e não deixará nenhum filho abandonado nas trevas.
A proposta de Jesus está na sua ação libertadora, sempre procurou dar vivacidade na vida e no alento do povo. Para sair das tentações e alcançar as fronteiras do amor, perdão e da bondade será necessário conhecer Aquele de deu a vida como compromisso com o Pai. Porém, não basta conhecer, ficar impressionado e fazer belos elogios, precisará concretizar o conhecimento de Jesus, agir do modo como Ele agiu sempre, levando em conta as necessidades do povo.
O povo na época de Jesus, como hoje, passava por privações e alienações. Não tinha autonomia no pensar e no agir. Sempre fazia a vontade dos “mandões” e pouca sobrava para dar decência à família ou ao grupo que pertencia. A maioria vivia sendo sugado  e na escuridão.
Deus, de modo espetacular, criou a humanidade para viver em harmonia e na paz, não para viver em conflito, na miséria e na especulação. Para tanto, Jesus veio ao mundo como Luz para dar claridade e seguimento verdadeiro para os cegos, às vezes, por cobiça, outras vezes por não terem a coragem de buscar a Luz, preferiram permanecer no crepúsculo, tropeçando em pedras, caindo nos buracos, mas tinham medo da Luz. Ora, era necessário sair da situação de humilhação, dar sentido à  vida, crescer junto ao novo Reino. Contudo, para consolidar a nova esfera da vida era necessário conhecer e crer no filho do homem. Conhecendo de perto e vivenciando seus projetos, com certeza, não andarão mais nas trevas do pecado.
Como conhecer a Luz de Cristo Ressuscitado? Como enxergar e crer no Filho do Deus vivo e poderoso? Como abraçar os projetos libertadores de Jesus?
Somente você pode dar uma resposta para as indagações, somente você sabe o tamanho da fé e do comprometimento como Cristo Libertador.. Não há uma resposta viável para absorver a Luz de Cristo a não ser o querer e o desejo de ver e morar numa sociedade justa e fraterna, cheia de ternura e bondade. Primeiramente, devemos crer, amar e viver o Santo Evangelho, não ter medo de ser apelidado de beato, não ter medo dos nomes pejorativos que irão lhe propor, mas ter a coragem de fazer o que pede os  ensinamentos da Lei de Deus. A Luz está para todos como o sol nasce e banha toda a terra, Jesus não quer ver o seu irmão subjulgado pelo poder operante e nem vê-los consumidos pelos vermes do poder do capital; Jesus quer ver todos seus irmãos banhado na Luz para o bem.
Para tanto, desconhecer Jesus e suas ações consiste em não amar e nem aceitar tudo aquilo que Jesus fez em nome de Deus. Deus quis mandar seu filho no meio do homem para habitar plenamente a vida do Verbo, Ele fez. Jesus mensurou a liberdade como meio de prover a dignidade e por isso foi morto, mas suas obras ficaram para a eternidade. Sejamos felizes ao lado de nosso Deus. Amém.
            Claudinei M. Oliveira.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário