.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados-Missionários Claretianos



Sexta-feira, 19 de outubro de 2012
28ª do Tempo Comum
Santos do Dia: Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e Companheiros, mártires (Memória facultativa), São Paulo da Cruz, presbítero (Memória facultativa), Altino de Orléans (bispo, mártir), Aquilino de Evreux (bispo), Cleópatra da Síria (viúva), Desidério de Lonrey (monge), Edvino de Kildare (abade), Eustério de Salerno (bispo), Fredesvinda de Oxford (virgem), Laura de Córdova (abadessa, mártir), Lupo de Soissons (bispo), João de Rila (abade), Pedro de Alcântara (franciscano), Ptolomeu, Lúcio e um companheiro (mártires de Roma), Teofrido de Carmery (abade), Varo de Upper e seis monges do Egito (mártires), Verano de Cavaillon (bispo), Verônico, Pelágia e Companheiros (mártires de Antioquia).
Primeira leitura: Efésios 1,11-14
Os que colocaram a sua esperança em Cristo, nele foram marcados com o selo do Espírito Santo. 
Salmo responsorial: 32, 1-2. 4-5. 12-13
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança! 
Evangelho: Lucas 12 1-7
Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
O ensinamento de Jesus insiste em três temas: Primeiro, frente aos fariseus que sobrepunham sua doutrina e depreciavam o que era bom e positivo em outros grupos religiosos. Jesus destaca que é melhor ser do que parecer. Não é suficiente parecer justo, mas sim agir coerentemente de acordo com as exigências da justiça. Segundo, o temor de Deus na Bíblia, não é um medo dele, mas um reconhecimento de seu poder para afirmar a vida, em particular quando é ameaçada pela violência.
O cristão deve ser consciente da presença do mal no mundo e do poder do maligno que tenta destruir o corpo e a alma. Terceiro tem: o cristão deve ter clareza que a memória de Deus restaura o que a história humana faz sumir no anonimato. O conjunto desses ensinamentos nos ajuda a entender como se contrapõe os valores do Reino com os da cultura vigente.
Enquanto o mundo atual valoriza a imagem publica, o evangelho exalta à coerência interna; enquanto o pensamento comum minimiza não dá muito valor à  justiça, o evangelho adverte sobre o alcance real da maldade no mundo. Podemos, sim, a partir da nossa cultura cristã, transformar os anti-valores que governam a vida social em valores de construção de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário