.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

--3º Domingo do Advento-Que devemos fazer? - J. Salviano


3º DOMINGO do ADVENTO

  
Evangelho - Lc 3,10-18


Que devemos fazer? 


Introdução

            As multidões perguntavam a João: Que devemos fazer? Dois representantes da sociedade daquele tempo, dispostos a iniciar sua conversão após ouvir os clamores de João Batista no deserto, o perguntaram. Mestre, que devemos fazer? Estes representantes daquela sociedade foram: Cobradores de impostos e soldados. 
            E as respostas de João eram sempre baseadas na Justiça e na caridade. Repartir com quem necessita, não ser corrupto, nem julgar o irmão, etc.

            Pois é. E hoje?  O QUE DEVEMOS FAZER?  Policiais estão sendo exterminados, crianças são encontradas em pleno lixo, crianças desaparecem, os hospitais estão matando os pacientes, café com leite sendo injetado nos idosos, sopa em vez de soro é injetado na veia, jovens são mortos... A saúde pública está um verdadeiro caos! Só consegue um tratamento digno quem pode ter um plano de saúde! e a pergunta é: O que devemos fazer? Ou, porque não estamos fazendo nada? Porque nos planos de governo dos candidatos não há nada de eficaz para resolver o problema da segurança?
            Nossos jovens precisam de ensino técnico, que lhes garanta emprego com salário justo que lhes darão uma vida decente.  Nossos jovens precisam de emprego para não precisar assaltar, e nem recorrer à venda de drogas para sobreviver. Nossos jovens precisam de laser sadio baseado nas atividades físicas e mentais, nossos policiais precisam de salários que lhes garantam a sobrevivência de sua família, nossos representantes não precisam ser corruptos pois seus salários são altos...  ...e  a pergunta é: O QUE DEVEMOS FAZER?
            O Brasil precisa investir na educação. Por que toda mudança na sociedade deve começar pela educação. A Coréia era um país pobre, hoje não é mais.(Ano de 2012). Por que? Porque a Coréia investiu na educação. Educar é investir no homem, é investir no futuro do país. Mas tem de ser uma educação que não se resulta apenas em conhecimentos e tecnologia, mais sim, também em valores, de preferência, valores cristãos. Valores que resgatem a dignidade da pessoa humana, valores que mostram que amar a Deus e ao irmão não é apenas uma imposição de Deus, mais, uma necessidade fundamental e indispensável  à sobrevivência humana. Pois a nossa felicidade está diretamente relacionada com a nossa convivência com Deus e com o Próximo.     
            A alegria da chegada do Natal não pode ser ofuscada pelos acontecimentos que diariamente deixam muitos e muitas com lágrimas nos olhos, ao ver o filho ou a filha sendo enterrados. João Batista tem para cada um de nós uma mensagem de esperança e de otimismo, um compromisso de mudança de vida, uma proposta de conversão sincera.
            Não obstante os horrores mostrados nos noticiários, o cristão deve continuar firme na fé, e se alegrar no Senhor.  Apesar dos pesares que nos rodeiam, a comunidade cristã deve seguir alegre, orante e meditando a palavra de Deus, pois a palavra é sinal da presença viva de Deus entre nós.
            O povo perguntava a João Batista: O que devemos fazer? E João dava respostas baseadas em uma proposta de vida nova. 
            O que devemos fazer é a pergunta que cada um de nós deve fazer a si mesmo: O que eu devo fazer?
            O que o pai deve fazer quando descobre que o seu filho está envolvido com o mundo do crime? O que fazer quando se descobre que a filha está grávida?  Que fazer? Que fazer!
            Na verdade, esta pergunta deve ser transportada para algum tempo lá atrás. Pois toda  desventura e sofrimento dos nossos dias começaram em dias idos, ou passados, quando muitos abandonaram os caminhos do Senhor, para seguir outros caminhos. Quando muitos  resolveram ignorar a presença de Deus no meio de nós, e seguir a sua vidinha resolvendo os seus problemas com seus próprios recursos: Com a sua raiva, sua força física, suas ofensas, sua injustiça, sua arma de fogo...
            Caríssimos. Mas nem tudo está perdido. É tempo de espera pelo Natal, é tempo de conversão. É tempo de rever a nossa vida e começar tudo de novo, tornando-nos um homem novo, uma mulher nova, deixando que Deus administre a nossa caminhada.
Tenhamos coragem! A coragem de mudar. Coragem de mudar de vida!

 Bom domingo.  Salviano.

Um comentário:

  1. boa tarde Salviano
    muito sabia sua reflexão , parabens , me ajudou muito.
    um grande abraço
    luzia

    ResponderExcluir