.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

--Santos são todos aqueles que estão preparados para serem finados - J. Salviano


Todos os Santos - Solenidade

4 de Novembro de 2012 

Evangelho - Mt 5,1-12a


Bem-aventurados os pobres em espírito.

Introdução

Santos são todos aqueles que estão preparados para serem finados.

         No dia de finados, refletimos sobre a nossa morte, realidade fatal e inevitável. A liturgia deste domingo é muito rica. Ela nos apresenta uma reflexão sobre a santidade
         Desta forma, somos convidados a dar uma olhada na nossa espiritualidade, na nossa vida prática com relação a  Deus e ao irmão. Vamos refletir sobre Todos os Santos.        
         Dom Henrique Soares escreveu muito bem a respeito da santidade. Diz ele literalmente:
A nossa fé nos ensina que somente Deus é Santo. Na Bíblia, "santo" significa, literalmente, "separado". Deus é aquele que é separado, absolutamente diferente de tudo quanto exista no céu e na terra: Ele é único, Ele é absoluto, Ele sozinho se basta, sozinho é pleno, sozinho é infinitamente feliz. Ele é Deus! Por isso, Santo, em sentido absoluto, é somente o Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo. A Jesus, o Filho eterno feito homem, nós proclamamos em cada missa: "Só vós sois o Santo"; ao Pai nós dizemos: "Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade"; ao Espírito nós chamamos de Santo.
Mas, a nossa fé também nos ensina que este Deus santo e pleno, dobra-se carinhosamente sobre a humanidade – sobre cada um de nós - para nos dar a sua própria vida, para nos fazer participantes de sua própria plenitude, sua própria santidade.”
Viu? Deus nos permite participar da sua santidade. Assim, na verdade, só Ele é santo, mais nós podemos também pegar uma “caroninha” na santidade. 
Através do Batismo nós fomos iniciados na santificação, pois fomos  "lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus".  Durante toda nossa vida, diariamente, Deus através de Jesus, nos chama a santificação.
         É o desejo de Deus que nós sejamos santos "Sede santos porque eu sou Santo" .
De nossa parte, a santificação é uma luta diária. Devemos pedir a Deus a sua poderosa ajuda para a nossa, santificação, pois depois da iniciação pelo Batismo, precisamos perseverar  na santidade  que começamos. A nossa santidade deve ser conquistada diariamente, minuto a minuto, pois a cada dia, a cada hora, cometemos pecados. Portanto, precisamos  purificar-nos de nossos pecados por uma santificação constante e sem cessar, através da caridade...  Recorremos, portanto, a oração, a leitura meditada, a reconciliação com Deus, a  Eucaristia,  para que esta santidade cresça e permaneça em nós.
Caríssimos. Tudo o que precisamos para a nossa santificação diária, esta na Igreja. Porém, se por acaso onde você mora  a presença de Deus não é marcada pela presença da Igreja, não desanime. Ame o senhor teu Deus de todo o teu coração, com todas as tuas forças, e segundo o teu entendimento. E ao próximo como a ti mesmo.
Quando cremos e amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, somos mergulhados no mistério íntimo de sua Divindade e no evento da salvação de nossa humanidade.
         No Pai Nosso Jesus nos ensinou  para que  pedíssemos ao Pai que santificado seja o seu nome, o nome de Deus. Mais quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo quem santifica? O verdadeiro sentido desta frase é que roguemos ao Pai pela conversão da humanidade toda, e assim todos reconheçam a Trindade Santa como um só Deus Uno e Trino. O que pedimos é para que os homens e mulheres, todos O adorem, e divulguem os seus infinitos poderes e sua imensa bondade para os demais viventes da Terra.
Como sabemos, só Deus é Santo, só Ele o altíssimo, Jesus Cristo com o Espírito Santo na glória de  Deus Pai, é a trindade Santíssima. Porém, já que Deus em sua bondade infinita nos deu a honra de participarmos de sua santidade, tornamo-nos santos, quando cremos, e meditamos sobre sua verdade trazida por seu Filho amado, quando praticamos a justiça e a caridade com toda esperança de um dia merecermos a glória eterna.
Entendamos então que ninguém é santo além da Trindade. A bem da verdade, aqueles que são denominados de santos são os menos indignos da presença de Deus, da Eucaristia, e da salvação eterna.
Santo é aquele que é separado. Separado não no sentido de isolado, excluído, tirado de lado, mais sim no sentido de escolhido. Exemplo: Escolher e separar as  frutas que estão maduras, as melhores, as  prontas para serem saboreadas...
Concluindo
Em outras palavras, santo é todo aquele que: é pobre em espírito, aquele que é despojado das riquezas, que não é apegado aos bens materiais, e das ilusões desta vida terrena, é aquele que vive segundo o espírito e não segundo a carne, e que busca a Deus em primeiro lugar.
Santos são  aqueles que estão aflitos, por causa da injustiça dos poderosos ou dos demais irmãos.

Santos são os mansos, não os bobos, covardes, mais sim aqueles que sofrem com resignação e confiança na providência divina, e que promovem a paz na  Terra.

Santos são todos aqueles que têm fome e sede de justiça, porque não podem pagar um advogado que  os defenda das acusações e desmandos, por exemplo: dos baixos salários por muitas horas de trabalho duro, etc;

Santo é todo aquele que é misericordioso para com o seu irmão pobre, a esses Jesus garantiu que também  alcançarão a misericórdia do Pai. Desse modo, entendemos, que pela misericórdia, nossos pecados veniais, serão perdoados.

Santos são os puros de coração, aqueles que não têm malícia, que não pensa nem fala mal dos demais, que não julgam o seu irmão, etc;

Santos são todos os mártires principalmente os da Igreja, aqueles que foram e que estão sendo perseguidos por causa do nome de Jesus.

Santos serão todos aqueles que forem injuriados, discriminados, excluídos, ignorados, seja na comunidade cristã, seja na macro-sociedade, principalmente por seguirem a Cristo e anunciar seu Evangelho.

Atenção todos os santos que se enquadram nestes requisitos, alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Palavra da Salvação.

José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário