.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A missão do Espírito Santo”- Claudinei M. Oliveira.



06 DE MAIO


            Na reflexão do Santo Evangelho de João percebemos que a  missão de Jesus se completou com sua morte; Jesus provou com ações concretas que era possível viver numa sociedade justa e feliz, sem exploração e sem danos à vida dos miseráveis, tanto que morreu para provar o seu amor pela humanidade. Entretanto, disse aos seus discípulos que “quando vier o Espírito Santo da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, pois o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer... O Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês”.  Logo a missão do  Espírito Santo consistirá em conduzir a comunidade para toda a verdade do projeto de Deus anunciado nas palavras e gestos de Jesus.  
            Todavia, a missão do Espírito Santo será de interpretar o projeto de Deus para a comunidade e colocar vivacidade e discernimento no seio do povo unido a fim de chegar à salvação ou aproximar do mistério da ressurreição de Cristo. O Espírito não reproduzirá as ações de Jesus, pois já aconteceram e  são exemplos de seguimento, todo cristão conhece a dinâmica do projeto de Jesus, agora o que falta é colocar em prática a partir da realidade inserida, sempre voltada para vida, para o amor,  para a fraternidade e para a partilha. Um reino justo sem a partilha, o amor, a vida e a fraternidade não existe na totalidade do mistério de Deus, este reino sem vivacidade é morto e não expressa  o encantamento de Cristo pelo seu povo. O verdadeiro reino motiva e alinha o povo de Deus para o céu na mesma caminhada fraternal. 
            Neste sentido Jesus afirma para seus discípulos que subirá para o Pai, mas não os deixará, pois o  Espírito Santo, que movimenta na esfera da fé, emudecerá sempre novas maneiras de prosseguir no projeto da vida e do amor, ele encorajará e dará impulso seguro para novas conquistas. 
            A  ação do Espírito Santo de Deus vivificador  permeará no seio do cristão o desejo de ser fiel ao Pai, ao Filho e ao Espírito em todos os tempos. Mas como ser fiel a Deus? Como ser fiel ao projeto de libertação do Filho de Deus? Como seguir e ser fiel a proposta da fé como superação do afastamento do Pai?  Para ser fiel a tudo isso, basta atentar a ação do Espírito  Santo e abraçar a proposta de vida de Jesus. Ser fiel é mostrar para si mesmo o desejo de querer aceitar Jesus como procurador da fé e alienar-se nas suas ideologias, talvez não soe bem esta frase, mas entregar-se cegamente nos ensinamentos de Cristo é alienar-se completamente no Deus Vivo.
            Portanto,  “tornamo-nos verdadeiros cristãos quando deixamos tocar pela graça de Deus e nos tornamos portadores dela em benefício dos irmãos”, assim, assumimos o acolhimento do Espírito Santo  no batismo e confiamos na fé para ser contemplado na revelação divina. Saibamos entender a manifestação do Espírito em nossa vida nas pequenas ações do cotidiano. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário