.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

“EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO: AMEM-SE UNS AO OUTROS.” – Olívia Coutinho


 
V DOMINGO DA PÁSCOA

Dia 28 de Abril de 2013
 
Evangelho Jo,13- 31-35
 
O amor de Deus, infundido em nossos corações, é a fonte que nos sustenta e nos faz  ser sustento na vida do outro!
Quem ama verdadeiramente, ama com o amor de Deus, abraçando neste amor, até mesmo os inimigos.
O amor é a nossa primeira vocação, Deus nos criou por amor e para o amor!
É impossível encontrar a nossa plenitude sem a vivencia do amor! 
No amor, não existe meio termo, ama, ou não se ama. O nosso amor pelo outro,  tem que ser gratuito, do contrario não é amor, é apenas conveniência.
Fazer o bem ao outro, independente do que ele possa nos oferecer, é amar do jeito de Jesus: gratuitamente, nisto se consiste o verdadeiro amor!
São muitos, os que rejeitam o amor de Deus, para se entregarem aos “amores” do mundo que se fundamenta  em  troca, e não em  gratuidade! Estes, são incapazes de amar, porque se  fecham,  ao amor Maior.
O amor, não é um preceito e  nem  é algo que se impõe , o amor é entrega, é doação, é uma oferta de gratuidade que parte de dentro para fora.
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina com a própria vida, o caminho que devemos percorrer se quisermos de fato, permanecer Nele e com Ele: que é  o caminho do amor, que às vezes pode nos parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminho!
 O  ponto determinante de todos os  ensinamentos de Jesus sempre foi o amor, Jesus era movido pelo o  amor, por onde Ele passava exalava amor, todas  as suas ações se  convergiam  para o bem do outro e não o seu!
No final de sua trajetória, Jesus deixa grandes  exemplos  para quem  deseja fazer com Ele, o caminho de encontro ou reencontro com o Pai! No episódio do lava pés, Ele nos ensinou na prática, a viver o  amor serviço, ao  se inclinar, numa atitude de humildade, para lavar os pés dos apóstolos.  E já nos seus últimos passos, deixa-nos o exemplo do amor perdão, quando em  respeito a liberdade humana, não se defende da traição de um dos seus.
Certamente, o que doeu mais em Jesus, não foi a dor da  traição em si, e sim, a dor de conhecer o estrago que a ausência do amor, provoca no coração humano.
Concluindo a sua missão aqui na terra, Jesus chega a extremidade do amor:  traído, Ele  toma o caminho da cruz, como um cordeiro, que segue em silencio o caminho da dor, já  sabendo o que lhe reserva pela frente.
 Jesus partirá para o lugar de onde  veio, mas não quer se  separar dos seus amigos,  e,  para continuar unido a eles, deixa-lhes um mandamento novo, uma  síntese de  tudo que ele viveu.
A falta de  amor, separa o homem de  Deus, como separou  Judas, esta, provavelmente,  era a grande preocupação de Jesus: não  ver aconteceu com os demais, o mesmo  que aconteceu com Judas, que deixou se vender, trocando os valores divinos pelos “valores” do mundo, atitude esta, que nunca  levará alguém a um final feliz.
No findar de sua missão terrena, Jesus, divino e humano  é glorificado pelo Pai. O Pai glorifica o Filho, e  é glorificado Nele!
 Deus nunca  separa do  homem, pois Deus é amor, é a falta  de amor, que separa o homem de Deus! Daí, a insistência de Jesus, em querer que todos nós, filhos e filhas de Deus, vivamos no amor, inseridos  no coração de Deus, pois é este, o nosso verdadeiro lugar!
Jesus nos deixa um “mandamento,” no sentido de destacar  a importância do amor na vida de cada um, o que não se trata de uma recomendação e muito  menos de uma lei imposta por Ele , mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele.  
O mandamento novo, supera todos os mandamentos, ou seja, quem ama como Jesus nos ama, faz a vontade de Deus, por isto, observa os demais mandamentos.
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus  sem a vivencia do amor e o  que  Jesus nos pede, é que amemos uns aos outros, com o mesmo amor que Deus  infundiu em nossos corações, amor que só irá  aflorar, quando nos esvaziamos de nós mesmos!
O amor quando vivido na prática, gera vida onde a vida se desfaz, nos torna testemunhas vivas  do amor de Deus no mundo, nos possibilita  viver  a nossa humanidade de forma  divina!
O reino de Deus não se espalha através de cumprimento de normas, de rituais vazios e nem com propagandas, o Reino de Deus, se espalha pelo contagio do amor, pois amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, não entra em decadência.
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor! Onde não há amor não há vida cristã.
O nosso amor pelo outro, deve ser um amor que responda ao amor de Deus em nós!
Se somos filhos do amor, amor devemos ser!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

9 comentários:

  1. Maravilhosa esta reflexão! Me ajudou muito!
    Obrigada: Zélia

    ResponderExcluir
  2. Desde quando descobri esse site venho gostando muito das reflexões de Olívia. E isso aí! Gratuidade no amor. Um abraço, obrigado e obrigado. Armando.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa sua mensagem.. vai ficar bem mais fácil explicar aos catequizandos... Deus te guie! Caynara

    ResponderExcluir
  4. Leio sp suas reflexões e procuro enviá-las às amigas. Posso lhe garantir que elas tem ajudado muitas de nós. Paz pra vc tbém
    RITA

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a reflexão .. objetiva e realista, adorei .. Parabéns pelo Blog e por palavras tão lindas e sábias como esta . Dirlene

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esse evangelho como muitos outros é muito lindo, falar do amor de Deus me faz tão bem, tão calma que a gradeço a Deus por fazer parte da minha vida, e a você Olivia por dividir essa reflexão tão bonita com seus internautas. Parabéns, que Deus possa esta te abençoando sempre. Eliana Anjo

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI MUITO DA REFLEXÃO É ESSE AMOR DO JEITO DE DEUS QUE TRANSFORMA A VIDA DO HOMEM E MULHER DOS DIAS DE HOJE.ESSE AMOR QUE TORNARÁ NOVAS TODAS AS CRIATURAS

    ResponderExcluir
  9. O AMOR É O MAIS LINDOS DOS SENTIMENTO E DEUS NÃO FAZ DISTINÇÃO DE NENHUM DOS SEUS FILHOS AMADOS, TODOS INDEPENDENTE DE IGREJA E RELIGIÃO QUE CRÊ NELE SERÁ SALVO.O HOMEM É QUEM PROPÕE OS PECADOS QUE DEUS NUNCA MENCIONOU DEUS FEZ O MUNDO PARA VIVERMOS COM ORDEM E DESCÊNCIA SEM ESCALIZAR E NOS DEU LIVRE ARBITRIO PARA SEGUIMOS, AS PESSOAS SÓ SABEM JULGAR E SE ESQUECEM DO QUE SÃO SE REALMENTE SEGUEM O QUE DIZEM QUE ESTA NA BIBLIA EU TENHO O SENHOR COMO MEU ÚNICO SALVADOR E CREIO E ACEITO AS PESSOAS QUE AMAM INDEPENDENTE DE GENERO, SOCIAL, ETNIA ... O IMPORTANTE É NÃO VIVER NA HIPOCRISIA SE ESCONDENDO EM UMA PSDA RELIGIÃO E NÃO TENDO O AMOR QUE DEUS NO SEU MOMENTO DE SACRIFÍCIO DEIXOU.

    ResponderExcluir