.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 14 de abril de 2013

“TRABALHAR PELO PÃO QUE NÃO PERECE É PAUTAR A VIDA NO EXEMPLO DE JESUS!” - Olívia Coutinho


 
Dia 15 de Abril de 2013
 
Evangelho de Jo 6,22-29
 
 Muitos querem ter certeza do poder de Jesus, para depois confiar Nele, querem sinais, mas nunca terão, pois a manifestação do amor de Deus através de Jesus, só acontece pelos caminhos da fé. A fé é um dom gratuito de Deus e esse dom, já é um sinal do seu amor por nós! Quem abraça a fé, não caminha sem rumo, não se deixa levar pelos caminhos incertos, pois tem uma  meta: chegar ao Pai!
Confiar em Jesus é a nossa maior riqueza, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, ligados a Ele, com certeza, encontraremos meios capazes de transformar  qualquer realidade contrária à vida.
Estar ligado a Jesus é aderir ao projeto do Pai, é entrar na dinâmica do Reino ciente dos nossos compromissos.
A plenitude do nosso ser, não vem de cima, nasce de dentro, pois requer de nós uma colaboração pessoal, um amor que podemos traduzir como partilha. A vida partilhada se converge  em mais vida para todos, aí está o milagre da partilha!
No evangelho de hoje, vemos que uma multidão estava a procurava de Jesus, não porque visse Nele o Filho de Deus, o mestre que lhes ensinaria o caminho da felicidade, e sim, um líder que fosse resolver todos os seus problemas.  O que eles queriam, era  beneficiar-se  dos poderes de Jesus sem nenhum esforço. 
Antes da multiplicação dos pães, esta mesma multidão, buscava Jesus como  um libertador, depositando Nele a sua única esperança,  depois da partilha do pão, a história tomou  outro rumo, aquela mesma multidão  passou a buscá-Lo, como um  líder milagreiro, atitude que vai ao contrário à proposta  de Jesus.
A profundidade do sinal realizado por Jesus na multiplicação dos pães, está em conscientizar o povo de que a solução para suas necessidades estava com eles mesmos, ou seja, eles mesmos poderiam encontrar os meios de resolver aquele problema que era de todos: a fome. E para isto, bastava que eles abrissem o coração ao amor solidário, o amor que  leva a partilha. O milagre foi realizado por Jesus, mas o instrumento foi o povo, simbolizado naquele menino que doou o pouco que tinha; 5 pães e dois peixes. O que vem nos afirmar que Jesus não quer agir sozinho, Ele quer agir no mundo, através de nós. O episódio nos fala também da força que podemos ter, quando nós, (povo),  nos organizamos dentro do espírito da partilha. 
Para a tristeza de Jesus, aquela multidão ficou só no milagre, não foi capaz de entender a profundidade daquele sinal, um sinal, que apontava para uma realidade bem maior do que o próprio milagre: a partilha dos bens da criação, um direito de todos.
“Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”. De libertador, Jesus passa a ser visto como alguém que mata a fome, o que não condiz com o evangelho, pois  Deus não enviou o seu Filho ao mundo com a finalidade de resolver os nossos problemas e nem para realizar  milagres.  Jesus veio ao mundo para nos ensinar, Ele quer que caminhemos com nossas próprias pernas, o que precisamos buscar Nele, é força e discernimento para a caminhada.
Trabalhar pelo Pão que não perece é pautar a vida no exemplo de Jesus!
 Jesus é o pão do céu para a vida de todos, Ele é amor que se doa, acheguemos  a Ele, não para nos preencher a nós mesmos, mas para doar e para amar.
Deus se faz pão em Jesus, Ele é o pão descido do céu, agora não é mais preciso  pedir deste pão, pois Ele se oferece como nosso alimento na Eucaristia!
Crendo em Jesus, participamos dessa unidade e comunhão de amor.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário