.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

OLHO POR OLHO - José Salviano

7º DOMINGO TEMPO COMUM

23 de Fevereiro de 2014 

Evangelho - Mt 5,38-48

Olho por olho , dente por dente!


            O amor ao próximo já era um preceito no Antigo Testamento.  Com Jesus, Este preceito foi melhorado, com o acréscimo dos seguintes itens:
1-Que devemos também amar os nossos inimigos;
2-Amar o próximo como a nós mesmo;
3-Amar o irmão como Jesus nos amou.  
            Repare na tríplice importância dada por Jesus a este importante mandamento, do qual depende a nossa salvação.  Precisamos seguir estes três itens, senão não seremos santos como o Pai é santo.  Nós precisamos levar muito a sério estes três itens sobre o amor ao próximo, se quisermos ser imitadores de Cristo, sempre lembrando que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus.      
            Em princípio, parece que estamos diante de três cruéis exigências de um Deus muito severo e por demais exigente.  Alguém poderia perguntar. Como posso amar o meu inimigo?  Esse mandamento significa que além de rezar pelos nossos inimigos, não devemos lançar mão da vingança para punir os nossos opressores. Para isso, a sociedade deve estar bem aparelhada para bancar a execução da justiça social de forma pronta, eficiente e imediata.  Isso para não acontecer que o ser humano regrida, ou volte aos tempos antigos, como acontecia no Oeste Distante, como foi longamente mostrado nos filmes, no qual quem podia mais chorava menos, e só os fortes sobreviveriam.
OLHO POR OLHO
Diz a conhecida «Lei de talião» – do latim talio, talis  tal, igual ou ius talionis, lei do corte ou contusão , assim formulada no Livro do Êxodo: «vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão» (Êxodo 21,24-25).
            Segundo essa lei, deve-se pagar com a mesma moeda, podendo fazer justiça com as próprias mãos, e tudo isso se resume numa vingança pessoal por parte da vítima ou de seus familiares, em relação ao agressor ou injusto.
            A prática da justiça baseada no "Olho por olho", acontece  quando a justiça dos homens é falha, é incapaz de punir os culpados como realmente eles merecem.  Por causa disso, a tendência é de se fazer justiça com as próprias mãos, lançando mão da VINGANÇA pessoal, gerada pela revolta de ver que ninguém está fazenda nada, ou quase nada para reprimir eficientemente a criminalidade que aumenta a cada dia.  Exemplo: Aquela mulher contratou um pistoleiro para eliminar o seu marido que abusou de sua filha... Os moradores daquela rua fizeram um linchamento espancando o pedófilo que assaltou uma casa, matou os homens  e abusou das mulheres... Aquele chefe de família hoje está preso porque pegou um revolver e VINGOU a morte do seu filho... Parece que estamos mesmo vivendo em pleno Velho Oeste dos filmes.
            Notamos aqui no desenrolar dos acontecimentos, que estamos nos dirigindo para um verdadeiro caos social, para uma sociedade sem lei, para um salve-se quem puder.
            Porém, a solução apresentada por Jesus, é: "  Não enfrenteis quem é malvado! ".
E mais. Não reaja diante de um assalto,   "Se alguém quiser  tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!" .  Muitos estão sendo baleados em assaltos, por que olham no rosto do assaltante. Então, para não ser identificado, o bandido "apaga"  a vítima, mesmo que ela não tenha reagido, e entregue todos os seus pertences.  Nunca tente medir forças em uma situação dessa. Pois o agressor está disposto a tudo, não tem limites, não tem Deus consigo, ele não tem nada mais a perder, não tem nenhuma compaixão, pois  está sob o domínio total de satanás.  Muito cuidado! Muita oração para que Deus Pai nos livre de todo o mal. Amém.
            O segundo item, AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMO, significa uma renúncia completa do nosso egoísmo, no qual nós queremos o melhor para nós. A melhor ferramenta, o melhor computador, a melhor roupa...
E  por isso, quando vamos dar algo para alguém, nunca abrimos mão do melhor que temos, mas sim do pior. Nós damos ao irmão, ou à irmã carente, aquela roupa que não usamos mais por estar surrada, um aparelho se som ultrapassado,  uma cadeira com defeito, umas moedinhas... e assim por diante.
            Amar o próximo como a nós mesmo, é presenteá-lo com algo igual ao que usamos. É dar ao amigo, um relógio igual ao nosso, por exemplo. É desejar para ele tudo o que desejamos para nós.  Parece que só os pais agem assim. Eles dão aos filhos o melhor que podem. Melhor até do que eles próprios tiveram na vida. Até mais do que eles um dia alcançaram ou conseguiram. Exemplo. O pai que não cursou uma faculdade, pagou duas para o seu filho.
            Amar o próximo como a nós mesmo é um grande desafio lançado por Jesus Cristo. Pois isso é muito difícil. O mundo nos ensina a sermos espertos e defender o nosso lado. O mundo nos ensina a não ser bobos e passar a perna no irmão e na irmã. O mundo nos ensina a levar sempre  vantagem.  O MUNDO NOS ENSINA A MATAR UNS AOS OUTROS, EM VEZ DE AMAR UNS AOS OUTROS.
O mundo nos ensina a não perdoar, mas sim, a vingar o mal que nos fazem. Isso é mostrado nos filmes, nas novelas, no teatro, até nos desenhos para as crianças.  Desse modo, cada criança, vendo os exemplos dos pais, dos familiares, e dos desenhos, crescem  com a cabecinha feita em relação as suas atitudes e reações diante das injustiças do próximo. Eles aprendem que perdoar é coisa de bobo. Quem é forte e esperto, tem mais é que se vingar, nunca se rebaixar diante do concorrente ou adversário.  Isso tudo somado com a ausência de Deus, pela falta de bons exemplos por parte dos pais e da sociedade em geral, levou os jovens a sumirem da Igreja, e assumiram os ensinamentos contrários a uma vida fraterna e harmoniosa, onde o amor e o perdão fala mais alto que o ódio e a vingança.
 AMAR O IRMÃO COMO JESUS NOS AMOU.  Este é o terceiro item da nossa reflexão de hoje. Fazer e agir como Jesus fez, como Ele nos mostrou pelas palavras e pela prática.
                Amar como Jesus nos amou, na prática, na verdade e na sua vida diária, é segui-lo e imitá-lo.  Ele nos amou tanto que chegou a deixar que o matassem, por causa das denúncias que Ele fez sobre as injustiças praticadas por aqueles que se apresentavam como líderes religiosos. 
                Amar como Jesus nos amou é imitá-lo.  É fazer tudo o que Ele fez. É nos perguntar  a todo momento diante de  cada situação de nossa vida: Como Jesus faria para resolver esta parada? Como Ele reagiria diante dessa situação?
                Amar como Jesus nos amou é perdoar como Ele perdoou, é ser caridoso como Ele o foi.
Jesus não teve receio de tocar o leproso, Jesus teve pena daquela viúva que acabara de perder o filho depois que ficou sem o marido.  Disse Ele a viúva: "Não chore!";  Jesus perdoou aquela mulher que estava sendo acusada e condenada por adultério, dizendo: "...eles não te condenaram? Eu também não te condeno.  Vai e não peques mais".  Jesus teve pena daquela multidão, e disse que eram ovelhas sem pastores...
Jesus  nos deixou muitos conselhos encorajadores: Não vos preocupeis com o  dia de amanhã,  Por que temeis?  Coragem, sou eu... Aquele que crer em mim, mesmo morto viverá; Não tenhais medo. Apenas acredite;  Aquele que crer e for batizado, será salvo;  Ninguém jamais imaginou o qual maravilhoso o Pai preparou para aqueles que o amam... ; Vocês terão cem vezes mais nesta vida e mais a vida eterna; Eis que estarei convosco até o fim dos tempos...  Estes  conselhos do Filho de Deus não deve sair do nosso pensamento dominante, um só dia!
    Amar o irmão como Jesus nos amou, é ser capaz de dar a nossa vida para salvar alguém.  Certo soldado que estava passeando um dia no zoológico em São Paulo, viu um a criança  sendo devorada por uma  ariranha. Ele pulou a cerca  e salvou a vida daquela criança, mas em seguida foi morto pelos dentes daquele feroz animal. Isso é amar como Jesus nos amor. Aquele soldado deu sua vida para salvar uma vida. 
            Amar como Jesus, é ajudar aqueles que precisam da nossa ajuda, da nossa força. É defender os fracos das injustiças dos poderosos. É ensinar quem está com dificuldade de aprender, é matar a fome dos famintos, é aturar os chatos, ajudar os idosos, etc.
            Na verdade, a chamada  REGRA DE OURO já existia antes de Jesus.  “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!”. Esta foi a sentença dita por  um tal de Hillel, e apesar de ser de uma formulação negativa, recebeu a denominação de "regra de ouro".(Tobias 4,15).  É, todavia, fácil de verificar, que esta sentença é de fácil cumprimento. Dado que o seu teor é negativo, para a cumprir, basta a alguém cruzar os braços e nada fazer. E agindo assim, não fará mal a ninguém, cumprindo assim escrupulosamente a sentença formulada.
            Nos Evangelhos encontramos esta máxima numa formulação positiva: «Faz aos outros o que queres que te façam ti!» (Mateus 7,12; Lucas 6,31). Depois esta regra recebe outra formulação positiva: "Ama o teu próximo como a ti mesmo!",( Levítico 19,18); (Mateus 22,39); (Romanos 13,9); (Gálatas 5,14); (Tiago 2,8). Porém, se analisarmos, veremos que esta formulação é perigosa: porque, se alguém não se ama a si mesmo, como poderá cumprir devidamente esta máxima? Sabemos através da psicologia, que é grande o número de doentes mentais, paranóicos ou não, que por motivos vários, ODEIAM A SI MESMOS, E AO MUNDO. Logo, tais pessoas também não amam seus iguais,  pelo contrário, matam para se divertirem.
JESUS A PERFEIÇÃO.
            É em Jesus que a redação desta máxima é transformada em uma regra perfeita.  "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI!" (João 13,34). Aqui, a medida não somos nós, mas sim, o próprio Jesus, o Filho de Deus altíssimo. Desse modo, a máxima toma uma cor de total perfeição. Agora, o  amor fraterno não é interesseiro. O amor é incondicional, puro, radical,  assimétrico, sem retorno. Será como Jesus nos amou!
Agora vai, e faça o mesmo.   Bom domingo.


José Salviano.

Um comentário:

  1. Bom dia, tenho me orientado muito em meu trabalho e na religião. Obrigado por prestar este magnífico trabalho.

    ResponderExcluir