.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tu és o Messias - Claretianos

Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
6ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Amada de Assis (clarissa, virgem), Bolcan de Derken (bispo), Colgan de Clonmacnoise (abade), Eleutério de Bizâncio (bispo, mártir), Eleutério de Tournai (bispo), Euquério de Orléans (monge, bispo), Falco de Maastricht (bispo), Leão de Catânia (bispo), Potâmio e Nemésio (mártires de Chipre), Valério de Conserans (bispo), Ulrico de Haselbury (eremita). 
Primeira leituraTiago 2,1-9
Não escolheu Deus os pobres? Mas vós desprezais o pobre!
Salmo responsorial:
 Salmo 33(34),2-3.4-5.6-7 (R. 7a)
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Evangelho: Marcos 8,27-33
Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.
Jesus realiza uma longa explicação sobre o significado da cruz para ajudar os discípulos a descobrir seu novo sentido messiânico. Contudo, a cegueira dos discípulos impede de entender o discurso de Jesus sobre o sofrimento que deve padecer. Sua visão triunfalista não permite que compreendam o sentido da paixão, morte e ressurreição.
Jesus perguntou: quem dizem que eu sou? Depois de escutar as opiniões, Jesus pergunta novamente: e vocês, quem dizem que eu sou? Pedro responde: "tu és o Messias", quer dizer, aquele que esperávamos. Jesus concorda com Pedro, mas ordena que não falem sobre isso. Naquele tempo, o povo esperava o Messias, uns como um rei, outros como sacerdote, outros como um guerreiro, juiz ou profeta.
Ninguém esperava um Messias servidor e sofredor como o descrito em Isaías 42. Jesus anuncia que Ele é o Messias do amor e do serviço e repreende as dúvidas dos discípulos. O satanismo de Pedro está em conceber um Messias dominador e não servidor que passaria pela cruz e ressurreição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário