.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de abril de 2014

Eles viam Jesus como um grande profeta - Diac. José da Cruz

QUARTA FEIRA DO TEMPO PASCAL07/05/2014
1ª LeituraAtos 8, 1b -8
Salmo88 (89) "Cantarei, eternamente a bondade do Senhor"
Evangelho João 6, 35-40

Ás vezes quando vamos a alguma festa de poucos convidados, nunca comemos á vontade e quando chegamos em casa, pode até ser tarde da noite se for um Jantar, acabamos assaltando a geladeira porque por vergonha comemos pouco e não saciamos a fome. Quando vou a uma festa assim, e tenho liberdade de brincar com meus anfitriões, costumo dizer á saída “Vou embora que ainda tenho de jantar”. 
As lideranças religiosas do Judaísmo viam Jesus como um grande profeta, reconheciam o seu Carisma de ensinar de uma maneira renovada, mas não tinham Fé suficiente para romperem com toda e qualquer segurança Religiosa, e aderirem somente a Ele. Valorizavam somente as suas tradições e as Palavras de Jesus acabavam caindo no vazio em seus corações. Não se saciavam do banquete que ele oferecia e preferiam um “Lanche rápido” das suas tradições Mosaicas.
Não conseguiam entender que nos Patriarcas e nos Santos Profetas, entre eles Moisés, que tanto veneravam, Deus tinha só mandado um recado, e que agora em Jesus de Nazaré, o Verbo Encarnado, o próprio Deus lhes falava, sem intermediários.
O mais incrível é que Jesus lhes falava ás claras. Não inventou outro deus desconhecido deles, não revogou a Lei antiga, manteve-se fiel a Religião de Israel submetendo-se á Lei, como diz o apóstolo, em suma, era um deles mas que tinha em si a Plenitude que Deus Pai havia prometido na Aliança Antiga a todo Povo de Israel.
Não havia outra Verdade a ser anunciada, Jesus é a própria Verdade anunciada pelos Homens Santos que o precederam porém, um Deus assim tão humano,  que desceu do céu, era demais para os Guardiães da Tradição e da Lei, que acreditavam em um Deus muito bondoso e poderoso, onipotente e onipresente,  três vezes Santo, mas tão Santo que jamais iria se misturar ao Ser Humano.
O Pai o enviara com a missão de ganhar a toda humanidade, o Pai o enviara para que diante dos homens Jesus fosse o modelo de homem Novo, fiel e submisso á Vontade Divina. Em um primeiro momento nem precisaria imitá-lo, bastava apenas ter Fé em quem Ele era, manifestando a Fé, Jesus Cristo lhes comunicaria a sua Graça Santificante e Operante. E o mais inédito e espetacular, o Verbo Encarnado acabaria coma idéia do Xeol, de uma Mansão dos Mortos onde a Vida humana terminava melancolicamente sem nenhuma perspectiva.

Todo aquele que vê o Filho e nele crê tem a Vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Eis uma promessa que nenhum ser humano jamais havia feito. Somente o Deus da Vida poderia fazê-lo.  Notem o verbo ter no presente “Tem” e não “Terá”. Essa Vida Nova com a qual Israel tanto sonhou em sua história de alegrias e tragédias, Jesus a oferecia naquele momento. Mas a falta de uma Fé mais madura e menos infantil, os impedia de enxergarem e compreenderem tudo aquilo. Essa Realidade já está presente em nossa mente e alma, ou ainda como Marta, a irmã de Lázaro, achamos que somente no último dia é que tomaremos posse dela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário