.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MEU SENHOR E MEU DEUS! - José Salviano

2º DOMINGO DA PÁSCOA

Recebei o Espírito Santo

"Como o Pai me enviou, também eu vos envio"

Felizes os que crêem sem me ver


27 de Abril de 2014  - Evangelho - Jo 20,19-31

“Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.”

            Em primeiro lugar, Jesus oferece aos apóstolos a sua paz. Paz tão desejada por cada um de nós, mas infelizmente, nem todos os viventes do mundo promovem a paz, mas sim, a discórdia.
A paz que em nossos dias está tão difícil! E por que isso está acontecendo? São várias as causas:

1-Ninguém se importa com a explosão demográfica. Pelo contrário, as autoridades incentivam mais a natalidade, mediante todo apoio direcionado às mães solteiras;

2-Ninguém está se movimentando para atualizar as leis,  principalmente O Estatuto do Menor,  e o nosso ultrapassado Código Penal;

3-Os legisladores não se importam em efetuar a redução da maioridade penal. Por que?

4-A impunidade incentiva a criminalidade;

5-A má distribuição da renda nacional continua cada vez mais acentuada. Assim, temos favelas ao lado de bairros de ricos;
6-A propaganda nos mostram produtos da hora, como:  novos celulares, tabletes, tênis etc,  que o jovem pobre não pode comprar. Por isso eles precisam "dar um jeito"; 

7-Nada está sendo feito no sentido de manter a população dos estados pobres em sua terra, como: novos métodos de irrigação, poços, açudes e represas, energia solar barata, aproveitamento ou desvio das águas dos rios perto da foz, etc;

8-Não é ensinado nas escolas o respeito pela pessoa humana, o amor ao próximo, assim como a escala de valores. Pelo contrário, o ensino é de péssima qualidade,  e os professores estão sem autoridade, sem incentivo e coragem para educar os jovens para a vida. Desse modo, o mal invadiu as nossas escolas públicas, e os alunos estão sendo preparados para a morte!

9-A nossa catequese continua muito fraca. Precisamos sair dos bairros do centro, e nos dirigir à periferia para levar aos nossos irmãos excluídos a mensagem de vida;

10-Por causa da super-lotação dos presídios, os bandidos estão sendo soltos antes de cumprir suas penas. Para corrigir esta defasagem, que tal construir colônias penais seguras, corretivas e produtivas?   

            As primeiras palavras de Jesus ressuscitado ao entrar no lugar onde os apóstolos estavam com as portas e janelas fechadas, foram de PAZ.
E num gesto de sopro de vida nova, foi o sopro do Espírito Santo, que Jesus derrama sobre os discípulos. E neste gesto simbólico, respeitando a cultura dos antigos que acreditavam que o vento que balançava as folhas das árvores não era vento, mas sim o Espírito de Deus, Jesus transfere para eles a responsabilidade de continuar a sua missão DE PAZ E DE SALVAÇÃO pelo mundo inteiro numa continuação do seu trabalho. E entre os continuadores da missão de Jesus, estamos eu e você.  E quando  Jesus lhes diz: “Recebam o Espírito Santo.” A partir deste momento a sua missão é transferida para os discípulos, os quais terão de manifestar Deus em suas ações e palavras. Isto é, viver e ensinar o Evangelho.

            Ao adentrar naquele lugar onde estavam os discípulos com as portas fechadas, Jesus  prova que a sua ressurreição foi um fato histórico. Jesus saíra do túmulo de um modo inexplicável para a inteligência humana, e está aí a preocupação de que o seu corpo tivesse sido roubado. Mas ninguém o tirou do túmulo. Simplesmente Ele evaporou, Ele  desapareceu, deixando os panos que o cobriam!
            Portanto, ao contrário do que pensam muitos niilistas, ou incrédulos, a ressurreição de Jesus não foi uma invenção dos apóstolos, mas sim, UM FATO HISTÓRICO!  Ainda hoje existem pessoas afirmando que  Jesus somente apareceu aos seus amigos e parentes. Portanto,  a sua ressurreição foi forjada, inventada por aqueles  que insistiam em afirmar a sua divindade.
            Errado!   As primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus, foram os guardas do túmulo que lá pelas horas idas da madrugada, após darem uma cochilada, por que ninguém é de ferro,  despertaram assustados com Jesus de pé na sua frente.  Estes mesmos guardas ficaram em desespero, pois certamente seriam acusados de terem facilitado o roubo do corpo do Mestre. Então foram imediatamente explicar tudo aos sumos sacerdotes, os quais, após saber da ressurreição de Jesus pela boca dos guardas do túmulo, fizeram uma breve reunião, e em seguida  ofereceram uma grande quantia em dinheiro aos guardas para que eles mentissem, para que eles dissessem que o corpo de Jesus havia sido retirado do túmulo pelos seus familiares, enquanto eles dormiam.
            Jesus ressuscitado não só apareceu aos amigos e parentes, mas sim a pessoas que nunca o tinham visto em sua vida, como o fato histórico ocorrido na estrada de Damasco, onde, segundo Paulo,  o ressuscitado apareceu a 500 pessoas de uma só vez.
            Várias foram as testemunhas que comeram e beberam com Ele após ressuscitar. E você, minha irmã,  meu irmão, não seja incrédulo, mas sim,  ACREDITE!
            Tomé são todos aqueles que hoje duvidam, e depositam sua esperança e sua confiança no dinheiro, no possante motor do seu carro, no seu fuzil, na sua faca, nas artes marciais, no seu poder político, em vez de acreditar e confiar em Deus!
            Tomé representa todos aqueles que só acreditam vendo, tocando e sentindo, apesar do instinto religioso ser uma força existente  nas nossas mentes, hoje ele se encontra  abafado,  pelas mentiras fantasiosas  divulgadas no mundo pagão que faz de tudo para apagar da nossa mente a crença em um Deus uno e trino.
            Nós que cremos nos mistérios de Deus, podemos nos considerar felizes de fato. Pois, ao contrário de Tomé, acreditamos sem nunca ter visto Jesus.
            Tomé não estava presente na primeira aparição de Jesus ressuscitado, e portanto, ele não acreditou  no testemunho de seus companheiros e declara categoricamente que só acreditaria se tocasse nas feridas de Jesus.  Jesus reaparece uma semana depois do mesmo jeito, com todas portas fechadas, e se dirigiu primeiramente ao incrédulo dizendo: "Tomé. Ponha aqui o seu dedo, e veja as minhas mãos. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar, e creia!”
            Então o milagre da conversão aconteceu a Tomé! E eis a sua reação:  " Meu senhor e meu Deus."
            O cristão deve fazer ressoar esse grito em qualquer lugar onde se encontre, já que todo cristão é Igreja, todo batizado é um catequista.  Todos nós, de alguma forma, somos a voz de Jesus Cristo no meio do mundo.  Ninguém deve se considerar fora dessa missão. Ninguém deve pensar que a salvação do mundo está a cargo dos sacerdotes,  freiras e catequistas. Pois somos todos responsáveis pela salvação do nosso irmão, da nossa irmã.
            Minha irmã, meu irmão. Não seja um cristão egoísta preocupado somente com a sua salvação.
            A primeira leitura nos mostra como viviam os primeiros cristãos.  Super ligados na palavra de Deus, na participação diária da Eucaristia, na prática diária da caridade e oração em grupo e individual, sempre unidos no louvor a Deus e  desapegados dos bens materiais.
            Caríssimos. O que está nos impedindo de fazer o mesmo? Será que é o medo do que possam pensar os nossos vizinhos? Os nossos parentes? O namorado? A namorada?
            Será que os primeiros cristãos tinham dificuldades como nós? É claro que tinham! Todo mundo tem problemas. Porém, à medida que nos entregamos a Deus, à medida que deixamos Deus governar a nossa vida, dirigir os nossos passos, os problemas são coisas insignificantes. Ah! Você duvida? Então, meu caro, EXPERIMENTE  FAZER ISSO!
            O significado da ressurreição de  Jesus cristo foi muito mais do que o comércio tenta interpretar.   A ressurreição de Jesus foi  a justiça de Deus vencendo a injustiça dos homens. Foi a glória daquele que foi humilhado, foi a vitória do derrotado e o sucesso do fracassado.
            Meus irmãos, minhas irmãs. Nós também precisamos ressuscitar.  Pois uns mais outros menos, todos nós estamos meio mortos ou mortos para Deus. Estamos muito vivos para os prazeres da comida, da bebida, da carne, do consumo, entre outros. Porém, não temos tempo, nem disposição para o mais importante, que é ressuscitar em Cristo Jesus. Viver em Cristo, com Cristo e por Cristo! Entregando a nossa vida a Deus, para que assim tenhamos vida em abundância!


Amém.    José Salviano.    

7 comentários:

  1. BOA TARDE JOSÉ SALVIANO
    GOSTARIA DE TE AGRADESCER , POIS SEUS COMENTÁRIOS ME AJUDAM MUITO A PREPARAR MINHA HOMILIA . QUE DEUS TE ABENÇOE E TE INSPIRE PALAVRAS DE SABEDORIA SEMPRE .
    ATT: LUZIA

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por vcs existirem!
    Seus comentários e suas reflexões têm me ajudado de forma grandiosa...Muito obrigado!!! Que Deus abençoe sempre a todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos nascer dinovo ! Estamos mortos sim!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Agora sei como abordar o evangelho com as crianças situando-as nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ JOSE SALVIANO QUERO LOUVAR A DEUS PELAS PALAVRAS SABIAS DO SEU COMENTARIO DA LITURGIA DA MISSA QUE ME AJUDAM NAS CELEBRAÇÕES QUE FAÇO NAS VISITAS AOS DOENTES E NA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA NA AUSENCIA DO PADRE, POIS EXERÇO O MINISTERIO DE MESCE...UM ABRAÇO E QUE DEUS LHE CONCEDA SEMPRE ATRAVES DO ESPIRITO SANTO SABEDORIA.

    ResponderExcluir
  6. Sempre passo aqui para ler as suas reflexões são de muita ajuda. Palavras de sabedoria e inspiração, continue sempre assim que Deus possa sempre te abençoar com o dom do Espirito Santo. e ilumine sempre as tuas palavras.

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO, MEUS IRMÃOS, PELO RECONHECIMENTO DO NOSSO ESFORÇO! NÓS TENTAMOS. REZEM POR NÓS. ESPECIALMENTE PELA NOSSA SAÚDE! AMÉM!

    ResponderExcluir