.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Maria exemplo de sobriedade e de discrição-Helena Serpa

01 de Janeiro de 2015- Quinta - Evangelho - Lc 2,16-21

Números 6, 22-27 – “A bênção de Deus”

“O Senhor te abençoe e te guarde!” “O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!”  “O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!  Esta prece contém a aspiração de Deus  para nós   e, ao mesmo tempo satisfaz ao que o nosso coração também aspira: contemplar a face de Deus, ter sobre nós a Sua atenção, Sua misericórdia e Sua paz! A paz de Deus excede a qualquer estado de espírito que podemos experimentar. Ela provém do Amor atencioso e zeloso que Ele dispensa aos Seus filhos e filhas. A benção de Deus é o princípio para todas as nossas realizações do Ano. Nela temos a garantia de que tudo Que Ele sonhou para nós concretizar-se-á na medida da nossa submissão à Sua Palavra.  Neste primeiro dia do ano, dedicado Maria, Mãe de Deus, peçamos ao Senhor que Ele nos abençoe e derrame sobre nós e nossas famílias a Sua graça e a Sua paz. Esta é, portanto, uma oração poderosa que, cada um de nós, podemos ministrar uns aos outros, principalmente os pais e mães aos seus filhos (as), assim como   De Maria recebemos a bênção de Mãe! A bênção do pai e da mãe é o começo para todos os projetos da família. Pai e mãe representam aqui a autoridade de Deus Pai Criador do céu e da terra.  Quando a família abre o coração para acolher as graças de Deus através da bênção dos seus progenitores, como manda a Palavra, as coisas acontecem conforme os desígnios divinos. As promessas de Deus se cumprem na medida da nossa Fé e confiança, assim sendo, nós não podemos perder tempo. Hoje é o dia em que o Senhor Deus derrama sobre todos nós paz e amor em abundância a fim de que possamos nos apropriar de todas as graças que Ela já destinou para nós e a nossa família. – Experimente hoje fazer esta invocação conforme mostra a Leitura e a ministre às pessoas da sua casa, com muita fé e respeito.  Assim você estará obedecendo a Palavra de Deus.

Salmo  66 - “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção”.

O salmo também é um apelo para o que o Senhor nos dê graça e bênção e, ao mesmo tempo, um chamado para que toda a terra reconheça a Sua grandeza, justiça e santidade. Todo aquele (a) que recebe a bênção de Deus é alguém convidado a glorificar o Senhor e apregoar até os confins do universo a salvação que dele vem!  No começo de mais um ano é nosso dever e faz bem à nossa alma oferecer o nosso coração e a nossa vida como dom precioso para que Deus a abençoe nos perdoe e nos motive a viver com alegria. A luz do Senhor então, nos cobrirá e nos dirigirá com segurança pelos caminhos que nós ainda não atravessamos. Assim, nós não teremos medo de enfrentar o desconhecido nem tampouco de desbravar as barreiras que, com certeza, nós precisaremos enfrentar. A bênção do Senhor fará com que a nossa terra dê frutos bons que nos alimentarão durante todo este ano.
           
2ª. Leitura Gálatas 4, 4-7 – “a plenitude dos tempos já chegou”

Em Maria aconteceu a concretização do projeto de Salvação do homem que fora previsto por Deus desde toda a eternidade. Houve um tempo de maturação e somente na “plenitude dos tempos”, isto é, na hora marcada pelo Pai Jesus nasceu para nos dar uma nova vida. Para todas as coisas há sempre um tempo previsto. Assim também Deus deixa amadurecer em nós os Seus projetos que, por outro lado, necessitam da nossa adesão. Eles são sempre de resgate e de restauração das nossas vidas. Precisamos ter consciência, porém, de que a plenitude dos tempos já chegou. Jesus já veio e o momento é propício para que nós aquiesçamos à salvação que Ele veio nos trazer. O tempo previsto está sempre se completando para todos aqueles (as) que ainda não se conformaram ao Projeto do Pai. Quando dizemos sim a Jesus, nós nos tornamos filhos e filhas do Pai e nos apossamos do Seu amor que foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o Dom de Deus para todos os que foram adotados (as) por Jesus Cristo e é Ele quem nos convence de que já não somos mais escravos, porém filhos, herdeiros da graça do Amor de Deus Pai. O mesmo amor que foi gerado em Maria é também gerado em nós e assim nós nos tornamos missionários (as) da graça de Deus no mundo. – Você tem consciência de que é filho (a) e herdeiro (a) de todas as dádivas de Deus? – Você tem usufruído desta riqueza ou vive mendigando a felicidade que o mundo oferece? – Você já está na plenitude dos tempos?

Evangelho-
  Lucas 2, 16-21 – “Maria exemplo de sobriedade e de discrição ”



Maria nos dá um verdadeiro exemplo de sobriedade, de discrição e de simplicidade diante da admiração das pessoas em vista do que lhes contaram ospastores que foram a Belém com o intuito de localizarem o Filho de Deus, conforme os anjos lhes anunciaram.  Todos ficaram maravilhados com o que eles lhes contaram sobre as palavras do anjo, no entanto, Maria alcançava no seu coração os mistérios de Deus e sondava qual seria a vontade do Pai para o Filho que nela fora gerado e agora era colocado no mundo. Outra mãe no seu lugar tornar-se-ia cheia de orgulho e admiração pela sua própria conquista, pelo privilégio, pela fama e ficaria apenas no superficial.  Maria guardava os fatos e meditava sobre eles em seu coração. É este também o nosso papel diante das coisas extraordinárias que nos são anunciadas: guardar com carinho no nosso coração e perceber os sinais de Deus através do desenrolar da nossa vida, confirmando-os na Palavra e nos ensinamentos evangélicos. A exemplo de Maria nós também precisamos ir fundo nos acontecimentos da nossa vida, a fim de que percebamos nas nossas “aparentes” conquistas o que é essencial para Deus e não para nós mesmos (as).  Tomando este Evangelho para nossos dias podemos também meditar que Belém, hoje, é a nossa casa que recebe a visita da Santa Família de Nazaré e do anjo que se apresenta para nos anunciar a chegada do Salvador. A Sagrada Família é modelo de obediência, de simplicidade, de humildade e de justiça. Nela nós podemos nos nortear para cultivar relacionamentos de amor segundo a vontade do Pai. É na nossa casa que nos reunimos pai, mãe, filhos irmãos e irmãs. E é na família que acontece a salvação noticiada pelos pastores.  É para a nossa família toda que o Senhor promete derramar as bênçãos,   Abramos, portanto, a  porta  da  nossa casa para que a Sagrada Família nos ensine a fazer a vontade do Pai e que todos os nossos planos sejam bem sucedidos. – Você tem a Sagrada Família como modelo? – Qual é a influência ela tem nas suas ações em família?– Como você encara  a atitude de Maria? - Qual teria sido a sua atitude? – A sua casa é um lugar onde habita a paz? 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário