.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS-Olívia Coutinho


 
Dia 22 de Janeiro de 2016
 
Evangelho de Mc3,13-19
 
 Deus quer salvar a humanidade, contando com a nossa disposição, com o nosso serviço, por isto Ele convoca cada um de nós para uma determinada missão. Deus não espera pela nossa conversão para nos chamar, Ele nos chama dentro da nossa realidade! A nossa conversão vai acontecendo à medida da nossa convivência com Ele na pessoa de Jesus!
A dinâmica do Reino consiste em primeiro, conviver com Jesus, ser discípulo Dele, para depois levar ao outro o que aprendeu com Ele! 
Todos são chamados a uma convivência íntima com Jesus, é nesta convivência que vamos nos inteirando do querer de Deus, aprendendo a viver como Jesus viveu, a fazer o que Ele fazia!
 É na dinâmica da escuta e da resposta que vamos ajustando a nossa  humanidade ao Divino, tornando-nos  cumplices no anuncio do Reino!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra a escolha dos doze apóstolos. Jesus os escolheu dentre uma multidão de discípulos que o seguia, mas isto não significa que estes foram os privilegiados do Senhor, pelo contrário, foram incumbidos de uma árdua missão!
   Como sabemos, Jesus tinha muitos discípulos, mas como era impossível  instruir bem uma multidão, Ele quis formar um pequeno grupo, o qual Ele poderia dedicar-se mais de perto na formação destes, que mais tarde seriam os enviados para  dar testemunho Dele no mundo!  
É evidente, que um grupo pequeno, participando do cotidiano de Jesus, absorveria melhor os seus ensinamentos, tanto pela escuta da palavra, quanto pelo seu exemplo.
Jesus não quis fazer a escolha dos doze  apóstolos por si só, quando o texto nos diz que Ele subiu ao monte, significa que Jesus buscou do alto  discernimento no Pai, o que o possibilitou fazer a escolha de acordo com vontade Dele. Buscando a orientação do Pai, Jesus não correria o risco de se deixar  levar pelo sentimento, isto é: de usar critérios humanos nesta  escolha, os doze escolhidos, certamente foram os apontados pelo Pai!
 Na escolha dos doze apóstolos, é formada a primeira comunidade cristã, o cerne da igreja de Jesus!
É interessante perceber que esta  escolha, não caíra sobre homens especiais e sim sobre pessoas comuns, dotadas de virtudes e defeitos como qualquer um de nós, o que  nos mostra a diferença entre os critérios dos homens e os critérios de Deus.  Os homens escolhem pessoas capacitadas para formar uma equipe, enquanto que Deus capacita os que Ele escolhe.
Quando nos colocamos diante de Deus como servos, Ele vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões, e, quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio mundo, percorrendo caminhos que antes não imaginávamos ter a coragem de percorrer!
É de discípulo, que  passamos a enviados do Senhor, com a missão de levar   ao outro o que aprendemos do Mestre! A certeza de que Jesus está no comando de tudo,  nos motiva a assumir com maior intensidade e alegria a cumplicidade no anuncio do Reino!
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
 
Ouça esta e outras reflexões neste link: www.reportercatolico.com.br
 
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário