.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A paz é o sinal de que o reino de Deus está próximo-Helena Serpa

26/01/2016 -  3ª. Feira – Santos Timóteo e Tito – 2 Timóteo 1,1-8 – “reavivar a chama do Espírito Santo”
Timóteo era um discípulo fiel de São Paulo, oriundo de uma família da qual herdara uma fé sincera. A fé é um dom gratuito de Deus que como uma semente foi plantada nos nossos corações e que pela força do Espírito nos faz viver dentro do espírito do homem novo que Deus nos deu. Por isso, ao escrever para o seu discípulo, Paulo nos conscientiza de que em Jesus Cristo a promessa de Deus se cumpre, quando concede uma vida nova cheia de misericórdia e de paz e repleta dos dons do Espírito Santo. Porquanto, ele nos exorta a também reavivar em nós a chama do dom da Fé que recebemos no nosso Batismo quando nos diz: “Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, amor e sobriedade”. Assim sendo, precisamos reavivar a chama do Espírito Santo em nós, todos os dias da nossa vida. A fé se manifesta em nós por meio do que ouvimos, apreendemos e vivenciamos, porém o motivador da nossa fé é o Espírito de Deus. São Paulo nos aconselha a nos apossarmos do espírito de fortaleza, de amor e sobriedade e isto acontece quando nós, seguindo o exemplo de Cristo, também enfrentamos os sofrimentos e os desafios do mundo dando testemunho de fé no Evangelho de Jesus Cristo. O poder de Deus é o Seu Amor e é ele quem nos capacita a sermos fiéis seguidores de Cristo e não do mundo. Porém, se nos deixarmos levar pela voz do mundo, das nossas ocupações e preocupações, com certeza o fogo do Amor de Deus em nós vai sendo apagado aos pouco e já não conseguiremos mais experimentá-Lo como antes. Não podemos desperdiçar as oportunidades que temos na oração, na meditação da Palavra, no serviço em comunidade, que nos levam pela ação do Espírito Santo, a dar depoimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre e em todo o lugar.  – Como você tem reavivado a chama do dom de Deus em si:  Você tem sido assíduo (a), à reflexão da Palavra, à participação da Eucaristia, ao seu Grupo de Oração? – Você sente o fogo do Amor de Deus no seu coração? – Você tem um espírito decidido?


Salmo 95 – “Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!”
Cantai, anunciai, publicai, são verbos no imperativo que nos dão consciência de que a Palavra de Deus é para valer. Não temos outra opção!  Somos criação de Deus e só seremos felizes se nos conscientizarmos de que Ele é o Rei do Universo e só alcançamos o destino para o qual fomos criados se dermos a Ele a glória que é devida ao Seu Nome! “Reina o Senhor”! Este é o anúncio que nos cabe publicar a todos!

Evangelho – Lucas 10, 1-9 –“ a paz é o sinal de que o reino de Deus está próximo”

Somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor e a partir da nossa casa, dentro da nossa família temos a missão de edificar o reino de Deus. A nossa casa é o primeiro lugar onde o Senhor nos manda anunciar o reino, mas infelizmente, desperdiçamos tempo e oportunidade quando, dentro dela, cultivamos e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos.  Jesus deseja penetrar em todos os corações e, por meio de nós quer transmitir a paz participando da vida da nossa família e de todas as famílias da terra. A paz de Deus é para nós o sinal de que o reino de Deus está próximo, isto é, de que ele já acontece dentro do nosso coração. Por isso, a paz de Deus excede a todo o conhecimento humano, a tudo o que o mundo nos oferece e a todo o bem ou riqueza material que possamos possuir aqui na terra.   Assim como enviou os seus discípulos Ele também nos envia a ir de “casa em casa” deixando de lado tudo o que pesa e complica a nossa vida.  “Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho”, é o conselho que Ele nos dá. Bolsa, sacola, sandálias significam as coisas que trazemos na bagagem da nossa vida e nas quais nos apoiamos. São “falsas seguranças” que durante a nossa vida nos acostumamos a lançar mão delas, mas que desvirtuam as características do reino de Deus que Jesus veio instaurar. Não cumprimentar ninguém pelo caminho é também não perder tempo, não envolver-se com outras ocupações que possam nos desviar a atenção e nos tirar do caminho, ou então, experimentar sentimentos que prejudicam o nosso relacionamento com Deus e com os irmãos: ódio, ressentimento, discriminação, julgamentos, ideias preconcebidas etc.   É por meio do nosso testemunho de vida com o irmão (ã) que anunciamos a proximidade do reino, por isso, Jesus nos mandar ir dois a dois. Os nossos relacionamentos, a nossa convivência fraterna, a unidade com que vivenciamos as nossas diferenças, darão testemunho ao mundo de que já vivemos o reino, aqui, desde já.  Por fim precisamos também atender a Jesus quando Ele nos manda interceder: “pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.” – Você é um trabalhador da messe do reino de Deus?  – Você já sente no seu coração a paz dos que vivem o reino de Deus? – Como você tem vivido este reino? -  Você tem procurado levar esta paz para a sua casa? – Você tem dificuldades de relacionamento? - Você sabia que o seu testemunho é a melhor maneira de evangelizar e de propagar o reino de Deus? – Você tem intercedido pelos trabalhadores da messe?  -  Para você é difícil falar de Jesus para alguém?-   Você tem medo de evangelizar as pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário