.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Começa o Estágio dos Missionários-Diac. José da Cruz

TERÇA FEIRA DA 3ª SEMANA DO TC  26/01/2016
1ª Leitura 2 Timóteo 1, 1-8
Salmo 95/96.3 “Proclamai as Nações á sua glória, a todos os povos as suas maravilhas “
Evangelho Lucas 10, 1-9

“Começa o Estágio dos Missionários...”

O estágio é um período onde o Profissional vai conhecer a prática das suas atividades enquanto profissional. Para entendermos esse evangelho de Lucas, poderíamos dizer que Jesus envia setenta e dois discípulos em um primeiro estágio da Missão evangelizadora. Jesus ainda estava com eles fisicamente, como um Pregador Itinerante, mas procurando suscitar neles o Espírito Missionário, que depois se tornaria um mandato, envia-lhes em missão e como um bom Técnico de Futebol, que quer levar seu time á um bom resultado, lhes dá as últimas instruções, antes deles “entrarem em campo”.
Cabe aqui uma boa pergunta: por que os setenta e dois? Estaria por acaso poupando os doze para outros serviços especiais na Comunidade? Não! A Igreja é toda Missionária e Ministerial, anunciadora e servidora. Antigamente só o padre evangelizava, estudava a Bíblia e pregava na hora do sermão. Depois do Concílio Vaticano II todo Leigo se torna Protagonista da Salvação, um Discípulo Missionário do Senhor, como intitulou o Documento de Aparecida. O número 72 têm uma forte relação com o Êxodo, quando Moisés queixou-se com Deus de que não dava conta de todo serviço que lhe fora confiado, e Deus então pede para que ele convoque os 72 anciãos para que sobre eles seja derramado o seu Espírito e eles possam servir a comunidade, auxiliando Moisés. A Assembleia reunida, ouve e depois é enviada em missão “Ide em Paz e que o Senhor vos acompanhe”, diz quem preside, ao final da Celebração. Termina a celebração, começa a Missão de cada discípulo Missionário.
Vão como cordeiros em meio a Lobos, porque não são Porta-Vozes Oficiais de um Sistema Político ou Religioso, e certamente serão rejeitados, incompreendidos e até perseguidos, por causa da missão. O Discípulo Missionário não terá Status, glamour, prestígio, em meio a uma sociedade ateísta do mundo de hoje. A Demanda é muito grande e os que se dispõe a essa missão são sempre poucos, daí a necessidade de orarem, para pedir ao Pai que envie mais operários.
A Confiança é algo que não pode faltar na vida de um Discípulo Missionário, não devem se preocupar com apoio logístico algum, nem mesmo o essencial, pois haverá sempre pessoas e comunidades que o acolherão e nunca deixará lhes faltar o essencial. Onde entrar o Discípulo Missionário deve desejar aos que o acolhem o Shalon da Paz, que não é exclusividade do Discípulo, mas Dom que o Senhor oferece a todos os que o desejam.
Permanecer na mesma casa é criar relações fraternas, é estar comprometido com as pessoas, é viver juntos o quotidiano. Lembra uma comunidade Cristã nos dias de hoje.  Há muitos cristãos que querem viver a sua Fé mas sem estarem enraizados em uma comunidade. Outros migram de Igreja em Igreja, a procura da melhor comunidade, ou do melhor pastor. Esses nunca irão amadurecer na Fé pois são meros frequentadores de Igreja e não a própria Igreja. Enfim, um total desapego de qualquer benefício ou privilégio que a missão proporcionar, uma vida simples, em um testemunho de vida que convence o que foi anunciado: “O Reino de Deus está próximo! ”
(Diácono José da Cruz – Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP- E-mail cruzsm@uol.com.br)




Nenhum comentário:

Postar um comentário