.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 3 de janeiro de 2016

“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER!”-Olívia Coutinho

 

Dia 05 de Janeiro de 2016
 
Evangelho de Mc6,34-44
 
A fome de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus, e está em nossas mãos a cura desta ferida, basta-nos  abrirmos ao amor  partilha!
Fome é uma questão emergencial, quem está com fome não pode esperar por um novo emprego, por novos planos de governo, ela precisa de se alimentar no aqui e no agora!

Como seguidores de Jesus, não podemos fechar os olhos diante às necessidades do nosso irmão e muito menos transferir para outros, a nossa responsabilidade para com ele!

O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, mostra mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante à necessidade humana!

O texto narra o episódio da multiplicação dos pães: o milagre da partilha, que tem como  ponto fundamental, o amor! 

A narrativa nos diz que Jesus encheu-se de compaixão ao deparar com uma multidão que estava a sua procura. Depois que Ele curou os que estavam doentes, os discípulos sugeriram a Jesus para despedir a multidão afim de que as pessoas pudessem comprar comida nos povoados aos redores. Porém, Jesus, voltando-se para eles, disse-lhes:

“Dai-lhes vós mesmos de comer.” 

Cinco pães e dois peixes eram tudo que eles tinham, mas com a bênção de Jesus, este alimento, colocado em comum, se multiplicou! O que era impossível aos olhos humanos, foi possível para Jesus, nos mostrando que o pouco que se doa com amor, se transforma em muito! 

O episódio da multiplicação dos pães, deve nos conscientizar da importância de termos um coração sensível diante a necessidade do irmão! Se todos partilhassem um  pouco do que tem, ninguém passaria fome.

Nenhum de nós, pode dizer que não tem nada a oferecer, todos nós podemos ajudar de alguma forma, aos que nada tem, basta abrir o coração.

Além de matar a fome do nosso irmão, é também compromisso cristão promover o outro, motivá-lo a caminhar com as suas próprias pernas, só que, com o estômago vazio, ninguém consegue caminhar. “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Hoje, somos nós, os convocados por Jesus, os encarrega de saciar a fome de muitos irmãos perdidos nas periferias da vida, os famintos, não somente do pão material, como também, famintos de justiça e  de amor... Não vamos esperar pelos nossos governantes, afinal, assim como no tempo de Jesus, estes, não se importam com os pobres. 

Quem partilha com o pobre o pão material, tem oportunidade de despertar nele, a necessidade de Deus por aproximar-se dele, mas primeiro, é preciso saciar a sua  fome  física, para depois orientá-lo conscientizá-lo do seu valor, criar no seu coração a necessidade de Deus!

Como filhos do mesmo Pai, pertencentes a mesma família, somos corresponsáveis pela vida do nosso irmão, não podemos permanecer indiferentes as suas necessidades básicas!

De nada adianta, erguermos as nossas mãos para louvar o Senhor, se não estamos dispostos a abaixá-las, para erguer o nosso irmão que está no chão!

Precisamos reaprender a amar, a olhar o irmão com o olhar de Jesus, um olhar que não apenas constata a sua necessidade, mas que nos leve a ajuda-lo. 

Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário