.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

-O ESPÍRITO DO PAI ESTÁ SOBRE MIM-José Salviano

3º DOMINGO COMUM

24 de Janeiro – Ano C

Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)




PRIMEIRA LEITURA
Na Primeira Leitura, vemos o povo deprimido diante de tanto sofrimento reunido por Neemias na praça para ouvir a palavra de Deus. Na missa nos reunimos para ouvir e meditar sobre a palavra, e em seguida orar ao Pai que alivia os nossos sofrimentos.
A Liturgia deste domingo nos apresenta a palavra de Deus, nos chama a atenção sobre o respeito, a reverência, o acolhimento que devemos ter diante da apresentação da palavra. Do mesmo modo, hoje refletimos sobre os cuidados que devemos ter quando nos propomos a anunciar a palavra. Seja lida seja interpretada. Precisamos nos preparar adequadamente. O preparo começa na nossa purificação. Precisamos estar puros, para anunciar a pureza de Deus expressa em suas palavras.

SALMO
         A palavra de Deus é firme e nos encoraja a enfrentar os sofrimentos.  Seus preceitos são suaves, e nos trás alegria, força e luz para os nossos passos na caminhada pelos caminhos escuros e perigosos a que temos de atravessar.


SEGUNDA LEITURA
         A Igreja é una, santa e pecadora.  E essa unidade pode ser prejudicada quando não usamos os nossos dons para servir  a comunidade. Do mesmo modo, quando os nossos talentos recebidos de Deus causam inveja, arrogância e discórdias, quem perde com isso é a unidade da Igreja.
         O corpo humano é formado de várias partes, de vários órgãos, cada um com uma função diferente. E essa divergência, essa diversidade, é que produz a unidade, a harmonia, o bom funcionamento. A comunidade humana, do mesmo modo, possui uma grande diversidade de pessoas cada uma com dons diferentes, e é exatamente nessa diversidade, que encontramos o fator número um que proporciona o correto funcionamento do todo. Mas infelizmente, nem sempre é assim que funciona. Porque dentro de cada um de nós, existe uma coisa chamada egoísmo, o qual nos conduz a querer tudo para nós, nos conduz a tentação de usar os nossos dons para o nosso proveito próprio, para nos engrandecer, nos projetar diante dos demais. O egoísmo nos inclina a nos considerar mais importante que os demais, a ter inveja uns dos outros, e assim à caridade e o amor ao próximo são grandemente prejudicados, dificultando-nos a fazer a vontade do Pai. “Amar a Deus e ao próximo”  
Por exemplo: Como deve ser, como deve agir, aquele que possui o dom da palavra? Pode considerar–se o dono da verdade? O estrela, o ícone de toda convergência?
Não! Pelo contrário, deve-se revestir de muita humildade, de uma vivência a cada dia mais próxima da perfeição, pois o seu exemplo é fundamental. O seu viver com Deus em Deus por Jesus, faz com que suas palavras inspiradas nos conduzam aos Céus, nos levem para  Deus.
O nosso corpo é comparado ao corpo de Cristo, o qual  constantemente recebemos nas celebrações da Eucaristia. E a comunidade é o resultado da união de vários corpos que se identifica com o Corpo de Cristo, e onde deve se realizar a presença do Cristo Total.  Portanto não seria um absurdo pensar que o corpo de cristo está divido! Que o corpo de Cristo está contaminado por discórdias, rivalidades, mentiras, inveja, fofocas?
É muito lamentável pensar que infelizmente, às vezes, esse corpo comunitário de Cristo possa apresentar ao mundo uma imagem falha, mesclada de pedofilia, de maus exemplos, arrogância, desprezo pelos pobres, pelos nordestinos, pelos negros...
Caríssimos. Esse quadro negro, essa imagem sombria, essa faceta triste e negativa precisa ser mudada, precisa ser substituída por uma IGREJA PRESENÇA VIVA DE CRISTO AGINDO NO MUNDO!  
Em nossa catequese e em nossa vivência, precisamos dar ao mundo um sabor de pureza, uma cor de esperança, um alto grau de participação, um bom exemplo de solidariedade, tudo isso na prática dos mandamentos maiores: Amar a Deus e ao próximo!  


EVANGELHO

Jesus sendo puro e sendo consubstancial ao Pai, anunciou que pairava sobre Ele o Espírito Santo. Quanto a nós seres imperfeitos, temos de lutar a cada momento contra uma série de forças contrárias para podermos estar dignos da presença divina.  
Precisamos merecer que o Espírito de Deus esteja sempre sobre  nós. Jesus disse: “sem mim nada podereis fazer”.  Precisamos beber da fonte de água viva, de água pura.

Para que possamos ser o canal que passa a mensagem de Deus para o mundo, para os homens e mulheres, precisamos ter o Espírito de Deus sobre nós.

O Espírito de Deus é a luz que ilumina a nossa mente, nos mostrando o caminho a seguir, nos dizendo quais as palavras que devemos dizer ou escrever.

O Espírito de Deus nos fortalece, nos encoraja, nos prepara para a missão. Mas para isso, precisamos buscar a aproximação da perfeição, através da purificação dos nossos pecados. E isso  se faz pelo sacramento da confissão e pela Eucaristia, acompanhado de muita meditação e oração. Desculpe a repetição, mas ela se faz necessária.

Jesus após fazer a leitura, se apresentou como aquele que iria nos libertar da ganância, do egoísmo, da sexualidade desviada e  desenfreada  usada apenas para o prazer pelo prazer, e de tantas outras pragas que nos afastam da conduta correta que nos conduz a vida eterna.
O mundo de hoje está sofrendo tanto e nem se dá conta da causa real e principal desse sofrimento, que é O AFASTAMENTO DE DEUS. O sofrimento não se trata necessariamente de castigo, mas sim de consequências diretas do mau uso da nossa liberdade, da ganância, do apego aos bens materiais, etc.
Pagamos um preço muito alto ao nos afastar de Deus e de seus ensinamentos. E a prova disso está aí para todos verem:
O desespero do ser humano para aumentar a riqueza de seus países aumentando o número de fábricas poluentes, acarretou o chamado EFEITO ESTUFA com todos os seus malefícios. Os encontros dos grandes, os acordos para despoluir a atmosfera não são acordos, mas apenas propostas que não levam a nada de prático, ou de solução para o caos a que nós chegamos.
O desespero do homem para encontrar a felicidade LONGE DE DEUS, os levou a se entregar de forma fulminante ao prazer sem limites, e as consequências estão aí. A MICROENCEFALIA É UMA DELAS.
O desespero do ser humano par viver em paz, os conduz a cada dia mais para a, GUERRA URBANA, representada pela violência generalizada.
O desespero das pessoas para ALCANÇAR LAZER E DIVERSÃO conduziu a todos e a todas, ao ENCURTAMENTO DA VIDA. Bebidas e drogas que destroem a saúde do corpo, e da alma, gerando tanta infelicidade, pela destruição das famílias.
Irmãs e irmãos. Façamos de tudo para que o Espírito do Senhor esteja sobre nós. Para que o Senhor esteja sempre no nosso meio, nos iluminando e nos dando condições para conseguir sobreviver nesse mar de lama, nessa tempestade do mal, e conseguir um dia alcançar a vida eterna. Pois a promessa de Cristo nos garante que AQUELES QUE SE PRESERVAREM FIRMES ATÉ O FIM SERÃO SALVOS.
Mãe santíssima. Rogai por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo: “Estarei convosco até o fim dos tempos”,  “Vós sois templo do Espírito Santo.”  e... “Aquele que come a minha carne e meu sangue permanecerá em mim e eu nele”...
Sejamos firmes na fé, sejamos firmes na devoção, não nos esquecendo de que O Espírito de Deus embora não intervenha nos nossos atos, está nos vendo a todo o momento, portanto, sejamos da sua presença em nós.

Um bom domingo, José Salviano. 

2 comentários:

  1. Meu Deus, Louvado seja esta reflexão deste querido irmão José Salviano, elas são emocionantes e ao mesmo tempo confortantes, meu irmão, certamente o Espírito de Deus estava no domínio de sua mente e o fez dizer algo tão edificante. Obrigado meu irmão e Louvado Seja Deus. Grande abraço. Bom Domingo

    ResponderExcluir
  2. Deus te ilumine cada vez mais irmão o Sr. mim ajuda a ter coragem para dar continuidade em ser ministra da da palavra pois seus comentários vem ensinar a falar com nossos irmãos em Cristo Jesus. Deus te abençoe .

    ResponderExcluir