.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

“ALEGRA-TE CHEIA DE GRAÇA!” – Olivia Coutinho


IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA - SOLENIDADE

Dia 08 de Dezembro de 2016

Evangelho de Lc1,26-38


Em plena preparação para a celebração do Santo Natal, a Igreja nos convida a celebrarmos a festa da Imaculada Conceição de Maria, como que querendo dizer, que é impossível celebrar o Natal do Senhor Jesus, sem reverenciar a doce figura de Maria!
O Papa Paulo VI, em sua exortação apostólica Marialis Cultus, disse: “No inicio de dezembro e no coração do Advento, a Igreja coloca a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, apontando-nos esse tempo como tempo de Maria por excelência, mais que qualquer outro tempo litúrgico, pois é nele que a vemos na mais intima relação com seu filho”. Como sabemos, não existe intimidade maior, do que a relação entre uma mãe e o filho que está sendo gestado no seu ventre!
“Imaculada Conceição de Maria! É importante não confundirmos este dogma, com os inúmeros títulos atribuídos a Maria; Imaculada Conceição, se refere a pessoa de Maria, vem nos afirmar que a Mãe de Jesus foi concebida sem a mancha do pecado, um dom de Deus que ela recebeu ainda no ventre de sua mãe e que ela preservou em toda sua existência.”
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos convida a atualizar o mistério da encarnação deixando Jesus entrar na nossa vida e nos transformar por inteiros!
A história da salvação teve início com o “sim” de Maria! A iniciativa foi do Pai, o “sim” foi de Maria, foi o “sim” que marcou o início da nossa Redenção, que mudou a história da humanidade! 
Deus tinha muitos meios para chegar até a nós, mas Ele quis vestir-se da fragilidade humana, nascendo de uma mulher para viver como um de nós, exceto no pecado! 
O projeto de Deus em favor da humanidade corrompida pelo pecado, começa a se desenvolver com a saudação do anjo à uma humilde jovenzinha de Nazaré, um povoado entre as montanhas da Galileia! 
Na sua simplicidade, Maria estava longe de compreender o projeto de Deus a se realizar no mundo através dela, tudo que lhe fora comunicado pelo Anjo, era grande demais para o seu entendimento, mas mesmo sem entender, ela não hesitou em se entregar por inteira a Deus, dando a Ele o seu “sim”!
Todas as incertezas de Maria, deram lugar a certeza, quando o Anjo lhe revelou a promessa de Deus, de que o Espírito Santo lhe daria total assistência no mistério da encarnação! Maria sentiu-se segura ao saber que estaria o tempo todo, amparada por Deus e que o Espírito Santo lhe daria a força necessária para que ela pudesse levar em frente a missão que o Pai lhe confiara: ser a mãe de Jesus, a mãe do nosso Salvador!
Com o “sim” de Maria, abriram-se as cortinas de um novo tempo, o sonho de Deus tornou possível, iniciou-se a construção de um novo Reino, um Reino de amor de justiça e de paz!
Uma das mais belas formas de agradecermos a Deus pelo seu tão grande amor é responder ao seu chamado com a mesma coragem de Maria, com um sim, que não fique somente na palavra, mas que a exemplo desta grande mulher, nos coloque a serviço do Reino: “Eis aqui o (a) servo (a) do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade!”
Com Maria, descobrimos um jeito simples de sermos felizes: sendo inteiros no amor! Maria foi inteira no amor, ela realizou a vontade de Deus, abrindo mão de todos os seus projetos pessoais, para viver o projeto de Deus! 
A oração proferida pelo Anjo, no encontro com aquela que geraria o Filho de Deus, ainda hoje, está na boca e no coração de todos aqueles que veem em Maria a ternura materna do Pai!
Ave Maria, cheia de graça...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Bela reflexão, que Maria nos ajude a dar o nosso sim a Deus todos os dias.Deus te abençoe sempre Olivia. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir