.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

--João, o maior dos profetas-José Salviano

15 de Dezembro de 2016

Evangelho - Lc 7,24-30



João é muito mais do que um profeta. Foi ele o único profeta que não apenas anunciou o Messias como testemunhou a sua presença no meio dos homens. É ele o mensageiro que foi enviado à frente do Messias e preparou o seu caminho. Mas o maior dentre os nascidos de mulher é menor do que os que pertencem ao Reino de Deus. João, como todos os profetas do Antigo Testamento, anuncia a salvação que deverá acontecer com a vinda do Messias, mas quem pertence ao Reino de Deus não vive a promessa, mas a realidade da salvação messiânica, e testemunha esta salvação já realizada para todas as pessoas. (C.N.B.B.)

Jesus está elogiando a pessoa de João Batista, o grande precursor, aquele que preparou a vinda do Filho de Deus.
        João foi um grande propagandista, um grande anunciador da pessoa de Jesus. E tem mais. Ele explicava o que Jesus iria fazer. Será que hoje a discussão já termi­nou? Quem é João hoje?  É preciso explicar aos nossos irmãos que João foi um servo de Jesus, alguém que serve a Jesus. Também devemos fazer o mesmo: levar as pessoas até Jesus, e depois nos afastarmos do nosso papel, dizendo como João disse: "é preciso que ele cresça eu diminua" (João3,30). 
        João aparece no deserto, distante das cidades, princi­palmente de Jerusalém, nas bordas do deserto, melhor dizendo. E lá, ele anunciava que o Reino estava próximo, ou seja, que Jesus estava para chegar. Por isso é preciso estar preparado, deixando o caminho da injustiça que cria a desigualdade entre as pessoas. 
        João foi um profeta que anunciava a volta dos exilados na Babilônia: agora vai acontecer essa volta, porque Jesus vai trazer a justiça que liberta da escravidão e da morte. Um pormenor importante: João se veste de maneira sumária (roupa artesanal de pêlos de camelo) e come o que tem à mão (gafanhotos e mel' silvestre). Isso mostra que ele é independente dos grandes centros, que produzem coisas muito melhores, mas sem­pre dependendo da injustiça.
          E a sua pregação obteve sucesso. Embora esteja no deserto, de todos os lados o povo vem procurá-lo. Sinal de que as cidades já não estão lhe oferecendo uma alter­nativa nova de vida. E o povo quer vida. Ao ouvir João, confessam os próprios pecados, e João os batiza no rio Jordão. Que pecados são esses? Certamente o compromis­so com as estruturas injustas, contrárias ao reinado de Deus. Ao ouvir João, as pessoas começam a romper com o grande pecado da injustiça, tornando-se preparadas para o compromisso com a justiça que Jesus vai ensinar. 
        Mas porque que Jesus afirma que o  menor discípulo do Reino pode-se considerar como maior do que João Batista? É porque João Batista, apesar de ter preparado o advento do Reino em Jesus, não chegou a ser um de seus discípulos. 
        Prezados irmãos. Vamos nos esforçar na nossa missão de anunciar o Reino de Deus, para que semelhante ao  que aconteceu a João, sejamos também elogiados um dia por Jesus diante do Pai.


Seja você também, um João Batista a atual. José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário