.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MARIA NOS TROUXE O SALVADOR – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 1 de janeiro de 2017.
Evangelho de São Lucas 2, 16-21.

Os primeiros a receber a Boa notícia do nascimento do Salvador foram os pastores, por isso eles vão “às pressas a Belém”. O anjo tinha dado a eles um sinal para que reconhecessem o Messias: “Vocês encontrarão um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Sem duvidar, sem pedir melhores explicações, põem-se a caminho de Belém e vão-se encontrar com o Messias.
Os pastores eram pessoas que ocupavam um dos lugares mais baixos na sociedade judaica. Eram analfabetos, motivo pelo qual não conheciam as Sagradas Escrituras, não conheciam a vontade de Deus expressa nas Leis. Não eram assíduos à sinagoga por causa de seu trabalho, o que os impedia de ouvir a Palavra de Deus. Eram considerados pecadores e desprezados por todos. Enfim, era gente simples, que vivia à margem da civilização.
Os pastores acreditaram nas palavras do anjo, caminham e assim encontram Jesus. Jesus é o Salvador do mundo. Os pastores, na presença o recém-nascido, fazem um ato de fé, creem que é o Messias prometido, o Filho de Deus. Voltaram alegres glorificando e louvando a Deus. Contaram o que fora dito do menino. Aqueles que não conheciam a Palavra de Deus passam a ser anunciadores da Boa–Nova. Os pecadores são os primeiros a receber a notícia, com isso Deus mostra a sua misericórdia para com os pobres, fracos, pecadores...
Os pastores voltam da visita anunciando o Evangelho com alegria, a visita à Belém provoca neles uma transformação, voltam agora como missionários da Boa-Nova, celebrando o encontro com o Deus menino, celebrando a vida. Jesus mostra-se primeiro aos pastores porque neles resplandece, de um modo especial, a imagem de sua caridade e uma figura de seu reino espiritual. Jesus é o pastor por excelência, é o pastor que veio a procura da ovelha desgarrada, aquele que veio para dar a própria vida pela salvação do rebanho. Quem tem um encontro pessoal com Jesus muda a sua vida. Como os pastores, recebemos a missão de comunicar aos outros as graças que o Senhor nos dá. Como os pastores podemos comunicar aos irmãos a graça de Deus, exercendo assim a nossa missão de anunciar Jesus a todos.
Maria tira proveito de tudo o que acontece em sua presença. Guarda tudo silenciosamente em seu coração para meditar e comparar, adorando em tudo os planos de Deus. Assim como Maria, somos convidados a aproveitar os acontecimentos de nossa vida. O Senhor nos fala de muitas maneiras. Temos de ouvir sua voz. São meios de santificação.
Conforme a Lei judaica, prescrita por Deus, para pertencer ao povo de Israel, à descendência de Abraão, ao povo de Deus, era necessária a circuncisão. Normalmente era feita em casa, no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo, um sinal sensível da aliança que Deus fizera com o povo de Israel, um símbolo da consagração a Deus. O circuncidado passava a pertencer ao povo eleito, como o batizado se torna membro da Igreja. Jesus não precisava da circuncisão, mas quis se submeter a ela para servir-nos de exemplo.
O profeta Isaías profetizara que Maria teria um filho, cujo nome seria designado por Deus... Este nome foi revelado a José. “Jesus” é palavra hebraica e significa: Deus Salva, ou Deus é Salvação, Deus é Redentor. Jesus é o portador da salvação, ele salvará o povo de seus pecados, todos que nele acreditarem, serão redimidos e alcançarão a felicidade eterna. Jesus assumiu nossa natureza humana para que ela fosse nele imortalizada, isto é, por meio de Jesus o ser humano se tornasse imortal. Para mostrar a humanidade o caminho da salvação, para nos livrar do pecado por meio de sua Paixão e morte, para nos religar novamente a Deus por meio da graça, que é a vida de Deus em nós. Por Adão entrou o mal e o pecado no mundo, por Jesus entrou a Salvação.
Maria trouxe Jesus ao mundo, nossa Paz, cooperou no plano da nossa salvação, para que nos tornássemos verdadeiros filhos de Deus e pudéssemos ter uma vida feliz, na paz e eterna.

Abraços em Cristo!!!
Feliz Ano Novo!!

Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário