.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SER GRANDE, SENDO PEQUENO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 11 de dezembro de 2016.
Evangelho de São Mateus 11, 2-11.

A mando do Rei Herodes Antipas I João Batista foi preso na prisão do castelo de Maqueronte, situado num rochedo a leste do Mar Morto. Embora preso, João continua a cumprir sua missão de precursor do Messias. Envia alguns discípulos seus com a finalidade de perguntar a Jesus se era ele o Messias esperado.
João pregava um Messias mais forte do que ele, pronto para cortar e queimar as árvores que não estivessem produzindo,  guardar os grãos no celeiro e queimar a palha. Seria um juiz definitivo, rigoroso, impiedoso. Mas o que João ouviu falar de Jesus era o contrário, uma pessoa que curava, perdoava, tinha compaixão do sofrimento de todos. Por isso João manda perguntar se ele era mesmo o Messias esperado. Também entre seus discípulos havia aqueles que duvidavam da missão do Salvador. Para que eles conhecessem a realidade dos fatos, João mandou que seus discípulos fossem até Jesus e assim vendo os milagres, os sinais que Jesus realizava, eles passariam a acreditar, não teriam dúvidas. Jesus se manifestaria a eles, porque para João era claro Jesus era o verdadeiro Messias esperado.
A resposta de Jesus foi lembrá-los de uma passagem do profeta Isaías 35, 5, que diz das maravilhas que o Messias deveria realizar. Os cegos irão recuperar a vista. Os surdos ouvirão. Os coxos andarão. O mudo falará. A Boa Notícia será anunciada. Todos esses prodígios estavam realizando com Jesus. Com ele se concretizavam as palavras de Isaías. E na presença dos discípulos de João, escreve São Lucas: “Jesus curou uma quantidade de pessoas com doenças, enfermidades e espíritos malignos, e deu vista a muitos cegos” (Lc 7, 21). Desta forma a resposta de Jesus era clara e simples: “Vão contar a João o que vocês estão ouvindo e vendo”. Eles estavam ouvindo e vendo Jesus realizar os prodígios que acompanhariam o Messias esperado.
Jesus instruiu os discípulos de João, confirmando suas palavras com milagres. E disse: “Bem aventurado aquele que não ficou escandalizado por causa de mim!” E Jesus diz que quem não se escandalizar com o que ele realiza é feliz. Quem não duvidar de suas obras terá fé e estará com ele.
Jesus realizou muitos milagres. Jesus é o Senhor de tudo, ele tem poder sobre tudo. Só que não basta ver milagres para crer neles é preciso a graça da fé. Jesus provou que é Deus pelos sinais que realizou, imperou sobre os demônios e as forças da natureza e acima de tudo provou sua divindade com sua ressurreição. Por isso reconhecemos em Jesus o verdadeiro Messias, nosso Salvador. Cremos com alegria que Deus se fez Homem para nos abrir as portas da Felicidade.
Os enviados de João partiram e Jesus começou a falar de João para o povo. Fez um grande elogio para João porque havia os que não o aceitavam como devia. Jesus faz ver que o Batista não é um espírito fraco que se dobre para um e outro lado como um caniço, mas um homem corajoso e perseverante, que pregou sempre a mesma doutrina e teve sempre vida austera e humilde. Morou no deserto, tinha o caráter enérgico e sua vida penitente, digno de admiração e de imitação. Vestia e comia pobremente. E completa que no Reino dos céus todos serão muito importantes.
Jesus diz que João é maior dos profetas e com muita razão, pois os profetas apenas anunciaram o advento do Messias. João preparou o povo para receber o Messias e foi seu precursor. É um profeta maior que todos, pois sua vinda foi profetizada como aquele que viria para preparar os caminhos do Senhor.
João pertencia ao Antigo Testamento, a Antiga Aliança, ele foi indicado para preparar a vinda da Nova Lei. Quando Jesus fala que não há quem seja maior que João, Jesus se refere ao Antigo Testamento. Referindo-se à dignidade e não a santidade de João. Quem pertence à Nova Lei tem a Graça de Deus, mesmo que seja o último em dignidade, supera o maior em dignidade da Lei Antiga. A Nova Lei de Jesus é tão superior à antiga que o menor de seus discípulos está em posição mais elevada que as pessoas mais dignas da Lei Antiga.
Nós por meio de Jesus nos tornamos filhos de Deus, herdeiros do céu. Temos a honra de sermos alimentados com a carne e o sangue do próprio Deus. O menor dos homens se torna grande quando vive na graça de Deus, pois é templo do Espírito Santo.
Quem é o Salvador? Quem é o meu Salvador? Cristo ou outro? Cristo ou outros interesses mesquinhos? Devo escolher. O natal é Cristo presente ou ausente?
João viveu uma vida de penitência, de dureza. Foi elogiado por Jesus, esteve na prisão e foi morto. Podemos ver que seguir a Cristo exige sacrifícios. É preciso deixar Deus viver em nós, nunca duvidar da sua graça, só assim seremos felizes.
Vamos procurar ser pequeno aos olhos dos homens para ser grande diante de Deus?

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes







Nenhum comentário:

Postar um comentário