.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Faça o bem!-Alexandre Soledade

17 de Janeiro- Terça - Evangelho - Mc 2,23-28


Bom dia!
Uma das maiores dificuldades em se trazer alguém de volta esta no fato dela não perdoar o seu próprio erro por ter tomado uma decisão contraria ao que sugeriam e “quebrado a cara”. É tão duro levantar a cabeça novamente carregando sobre os ombros os sinais do erro.
Antes, porém torna-se importante explicar novamente um mecanismo de defesa chamado RACIONALIZAÇÃO que à grosso modo, é tentar dar argumentos “corretos” para justificar o incorreto. Um exemplo: ao sermos questionados sobre ter avançado o sinal vermelho respondemos que o fizemos porque todo mundo faz; que vendo CD e DVD pirata porque não consigo emprego… Podem parecer corretos, mas não justificam.
A racionalização só tem um problema: DEUS CONHECE A VERDADEIRA RAZÃO DOS NOSSOS ATOS. Aquele que por ventura errou por infantilidade ou por imaturidade é bem diferente de nós quando o fazemos de total e plena consciência e Deus sabe bem a diferença. Uma boa parcela daqueles que habitam os presídios esta lá por um ato infantil, um relapso, um descuido (…). Muita gente, mesmo não estando presa, sofre calados pelos erros que cometeram e já não conseguem mais levantar a cabeça!
“(…) caso nossa consciência nos censure, pois Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas”. (I João 3, 20)
O erro não deve ser mais importante que o acerto que se consegue no final.
Lembro de um final de um capítulo da novela das oito, um rapaz dar um depoimento que muito me comoveu. Dizia ele que tinha de tudo, mas perdeu em virtude das drogas. Parecia impenetrável a qualquer conselho até que foi preso… Nenhuma recomendação dada por sua mãe o convenceu a mudar até que um dia ao ser visitado por ela no presídio. Lá, soube que ela precisou passar por uma revista íntima dos policiais para vê-lo. Tamanho constrangimento o fez prometer que nunca mais usaria drogas.
Pergunte a mãe desse rapaz se ela se importa com o tempo que foi perdido tendo hoje o filho de volta em seus braços?
Fariseus, descrentes, preconceituosos, críticos, céticos, invejosos, (…), sempre estarão preocupados com o milho colhido no sábado; fazem questão de não esquecer nossos erros; observam cuidadosamente o sucesso dos outros e esquecem de ver que viver a vida, é muito mais que isso.
Se um filho de Deus erra, peca, se perde ou se desvirtua a quem ele poderia mais magoar além dele mesmo e aos seus próximos? Por que um erro de outro chama tanta a nossa atenção ao ponto de vermos os nossos próprios?
“(…) Se alguém causou tristeza, não me contristou a mim, mas de certo modo – para não exagerar – a todos vós. Basta a esse homem o castigo que a maioria dentre vós lhe infligiu. Assim deveis agora perdoar-lhe e consolá-lo para que não sucumba por demasiada tristeza. Peço-vos que tenhais caridade para com ele, Quando vos escrevi, a minha intenção era submeter-vos à prova para ver se éreis totalmente obedientes”. (II Coríntios 2, 5-9)
Precisamos abrir mais nossos braços a quem deseja voltar. Não é por menos que o Senhor cita Davi no evangelho de hoje como exemplo, pois foi aquele que muito errou, no entanto foi também por Ele muito amado. Davi muito errou, mas seu saldo foi muito positivo.
Existem em nossas comunidades casais que já vivem outras uniões conjugais, que infelizmente não deram certo. A igreja abre as portas para todos, mas eles temem os nossos olhos; existem também pessoas que desconhecem as maravilhas da nossa igreja porque não encontraram ninguém que lhes apresentassem; existem jovens e adultos talentosos que poderiam fazer crescer nossas catequeses, pastorais e movimentos, mas não tem chances para isso.
Portanto, estenda a mão! Mude esse paradigma! Faça o bem!

Um Imenso abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário