.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

“FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER”!- Olívia Coutinho

 Dia 07 de Janeiro de 2017

 
Evangelho Jo 2,1-11
 
Quase sempre, não temos paciência de esperar pelo tempo de Deus! E na busca incessante  do imediato, acabamos nos  embriagando com um vinho ruim, que nos traz uma falsa alegria, com isso, vamos perdendo a oportunidade de beber, do vinho novo, o vinho  da alegria,  da aliança,  do amor e da união entre todos.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra o tão conhecido milagre das Bodas de Caná! Um milagre, que teve a significante participação de Maria. Tudo aconteceu numa festa de “casamento” em Caná da Galileia, festa em que Maria, Jesus e seus discípulos estavam presentes.
A narrativa nos mostra um exemplo claro de solicitude de Maria, ela se mostra sensível diante a dificuldade do outro! Com o seu olhar de mãe, Maria percebe de imediato a falta de vinho. Ao invés de levar o fato ao conhecimento do mestre - sala, ela vai direto à Jesus, pois ela sabia, que dele viria a solução!
Com esta atitude de Mãe amorosa, Maria evita que os donos da festa passassem por um vexame, já que naquela época, o vinho, que era considerado o símbolo da alegria, não podia faltar numa festa!
É interessante perceber, que ela não pede nada a Jesus, simplesmente lhe apresenta o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, ela entrega o problema a Jesus, confiante de que Ele iria agir em favor dos donos da festa.
A confiança que Maria tinha no seu Filho, era tão grande, que mesmo antes de um parecer Dele, ela dirige-se aos serventes e diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E o milagre acontece: Jesus transforma a água em vinho, em vinho bom!
O texto que nos é apresentado é rico em detalhes, sugestivo a  reflexão, porque envolve a missão de Jesus e a importante força intercessora de sua Mãe, que antecipa a sua hora: "Minha hora ainda não chegou."
Maria não é simplesmente uma figura histórica e sim, um exemplo de Mulher solidária, atuante, atenta as necessidades do povo! Como Mãe, ela cuida de nós, como nossa intercessora,  leva a seu Filho as nossas súplicas!
O homem foi criado para relacionar com Deus, e esta relação amorosa, começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre que abrigou Jesus. 
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela aprendemos a ser mais solidários, a ter um olhar de misericórdia, a dar passos ao encontro de Jesus no encontro com os pobres, os abandonados...
Sigamos o exemplo desta grande mulher, estando sempre atentos às necessidades dos nossos irmãos!
É de Jesus que vem este vinho bom, ou seja, Ele é o vinho bom, o vinho novo, quem o experimenta, não encontra sabor em outros vinhos! Maria, foi a primeira pessoa a beber deste vinho, bebamos como ela, deste vinho Novo que é Jesus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão

    ResponderExcluir
  2. Grata Sra Olívia, pela reflexão .
    Deus a abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir